Comportamento

Chorar afeta o seu corpo e mente destas 14 formas

Choramos quando estamos felizes, tristes, com raiva, frustrados e comovidos… mas por quê? Pedimos aos principais especialistas em choro do mundo que avaliassem algumas teorias

O que acontece antes, durante e depois de chorar?

Chorar afeta o seu corpo e mente destas 14 formas

Filmes tocantes, eventos estressantes em casa ou no trabalho e até mesmo boas notícias como um casamento ou um bebê podem causar problemas de abastecimento de água.

Às vezes, você só precisa deixar as lágrimas rolarem. Mas você pode não saber que o choro pode ter um grande efeito em seu corpo e mente – veja como.

Choro alivia o estresse

Os humanos são a única espécie a chorar de emoções, mas os cientistas ainda não sabem exatamente como o ato físico de chorar está conectado aos nossos sentimentos.

Por que choramos quando estamos tristes (e às vezes felizes)? Um dos benefícios de chorar pode ser que ajuda a aliviar a tensão física de se sentir chateado.

“Parece que o choro começa logo após o pico da excitação fisiológica, à medida que a atividade simpática começa a diminuir e a atividade parassimpática aumenta, ajudando a trazer o corpo de volta à homeostase”, diz Lauren Bylsma, PhD, professora assistente de psiquiatria na Universidade de Pittsburgh Escola de Medicina.

Em outras palavras, o choro ocorre quando nosso corpo retorna de um estado de excitação, “lutar ou fugir” para um estado de calma, “descansar e digerir”.

Choro aumenta o humor

Embora você possa pensar que chorar faria você se sentir melhor se isso significasse que seu estresse fosse aliviado – e às vezes acontece.

“Em pesquisas, cerca de dois terços das pessoas geralmente relatam que se sentem melhor depois de chorar”, diz Jonathan Rottenberg, PhD, professor de psicologia da Universidade do Sul da Flórida.

“No entanto, é provável que as pessoas estejam relatando exageradamente ou se lembrando erroneamente desses benefícios do choro, porque quando provocamos o choro em um ambiente controlado de laboratório, não é tão claro que chorar faz as pessoas se sentirem melhor.

Então, sim, chorar ajuda nosso humor – apenas menos do que geralmente acreditamos. ”

E como os outros reagem ao nosso choro é um dos fatores mais importantes para determinar como nos sentimos depois, de acordo com o especialista em choro de renome mundial Ad Vingerhoets , PhD, autor de Why Only Humans Weep e professor de ciências sociais e comportamentais na Universidade de Tilburg em Os Países Baixos.

“Se eles reagirem com compreensão e socorro, é muito mais provável que você se sinta melhor do que se eles o ridicularizassem e você se sentisse envergonhado”, diz o Dr. Vingerhoets.

“Em muitos casos, o melhor humor depois de ter chorado é consequência de receber apoio emocional e conforto.”

Chorar às vezes faz você se sentir pior

Chorar no lugar errado na hora errada, ou perto de pessoas que reagem negativamente ao seu choro pode definitivamente fazer você se sentir pior.

“Chorar em casa ou com amigos que o apóiam é saudável, mas chorar no trabalho pode ser visto como impróprio”, diz a psiquiatra Judith Orloff, médica, autora de The Empath’s Survival Guide: Life Strategies for Sensitive People.

Além disso, embora o choro possa nos fazer sentir melhor a longo prazo, estudos mostram que os efeitos imediatos do choro podem piorar nosso humor.

“Em um estudo de laboratório com pessoas assistindo a um filme triste, leva algum tempo antes que as pessoas se sintam melhor depois de terem chorado”, diz o Dr. Vingerhoets.

“Imediatamente após um filme triste, os participantes relataram um humor pior, mas 20 minutos e, em particular, 90 minutos depois, relataram um humor melhor do que antes do filme.”

Portanto, pode demorar um pouco para que os efeitos de melhoria do humor do choro surjam.

Chorar melhora a comunicação

Não é de surpreender que o choro em humanos tenha surgido inicialmente como uma forma de o bebê chamar a atenção da mãe.

“Bebês humanos são as criaturas mais indefesas – eles não podem se agarrar a pelos como outros primatas ou seguir sua mãe como patos”, diz o Dr. Vingerhoets.

As lágrimas de bebês e crianças adicionam um componente visual a esse grito por ajuda e têm como alvo um cuidador específico que pode vê-los.

Como adultos, as pessoas adaptaram essa função biológica a uma emocional. “As lágrimas de adultos, como o choro vocal, transmitem principalmente a mensagem: ‘Preciso de você, me ajude!’”, Diz Vingerhoets.

“É, em particular, uma reação a um estado de impotência, que é o oposto de lutar ou fugir.”

Chorando forja laços

Quando nos comunicamos com outras pessoas por meio das lágrimas, estamos revelando nossa própria vulnerabilidade.

“Com pessoas que dão apoio, pode criar um sentimento maior de vínculo e conexão”, diz o Dr. Orloff.

“Você confia na pessoa o suficiente para chorar perto dela.” Chorar é, portanto, um sinal de que nos sentimos próximos de alguém, e isso pode promover uma resposta empática e uma conexão emocional.

