-
I
Saúde

Perigos escondidos na carne de porco que não deve ser ignorado

Com a inflação e a alta no preço da carne bovina a carne suína passa a ser consumida com maior frequência porém alguns cuidados devem ser tomados já que a carne pode esconder alguns perigos.

Se ela estiver crua ou mal cozida pode acarretar uma série de problemas, incluindo doenças graves que podem gerar irreversíveis para a saúde.

Quando a criação suína é mal cuidada e sem os devidos processos de higiene as chances de estarem contaminadas com bactérias bastante perigosas, dentre elas estavam: Salmonela, Listeria monocytogenes, Yersinia enteroclitica e Staphylococcus aureus.

Veja alguns dos perigos escondidos na carne de porco:

Neurocisticercose

A doença gera uma infecção no cérebro, que afeta o sistema nervoso central. Ela é popularmente conhecida como “bicho do porco”, porque uma das grandes causas do desenvolvimento desse distúrbio é o consumo de carne suína mal preparada.

A neurocisticercose é causada graças às larvas da Taenia, que também podem gerar a Teníase (mais conhecida como Solitária). Elas entram no organismo por meio do consumo de carne suína mal cozida.

Quando entra no corpo esses ovos viram larvas. Depois, começam a se deslocar por meio da corrente sanguínea, podendo contaminar qualquer órgão.

Quando essas larvas chegam ao cérebro, podem gerar várias consequências e até mesmo levar a óbito.

Veja as consequências mais comuns:

  • convulsões;
  • dores de cabeça;
  • cefaleias;
  • dificuldades em andar;
  • distúrbios psiquiátricos;
  • cegueira.

Hepatite E

É um grande perigo para quem costuma comer carne de porco mal cozida. Esta é uma doença infecciosa viral transmitida através do vírus VHE.

Por ter pouquíssimos sintomas, que, além de tudo, são quase imperceptíveis, pode demorar a ser diagnosticada.

Na maioria dos casos de Hepatite E, os pacientes não precisam de tratamento porque o próprio corpo humano produz anticorpos.

Tudo que é necessário é uma reeducação alimentar baseada no consumo de pouca gordura, bem como muito repouso.

Triquinelose

É uma doença causada pelo verme Triquinella Spiralis, que pode ser encontrado em carnes mal cozidas.

Ela não é uma inflamação do intestino comum e basicamente, o que ocorre é que o parasita pode circular pelo organismo causando grandes problemas.

Os sintomas mais comuns da doença são: febre, diarreia, dor muscular, cólicas abdominais, sensibilidade muscular, fraqueza, dores de cabeça, inchaço da faze entre outros.

Eles podem ficar mais graves dependendo do estágio de desenvolvimento do verme.

O tratamento pode variar conforme o quadro do paciente. Basicamente, ele é feito a base de medicamentos. Principalmente o mebendazol e o tiabendazol, que são ingeridos oralmente.

No entanto, o paciente pode precisar de analgésicos e corticosteroides para diminuir as inflamações.

É importante notar que quando a criação é bem cuidada e a carne é bem preparada os riscos de se ter algum desses problema é bastante baixa.

Botão Voltar ao topo
Share via

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios
Send this to a friend