Como Fazer Pão de Queijo

Apesar de ser chamado de pão, sua consistência é de uma espécie de biscoito. Sua característica básica é o uso de polvilho e queijo. Sua receita é simples, com poucas variações a partir do tipo de queijo, e o sabor é inigualável.

Ingredientes

A receita básica de pão de queijo precisa de:

  • 500 g de polvilho azedo;
  • 1 copo tamanho americano de água;
  • 1 como americano de leite;
  • ½ de xícara de óleo;
  • 2 ovos;
  • 100 g de queijo parmesão ralado;
  • sal a gosto.
Modo de Preparo

Como Fazer Pão de Queijo

A água deve ser fervida e, em seguida, deve-se acrescentar os ingredientes líquidos como o leite e o óleo, além do sal. Após mexer bem adicione o polvilho azedo, misturando com os líquidos até criar uma massa. Desligue o fogo, coloque-a numa tábua ou mesa para sovar bem a massa até ficar morna.

Em seguida, com as mãos na massa e já depois da sovada, misture o queijo parmesão e os ovos. Quando bem misturado, unte as mãos para começar a enrolar pequenas ou médias bolas de massa, dispondo-as numa assadeira untada com óleo. É importante deixar um espaço entre cada bolinha, para evitar que grudem na hora de assar.

O forno já deve estar preaquecido e o pão de queijo ficará pronto, em média, após 40 minutos.

Dicas para o Pão de Queijo

A receita básica indica o uso de óleo vegetal, mas a tradicional típica mineira usa banha de porco, que proporciona uma elasticidade maior à massa. Já o ovo é quem dá a cor mais amarelada da massa e um sabor mais consistente.

O queijo mais comum é o parmesão ralado, mas também são utilizados o queijo minas e o mussarela ou um mix de queijos com sabores que combinam entre si. Outras versões veganas propõem queijo de batata, abóbora e baroa na massa.

você pode gostar também
Comentários
Loading...