Salada de maionese simples light

Na hora do almoço ou jantar, que tal fazer uma salada de maionese simples light? Além de ser um prato que agrada o paladar, a partir dos ingredientes escolhidos para compô-la, alguns benefícios para a saúde também podem estar presentes.

Ao contrário da maionese tradicional, que é conhecida como um alimento calórico, a maionese light propicia que pessoas que estão com intenção de emagrecer ou manter o peso, desfrute do alimento sem danos a dieta, justamente por ser pouco calórica.

É importante destacar que a maionese light pode ser à base de deliciosas saladas ou misturas que a deixarão ainda mais saborosa, como é o caso daquela feita com iogurte. Fique de olho no artigo e aprenda mais sobre esse ingrediente.

Como preparar uma salada de maionese

Na dúvida sobre o preparo de uma salada de maionese simples light? Pois fique atento a essa receita que o Remédio Caseiro reservou para você. Os ingredientes utilizados são simples e fáceis de encontrar na própria geladeira.

Salada de maionese simples light

Salada de maionese simples light

Para preparar a receita você vai precisar de 6 batatas grandes, 5 cenouras, 200 g de vagem, 1 cebola picada, 1 lata de milho, 1 lata de ervilha, salsinha, cebolinha e manjericão a gosto, suco de 2 limões, azeite a gosto e 1 vidro de maionese light.

Pegue a batata, cenoura e vagem lave bem, corte em cubinhos e coloque para cozinhar. Logo em seguida, pegue uma tigela grande e despeje todos os ingredientes e misture. Para temperar, coloque sal, pimenta e orégano a gosto.

O benefício dos ingredientes

Como já deu para perceber, muitos legumes são utilizados no preparo do prato, certo? Pois bem, daí já se pode agregar uma gama de benefícios para a saúde. Antes de detalhar cada um deles, preste atenção na lista dos ingredientes utilizados:

  • Batata
  • Cenoura
  • Vagem
  • Salsinha
  • Manjericão
  • Limão
  • Orégano

Depois disso, agora chegou a melhor parte, de conhecer as propriedades desses ingredientes. Vale lembrar que, não existe restrição quanto ao consumo dessa salada, a menos por orientação médica. Fora isso, até crianças podem ingeri-la.

Batata

A batata é um legume rico em potássio e que fornece ao corpo água e íons. Além do mais, ela contém vitaminas dos complexos A, B, C, P e K. No que diz respeito a saúde, ela diminui a pressão sanguínea e melhora o funcionamento do cérebro.

Além do mais, combate a inflamação, facilita a digestão dos alimentos, previne alguns tipos de câncer, fortalece os ossos, reduz a vontade de comer, diminui o açúcar do organismo e deixa a pele limpa.

Cenoura

Esse é um ingrediente que contém muita vitamina, entre elas a A, E, B1, B2, B6, C e K. Dessa forma, a cenoura pode auxiliar em manter a saúde dos olhos, na coagulação sanguínea e na prevenção de problemas como anemia.

Mas não é só isso. A cenoura também atua no metabolismo das gorduras, fomenta o bom funcionamento do intestino, retarda o envelhecimento natural das células, ajuda no combate ao câncer, faz bem ao coração e ao cérebro e ainda ajuda a emagrecer.

Vagem

A vagem é uma leguminosa rica em ácido fólico, e as vitaminas de complexo B e C. No organismo humano ela agrega função antioxidante, é benéfica para o sistema cardiovascular e melhora a estruturação óssea.

Por possuir propriedades anti-inflamatórias, a vagem atua na cicatrização de feridas, previne a anemia e controla as taxas de açúcar no sangue. Além isso, ela também ajuda no processo de emagrecimento.

Salsinha

A salsinha contém minerais tais como, cálcio, ferro, fósforo e enxofre. Já no que diz respeito aos benefícios à saúde, a salsa é indicada para ser usada por pacientes com anemia, fadiga ou cansaço físico.

Esse mesmo ingrediente possui propriedade diurética, por esse motivo, pode ser usado para purificar os rins, estimulando o bom funcionamento renal. Ela também trata a hipertensão e a osteoporose.

