TPM do tipo A, C, D, H ou O: Descubra o seu TIPO!

TPM do tipo A, C, D, H ou O: entenda quais são as diferenças e descubra o seu!

A maior parte das mulheres já sentiu, pelo menos uma vez, algum dos sintomas da tensão pré-menstrual (TPM). Os mais comuns são cólica, dor de cabeça e irritabilidade, mas, na verdade, existem vários outros (mais de 200, estima-se), e eles muitas vezes nem são relacionadas à aproximação da menstruação.

Tipos de TPM são 5

Como os sintomas são muito variáveis, a TPM foi classificada em tipos, sendo cada um deles diferenciado por sintomas característicos.

TPM do tipo A, C, D, H ou O: Descubra o seu TIPO!

TPM tipo A: tem a ansiedade como o seu principal sintoma.

TPM tipo C: provoca aumento na compulsão por doces, alimentos calóricos e gordurosos.

TPM tipo D: deixa a mulher depressiva.

TPM tipo H: provoca retenção de líquido e inchaço.

TPM tipo O: reúne todos os outros sintomas pré-menstruais e manifestações atípicas, como cólicas e enjoos.

De acordo com o ginecologista da empresa de pesquisa e biotecnologia Criogênesis Renato de Oliveira, a maioria das mulheres sente sintomas de mais de um tipo de TPM.

O que fazer para aliviar?

Anticoncepcional

Oliveira afirma que os anticoncepcionais costumam ser usados no tratamento mais severos. “Como os sintomas surgem devido a variações hormonais, os anticoncepcionais podem ser usados em todos os casos, desde que sejam indicados por um médico”, comenta.

A indicação médica é necessária porque trata-se de um medicamento que pode apresentar riscos e efeitos colaterais. Além disso, existem os mais indicados para cada um dos problemas relatados ao profissional.

Outro ponto importante é que, às vezes, um desconforto que é visto como característico da TPM nem sempre está relacionado a ela. Por exemplo, a diarreia antes da menstruação pode ser um indicativo de endometriose.

Em casos graves de TPM tipo D, até a prescrição de antidepressivos pode ser necessária.

Atividade física

TPM do tipo A, C, D, H ou O: Descubra o seu TIPO!

 

O ginecologista ainda ressalta que é muito importante praticar atividade física regularmente, já que isso também ajuda a amenizar a TPM, independente do tipo.

“Os exercícios diminuem a retenção de líquido, aumentam a serotonina, deixam o corpo mais relaxado, diminuem a ansiedade, a depressão, etc.”, lista.

Alimentação leve

TPM do tipo A, C, D, H ou O: Descubra o seu TIPO!

 

Na hora das refeições, é importante buscar alimentos mais leves e que tenham substâncias antioxidantes, como legumes e frutas, porque ajudam a diminuir o estresse oxidativo e fazem com que o organismo funcione melhor.

Apesar de, segundo o ginecologista, ainda não existirem estudos consistentes que indicam quais são os melhores alimentos para cada tipo de TPM, vale observar e evitar aqueles que você nota que pioram seu quadro.

Por exemplo, se o seu problema é o inchaço, o ideal é diminuir a ingestão de sal e evitar alimentos industrializados ou muito condimentados.

TPM começa quantos dias antes da menstruação?

Assim como os sintomas, o período em que a TPM afeta a mulher também varia caso a caso.

De acordo o ginecologista, algumas já começam a sentir os desconfortos dez dias antes da menstruação,enquanto outras só manifestam os sinais faltando apenas um ou dois dias. Tem ainda quem continue sentindo os efeitos das alterações hormonais durante o período e até um pouco depois.

Via: VIX

você pode gostar também
Comentários
Loading...