Take a fresh look at your lifestyle.

Como converter minutos em horas

O tempo é algo fundamental nas nossas vidas, tanto que às vezes parece que nos faltam horas no dia para poder realizar todas as atividades que devemos ou desejamos realizar. Se você como muitas outras pessoas deseja aprender a administrar seu tempo, então certamente fez em algum momento a seguinte pergunta: Quantas horas são x quantidade de minutos? Se para você é complicado realizar esta conversão, então em umComo vamos explicar de forma simples como converter minutos em horas.

Existem várias formas de realizar esta simples conversão e uma regra geral para realizar este cálculo de tempo é dividir o número de minutos por 60, com isto obterá o mesmo tempo, mas expressado em horas; isto porque como deve saber, cada hora conta com exatamente 60 minutos. Mas há mais métodos para o conseguir e em seguida explicamos.

Como converter minutos em horas

1

Pode recorrer ao sempre fiel método da regra de três simples. Segundo esta regra, devemos estabelecer uma relação proporcional entre dois elementos “A” e “B”, por outro lado temos outro valor que chamaremos “Z” e outra incógnita que chamaremos “X”.

Ficaria então: A está para B como Z está para X, nesta proposta, X é o valor que não conhecemos, por isso de forma mais gráfica podemos expressar desta maneira:

A para B

Z para X

2

Para obter o valor de “X”, devemos realizar uma operação cruzada, isto é, multiplicar Z por B e o resultado dessa operação dividir por A, ficando desta forma:

(Z x B)/A = X

Vendo em um exemplo, se dizemos que 60 minutos (A) são 1 hora (B), então 180 minutos, quanta X quantidade de horas serão?

Neste caso, a operação seria:

60 minutos para 1 hora

180 minutos para X horas

O que ficaria:

(180 x 1)/60 = 3 horas

X = corresponde a 3 horas

Este método é o mais simples de realizar e pode fazer partindo de qualquer afirmação proporcional de tempo A e B, obtendo sempre o valor real em horas da incógnita X.

3

Às vezes pode precisar realizar uma conversão que conta com minutos e segundos. O que deve fazer para resolver isto é tomar a quantidade de segundos e dividir por 60, (1 minuto se compõe de 60 segundos), desta forma obterá os segundos expressados em minutos. Depois, a este resultado deve somar o número original de minutos que tinha e pronto, só deve aplicar a fórmula explicada anteriormente sobre esta quantidade e poderá ter os minutos convertidos em horas.

Super simples! Mas este não é o único procedimento de conversão que ensinamos em umComo, convidamos você a consultar alguns artigos que também poderão ser do seu interesse:

4

Se deseja ler mais artigo parecidos a Como converter minutos em horas, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Conselhos

  • Não tem nenhuma ferramenta à mão para realizar esta operação? Não se preocupe, existem muitas ferramentas online de calculadoras que permitirão realizar a operação de forma fácil e rápida.
  • Não tem acesso à internet? Não tem problema, ter acesso a um computador é suficiente, o que deve fazer é procurar o aplicativo da calculadora, instalada automaticamente em qualquer sistema operacional e pronto, já pode realizar sua conversão.
  • Seu computador não conta com o aplicativo de calculadora ou não pode encontrá-la? Também não tem problema, pode abrir o aplicativo MS Excel ou planilha de cálculo, a qual deveria vir entre os programas padrão dentro de seu computador, neste aplicativo pode realizar a conversão como se fosse uma calculadora.
  • Se não tem acesso a nenhum computador, também não deveria ser um inconveniente, se conta com um celular, já tem o que precisa para realizar a operação de conversão; os celulares atuais (e os não tão atuais também) contam com uma calculadora integrada a qual servirá muito bem para realizar qualquer operação que precise.

Gostou? COMPARTILHE!!

COMENTÁRIOS
Carregando...

Send this to a friend