Saúde

O Que é a Difteria?

Existem diferentes doenças que podem afetar o nosso sistema respiratório, algumas mais comuns e outras mais raras, assim como algumas mais leves e outras mais graves.

Hoje vamos te contar um pouco mais sofre a difteria, o que é, seus sintomas e complicações, já que embora não seja uma doença tão comum quando não tratada pode ser bastante prejudicial para a saúde.

A partir do nosso site de Saúde continuamos repassando os principais elementos que afetam o seu estado de saúde.

Deste modo, nesta ocasião nos concentramos em uma doença infecciosa que já se combate com vacinas para tentar eliminar as bactérias que afetam nosso organismo.

O que é a difteria?

O Que é a Difteria 1a

Poderíamos dizer que a difteria é uma infecção aguda contagiosa. Além disso, para aqueles que desejam ter mais detalhes técnicos sobre essa infecção, podemos dizer que a difteria é causada por Corynebacterium diphteriae, um germe que é responsável por atacar o sistema respiratório, deixando-o “tremendo”.

Além de atacar o sistema respiratório, também pode afetar qualquer mucosa ou ferida cutânea.

Quanto aos sintomas mais característicos da difteria, podemos encontrar a inflamação de garganta, como o aspecto mais visível. Além disso, a febre e o mal estar geral são dois elementos, que também se produzem quando a difteria ataca o organismo.

Quando se produz a difteria se forma uma membrana acinzentada nas amígdalas e na faringe, o que pode ocasionar certo grau de rouquidão, assim como dificuldade para engolir e para respirar.

Estes são os sintomas mais gerais desta doença infecciosa, embora também possa ocorrer uma série de complicações, que passam por miocardite (inflamação do tecido muscular do coração, que produz arritmias, hipotensão, congestão hepática ou vômitos). Outra complicação grave da difteria pode ser neurite tóxica.

No entanto, em termos gerais, para combater a difteria é essencial repouso absoluto (na cama) durante cerca de três semanas. Tampouco se deve forçar a garganta e você tem que seguir uma dieta líquida ou mole e fazer gargarejos.

Na verdade, trata-se de uma infecção rara, embora problemática, porque, como vimos no início, às vacinas contra a difteria estão implantadas.

CONTINUE LENDO...
COMENTÁRIOS:
Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios

Send this to a friend