Manjericão

O manjericão oferece nutrientes essenciais que contribuem para o bom funcionamento do corpo. Só para se ter ideia, o ingrediente é rico em vitaminas A, C e K, manganês, cobre, cálcio e ferro. O ômega-3 também está presente no manjericão.

Dessa forma, ele pode ser usado no tratamento de resfriados, aliviar a tosse e melhorar o sistema imunológico como um todo. Ele melhora a visão, pele, saúde bucal, trata problemas do estômago e faz bem ao sistema respiratório.

Limão

O limão é uma fruta bastante conhecida pela quantidade de vitamina C que ela possui. O ingrediente possui ação antibactericida, ajuda na digestão, ajuda no combate ao estresse, ansiedade e a depressão.

Ele também combate os radicais livres, evitando, inclusive, alguns tipos de câncer, ajuda na prevenção de doenças cardíacas e controla os níveis de colesterol. Por fim, o limão ajuda a perder peso.

Orégano

O orégano é uma erva bastante utilizada na culinária. Além de empregar um sabor forte e marcante aos pratos, ele apresenta uma série de benefícios que podem ser revertidos para à saúde humana.

O primeiro deles é colaborar para a eliminação de peso, logo em seguida vem o auxílio a digestão, seguido do combate a organismos nocivos que causam infecções, como os vírus e bactérias. Ele também previne a gripe e alguns tipos de câncer.

Receita de maionese light simples

Depois de aprender a preparar a salada de maionese light, o que você acha de aprender agora todo o passo a passo da maionese light especial? Além de ser usada no prato em específico, você pode abusar da criatividade sem sair do regime.

Salada de maionese simples light

A salada de maionese light possui uma média de 71 calorias (Foto: depositphotos)

Apesar de ser facilmente encontrado em supermercados, a maionese light feita em casa fica livre dos conservantes, o que acaba sendo mais saudável. Preste atenção nos ingredientes e no modo de preparo.

Separe ½ xícara (de chá) de leite desnatado em pó, 2 colheres (de sopa) de vinagre, 1 pitada de mostarda em pó, 1 pitada de sal e ½ xícara (de chá) de azeite extra virgem. Bata tudo no liquidificador até que fique com consistência de maionese.

Maionese light com iogurte

Para quem gosta de variar na cozinha e experimentar outros ingredientes sem perder o foco da dieta, aí vai uma receita especial de maionese light com iogurte. Preste atenção no preparo!

Separe 2 gemas cozidas, 1 colher (de sobremesa) de suco de limão, 1 colher (de sobremesa) de vinagre de maçã, 1 colher (de sobremesa) de mostarda, 1 pote de iogurte natural desnatado, sal e pimenta do reino a gosto.

Junte as gemas, o suco de limão, o vinagre e a mostarda e bata no liquidificador. Adicione o iogurte, tempere com o sal e a pimenta a gosto e volte a bater. É bom deixar claro que a consistência dessa maionese é mais líquida do que a convencional.

Salada de maionese light calorias

Depois de aprender a receita, o natural é que a preocupação agora se volte para a quantidade de calorias, certo? Até porque, ninguém quer correr o risco de prejudicar a dieta pelo consumo excessivo.

A salada de maionese light possui uma média de 71 calorias. Porém, isso pode variar de acordo com os ingredientes que são acrescidos a receita.

Somado a dieta, outros pontos que são levados em consideração por quem opta por ingredientes light é a prevenção de doenças cardíacas e obesidade, principalmente por quem já tem pré-disposição.

Na dúvida, o mais indicado é procurar um nutricionista ou endocrinologista. Esses são os dois profissionais indicados para quem está preocupado com a alimentação e ainda quer perder peso.

Como fazer uma boa maionese de batata?

Um dos ingredientes que mais combinam com a maionese é a batata. Seja no almoço, jantar ou para acompanhar aquele delicioso churrasco, a maionese de batata é um prato quase que indispensável.

Para preparar o prato você vai precisar de 1 kg de batatas descascadas e cortadas em cubos, 5 ovos, 1 cebola roxa em cubos, salsinha picada a gosto e 1 e ½ xícaras de maionese light caseira (receita aqui mesmo no artigo).

O primeiro passo é acrescentar as batatas e os ovos em uma panela grande e cubra com água fria. Tempere com sal e leve ao fogo. Quando ferver, reduza a temperatura e deixe cozinhando por 10 minutos. Escorra o caldo e descasque os ovos.

