4 sinais de que você está em um relacionamento desequilibrado e egoísta

Quando um relacionamento torna-se desequilibrado, com apenas uma pessoa assumindo o controle de todos os aspectos emocionais e mentais, é hora de algo mudar.

Não há nada que possa prejudicar um relacionamento como o comportamento egoísta. Todos nós podemos ser egoístas em algum momento em nossas vidas, geralmente, quando desejamos algo, de vez em quando.

Por outro lado, se isso ocorre continuamente, provavelmente é hora de tomar uma decisão.

Para assegurar a harmonia em nossas relações de amor, precisa haver uma quantidade igual de esforço de ambos os lados.

Eventualmente, podemos nos perguntar: “É o amor-próprio e a segurança que controlam este relacionamento ou apenas o egoísmo puro?”

Aqui estão 4 sinais de que você pode estar em um relacionamento egoísta:

4 sinais de que você está em um relacionamento desequilibrado e egoísta

1.Seu parceiro é constantemente irritante e desacredita em você

Há uma clara diferença entre alguém que o empurra para a frente para alcançar seus objetivos e alguém que deprecia seus sonhos, fazendo você se sentir inútil. As pessoas egoístas raramente consideram as necessidades dos outros, porque estão muito ocupadas considerando as suas próprias. Se você achar que o quanto você se doa em um relacionamento é desproporcional à quantidade que recebe, isso indica uma relação desequilibrada e egoísta.

“Quando nos concentramos em nós mesmos, o nosso mundo se contrai, à medida que nossos problemas e preocupações aumentam. Mas quando nos concentramos nos outros, nosso mundo se expande. Nossos próprios problemas derivam para a periferia da mente e parecem menores; e assim aumentamos nossa capacidade de conexão – ou ação compassiva “, escreve o psicólogo Daniel Goleman.

É claro que um relacionamento unilateral não pode prosperar.


2.Seu parceiro coloca suas próprias necessidades muito acima das de qualquer outra pessoa

As pessoas egoístas não levam em consideração as necessidades dos outros, nem mesmo as dos seus entes queridos. Elas sempre conseguiram o que queriam, e esperam ser as primeiras na fila quando se trata de praticamente qualquer coisa.

No entanto, há uma diferença entre ter amor-próprio e ser egoísta. Amor-próprio é saber que você merece respeito e igualdade de tratamento no relacionamento. Se você não se levantar e defender o que quer ou em que acredita, então, o seu parceiro não vai sentir a necessidade de fazê-lo também. Comportamento egoísta sempre presente pode ser emocionalmente desgastante e absolutamente tóxico. Com o tempo, o respeito desaparece do relacionamento.


3.Competição e insegurança são bastante comuns no seu comportamento

É saudável ter um pouco de competição em qualquer relacionamento – mas de uma forma saudável. Se você encontrar seu parceiro continuamente tendo que ser melhor, mais inteligente, mais forte ou mais rápido do que você, ele tem problemas de insegurança. Geralmente, isso decorre do ciúme.

Do que ele poderia ter ciúmes? De literalmente qualquer coisa. Talvez seja a maneira com que você adormece tão rapidamente ou como você não se incomoda por certas coisas. De qualquer maneira, se você tem um parceiro que te inveja e não abandona suas inseguranças, tente tranquilizá-lo e consolar suas preocupações. Mas se for tóxico demais, considere partir.


4.Você nunca ouve uma desculpa do seu parceiro

Se a pessoa que você ama não tem a capacidade de pedir desculpas quando faz / diz algo ofensivo ou doloroso, ela pode sofrer de um transtorno de personalidade narcisista. Valores morais que parecem normais para você, não existem no reino do narcisista, porque ele não sente remorso ou ressentimento. Os narcisistas acreditam que o mundo gira ao seu redor e que ninguém é importante o suficiente para fazê-lo reconhecer seus erros.

Se você reconhecer estes 4 sinais de um relacionamento desequilibrado e egoísta em sua vida, é hora de dar um passo para trás e reavaliar algumas coisas.

Essa pessoa faz você amar ou odiar a si mesmo? Você sente dor de cabeça ou outra dor quando está com ela? Há 7 bilhões de pessoas neste planeta… certamente, há alguém que irá respeitá-lo e amá-lo da maneira que você merece.

Nunca se acostume a algo que te faz mal!

COMENTÁRIOS
Carregando...

Send this to a friend