Prepare o seu corpo para ter uma gravidez saudável. Saiba como

O planejamento na HORA DE ENGRAVIDAR não envolve apenas a MONTAGEM DO QUARTO DO BEBÊ e a compra das roupinhas, dentre outras tarefas. Ele inclui também a preparação da mulher para receber o mais novo integrante da família. “É uma fase de transformação do corpo muito intensa”, diz o Dr. Elvio Floresti Junior, ginecologista e obstetra, especializado em GESTAÇÃO DE ALTO RISCO.

De acordo com ele, alguns cuidados são essenciais antes dos nove meses, principalmente se houver alguma doença ou condição preexistente. “Tudo pode se agravar mais; é importante examinar, avaliar para também afastar as patologias (até mesmo alguns TIPOS DE CÂNCER, COMO O DE MAMA E DE COLO DE ÚTERO)”.

CHECK UP COMPLETO

O passo número um, então, é CONSULTAR O GINECOLOGISTA – se possível, em torno de três meses de antecedência ao início das tentativas, para realização de um check up. A bateria de exames inclui hemograma, glicemia, HIV, SÍFILIS (que, recentemente, aumentou no país), toxoplasmose, rubéola, hepatite e citomegalovírus. “A TOXIPLASMOSE É CAUSADA POR UM PROTOZOÁRIO – do qual o gato é hospedeiro – e na gestação é muito grave. A mulher nem percebe, mas o bebê sim, porque PROVOCA MALFORMAÇÃO”, alerta. Além do mais, a enfermidade pode ser TRANSMITIDA VIA CARNE CRUA, de animais de fazenda (por exemplo, boi, galinha, carneiro), que são vetores intermediários também.

Prepare o seu corpo para ter uma gravidez saudável. Saiba como

BATERIA DE EXAMES É NECESSÁRIA PARA PREVENIR QUALQUER DOENÇA OU TRATAR AS JÁ EXISTENTES FOTO: THINKSTOCK

Em tempos de ZIKA VÍRUS, a checagem do contágio virou rotina nos consultórios. Ainda que não exista cura ou vacina, é necessário usar mangas compridas, aplicar repelente e EVITAR VIAJAR PARA LUGARES COM GRANDE EXPOSIÇÃO AO MOSQUITO TRANSMISSOR, ele comenta.

CARTEIRINHA DE VACINAÇÃO EM DIA

Por falar em vacinas, se a carteirinha não estiver em dia, é prudente se precaver com igual anterioridade. “Há dois tipos delas: as que são de fragmentos de vírus ou com vírus mortos, e as com vírus vivos ou atenuados”. Segundo o doutor, as que pretendem conceber uma criança podem se submeter às primeiras. “Preconizamos a de HEPATITE (COM TRÊS DOSES) E A DE TÉTANO”. A anual da gripe, ele aponta, também é indicada.

SUPLEMENTAÇÃO ADEQUADA

Logo em seguida aos testes, é pode-se iniciar o consumo de ÁCIDO FÓLICO. “É sabido que ele diminui a incidência de problemas no sistema nervoso central, no tubo neural (do embrião). Além disso, ajuda na PREVENÇÃO DA ANEMIA. Sempre o suplementamos (três meses antes), permanecendo até o terceiro mês da gestação”, o especialista pontua.

Prepare o seu corpo para ter uma gravidez saudável. Saiba como

ACOMPANHAMENTO DA ALIMENTAÇÃO É ESSENCIAL MESMO ANTES DE ENGRAVIDAR, PARA EVITAR O GANHO PESO EXAGERADO FOTO: THINKSTOCK

Outras vitaminas são prescritas caso seja detectada alguma carência prévia da mulher. “Muitas confundem e, nos estágios iniciais, em que ficam muito indispostas, com moleza, acham que estão com falta de vitaminas. Não é nada disso, é por causa da ALTERAÇÃO HORMONAL”, o Dr. Floresti Jr. avisa. “Nós sempre fazemos uma avaliação”. Qualquer tipo associação nesse sentido é mais comum após completas as 12 semanas, quando JÁ HOUVE A FORMAÇÃO ESPERADA DO FETO.

HORA DE PARAR

Se a futura gestante possui qualquer tipo de vício, é bom acabar com ele. “No tabagismo, a NICOTINA É UMA VASOCONSTRITORA MUITO POTENTE – ou seja, passa menos sangue, menos oxigênio pelos vasos, o que afeta a criança. As tabagistas costumam ter bebês menores e TENDÊNCIA AO PARTO PREMATURO. Assim como o álcool, que pode gerar malformação e síndrome alcoólica no filho”.

LEMBRA DAQUELA DOR DE DENTE?

O aspecto odontológico se correlaciona com esse momento de gravidez também. “OABSCESSO DENTÁRIO (infecção) pode favorecer a ENDOCARDITE (infecção no coração). Tem que ser tratado para prevenir qualquer complicação”. Demais processos simples e não urgentes podem ser vistos depois que o bebê nascer – já que a sensibilidade se torna muito maior e, com a vasodilatação generalizada, ocorre maior sangramento da gengiva.

Prepare o seu corpo para ter uma gravidez saudável. Saiba como

PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS TAMBÉM É FUNDAMENTAL, PRINCIPALMENTE PARA QUEM ERA SEDENTÁRIA E PLANEJA ENGRAVIDAR (OU JÁ SE VÊ NESSA CONDIÇÃO) FOTO: THINKSTOCK

SAÚDE SEMPRE

No que diz respeito à alimentação e aos exercícios físicos, é indispensável a introdução de uma dieta com o acompanhamento de um nutricionista, de preferência. “Que não é ficar sem comer! É comer certo”, ele reforça. “O CONTROLE ALIMENTAR é um dos pilares para a gestação. O apropriado é INGERIR OPÇÕES MENOS CALÓRICAS E MAIS VEZES; principalmente legumes, verduras e frutas”. O especialista coloca que o aumento exagerado de peso pode expor a maiores dificuldades lá na frente, ligadas à pressão arterial, descolamento da placenta etc.; fora consequências no desenvolvimento da criança. Quem é SEDENTÁRIA terá que introduzir algumas práticas leves diárias, como caminhada, hidroginástica, pilates, alongamento. Nada que exija muito esforço: “o importante é que se mantenha o corpo em movimento”, conclui.

NA INTIMIDADE

A prática da GINÁSTICA ÍNTIMA, como o DaquiDali já mostrou, vem sendo cada vez mais comum e adotada por diversas famosas. Ela contribui para a circulação sanguínea, além de desenvolver uma PERCEPÇÃO DA PRÓPRIA VAGINA; ou seja, de aprendizado do correto emprego do estímulo físico, que beneficiará e FACILITARÁ O PARTO lá na frente. Pode ser iniciada logo a partir da 12ª semana de espera e mantida até o fim. As contraindicações estão relacionadas ao descolamento da placenta e cicatriz de cesárea prévia muito fina. Veja mais informações aqui, aqui e aqui.

COMENTÁRIOS
Carregando...