Pegue uma vasilha maior e junte todos os ingredientes, incluindo a maionese. Leve à geladeira por, no mínimo, 3 horas antes de servir.

Juntando o sabor às propriedades da batata enaltecidas neste mesmo artigo, nem precisa frisar o quão benéfica para a saúde essa receita pode ter. Lembrando que o consumo deve ser feito sem excesso.

Mais receita de salada de maionese saudável

Depois de tudo que você aprendeu a respeito da salada de maionese nesse artigo, chegou a hora de um bônus. A partir de agora, você vai ter oportunidade de conhecer outras receitas que podem ser replicadas aí na sua cozinha.

Salada de maionese simples light

A batata é o ingrediente que mais combina com salada de maionese (Foto: depositphotos)

Vale lembrar que elas seguem a mesma linha de facilidade e com a utilização da maionese light que você aprendeu a fazer aqui mesmo nesse artigo. Preste atenção nos ingredientes e mão na massa!

Salada de maionese tradicional

Para preparar a receita você vai precisar de 3 batatas pequenas cortadas em cubo, 3 colheres (de sopa) maionese caseira light, 1 lata de seleta de legumes. Coloque a batata para cozinhar. Quando ela ficar bem molinha, desligue o fogo e escorra.

Feito isso, amasse com um garfo, adicione a maionese e os demais ingredientes. Misture bem e leve para geladeira para esfriar.

Salada de maionese com mostarda

No preparo dessa receita você vai precisar de 1 batata média, 1 lata de seleta de legumes, ½ xícara (de chá) de milho, 1 xícara (de chá) de maionese light, salsinha a gosto, ½ colher (de sopa) de mostarda, sal e pimenta a gosto.

Cozinhe a batata até que fique macia, escorra e amasse com um garfo. Junte os demais ingredientes e mexa bem.

Salada de maionese colorida

Separe 2 cenouras, 3 batatas grandes, 8 astes de vagem, 100g de palmito em conserva, ½ lata de milho, ¼ lata de ervilha, ¼ de xícara (de chá) de uva passas hidratadas na água por pelo menos 1 hora, ¼ de xícara (de chá) de azeitona sem caroço, 100g de frango assado, ½ cebola, 1 colher (de sopa) de maionese light, ½ xícara (de chá) de creme de leite light, 1 colher (de sobremesa) de mostarda e sal, pimenta e cheiro verde a gosto.

Coloque em uma panela grande água e sal e as batatas com a casca, leve ao fogo até que as batatas estejam macias. Descasque as batatas e amasse ainda quente até virar um purê. Adicione a mostarda, a maionese, o creme de leite, sal e pimenta e mexa.

Refogue a cebola e o frango desfiado. Adicione os outros ingredientes ao purê de batatas, cenoura, vagem, ervilha, milho, azeitonas, passas, o frango e o palmito já cortado em rodelas. Tempere com cheiro verde e sirva gelado.

Salada de maionese com batata doce

Nessa receita você vai usar: 1 batata doce grande, 2 batatas baroa ou mandioquinha, 1 batata inglesa pequena, 150g de tofu drenado, 2 colheres (de sopa) de azeite de oliva extra virgem, ½ colher (de sopa) de mostarda, suco de ½ limão, ¼ de dente de alho, sal e cebolinha a gosto.

Descasque e fatie as batatas. Cozinhe em água fervente com uma pitada de sal. Escorra e deixe esfriar. Pique as batatas doce e salsa em cubos e reserve a inglesa. Bata o tofu, azeite, dijon, alho, limão, sal e a batata inglesa no liquidificador. Misture o creme com as batatas cortadas em cubos e sirva gelado, com cebolinha salpicada.

Prato cheio de benefícios para a saúde

Chegando ao fim desse artigo, você pode perceber que a partir de dicas simples é possível comer bem e ainda desfrutar de todos os benefícios que os ingredientes naturais podem oferecer para a saúde.

Isso também vale para certas receitas, como a maionese light, que pode ser preparada em casa. Além de preservar o foco na dieta, o prato possui baixa caloria e ainda ajuda a evitar certas doenças. Na dúvida, não deixe de consultar um médico.

COMENTÁRIOS
Carregando...