O Dr. Vingerhoets diz que, como não gostamos de mostrar nossa fraqueza a estranhos, tentamos não chorar na frente deles e, em vez disso, guardamos nossas lágrimas para aqueles de quem somos mais próximos.

Chorar nos ajuda a conseguir o que queremos

Qualquer pessoa que já chorou depois de ser parada por excesso de velocidade sabe que as lágrimas podem ser uma forma de provocar uma reação específica que funciona a nosso favor.

Mesmo que não tenhamos a intenção de manipular conscientemente, nosso choro pode ter como resultado a neutralização da raiva e fazer os outros se sentirem culpados ou mais inclinados a obedecer à nossa vontade.

“Chorar pode ajudar a obter benefícios sociais”, diz o Dr. Bylsma. “Parece ter uma função social importante para reduzir a agressão de outras pessoas em situações de conflito.”

Chorar é um lançamento privado

Se chorar é uma ferramenta de comunicação tão importante, por que choramos quando estamos sozinhos? Uma pesquisa da companhia aérea Virgin Atlantic, que agora dá “advertências emocionais” antes de filmes tristes, mostrou que 41% dos homens escondiam lágrimas em seus cobertores durante os voos (as mulheres eram mais propensas a fingir que tinham algo no olho).

Isso pode remontar à ideia de o corpo retornar a um estado de repouso por meio do choro – depois de um dia agitado ou estressante, você finalmente está sozinho com seus pensamentos.

O Dr. Rottenberg também diz que chorar sozinho ainda pode ser uma forma de alcançar o universo.

“Muitas vezes, quando as pessoas choram em particular, na verdade, ainda estão pedindo ajuda, como pedir ajuda a Deus”, diz ele.

Chorar pode eliminar toxinas

O bioquímico William Frey realizou algumas pesquisas inovadoras sobre o choro no final dos anos 1970 e início dos anos 1980, sugerindo que as lágrimas ajudam a livrar o corpo de toxinas indesejadas.

“Ele comparou lágrimas irritantes [como picar cebolas] com lágrimas emocionais e encontrou algumas diferenças químicas, como um conteúdo mais alto de algumas proteínas nas lágrimas emocionais, que podem ser devido à liberação de subprodutos do estresse”, explica o Dr. Bylsma.

Mas, diz ela, esses resultados não foram replicados recentemente, em parte porque é muito difícil estudar isso em um laboratório.

“É muito desafiador ter pessoas chorando por estímulos emocionais naturalmente enquanto suas lágrimas são coletadas, e a maioria das lágrimas é realmente absorvida pelas fossas nasais e não pode ser coletada”, diz ela.

Chorar pode ser um desinfetante natural

Outro dos supostos benefícios do choro é que ele ajuda a matar bactérias. É verdade que as lágrimas contêm lisozima, uma proteína que pode destruir moléculas nocivas.

Mas antes de pensar que suas lágrimas têm poderes de cura como a fênix de Harry Potter, lembre-se de que os cientistas ainda precisam provar isso definitivamente.

“Não há realmente nenhuma boa evidência mostrando os benefícios do choro para a saúde”, diz o Dr. Rottenberg.

“Essas ideias persistem porque quase não há ciência sobre a fisiologia do choro, e nossas crenças populares, que ensinam que é bom chorar para a saúde, preenchem esse vazio.”

Lágrimas ajudam seus olhos

As lágrimas umedecem os olhos e os mantêm saudáveis. “A função biológica das lágrimas é manter o olho úmido ou protegê-lo da fumaça ou resíduos que entram no olho”, diz o Dr. Bylsma.

“As lágrimas emocionais parecem ter evoluído deste processo biológico básico para algo mais complexo em humanos que pode ocorrer por razões puramente emocionais, em vez de físicas.”

No entanto, peepers que não são hidratados pelas lágrimas podem desenvolver “olho seco”, o que pode causar dor e até mesmo perda de visão.

Mas chorar demais pode irritar os olhos, e é por isso que eles ficam vermelhos e inchados após uma sessão de choro extensa.

Como isso se conecta ao choro emocional? Não está claro, mas um estudo de pacientes com síndrome de Sjogren do olho seco descobriram que eles tinham uma capacidade reduzida de identificar suas emoções.

O choro tem uma conexão com os hormônios se*uais

Níveis mais altos de testosterona podem significar que os homens têm menos probabilidade de chorar. “Há evidências principalmente anedóticas – em transgêneros [pessoas] e homens com câncer de próstata recebendo anti-hormônios, mas também alguns estudos com animais – de que a testosterona tem um efeito inibitório sobre o choro”, diz o Dr. Vingerhoets.

Para as mulheres, uma mudança no nível de estrogênio pode aumentar o choro durante a TPM e o pós-parto.

Mas a frequência com que homens e mulheres choram também tem um componente cultural.

“O processo de choro é fisicamente o mesmo, tanto quanto medimos, mas as mulheres choram com muito mais frequência do que os homens”, diz o Dr. Bylsma.

“Os homens muitas vezes seguram as lágrimas por medo de que a sociedade não os pareça tão fortes ou poderosos – eles são condicionados a sentir vergonha com as lágrimas”, diz o Dr. Orloff.

“Em nossa cultura, as mulheres têm mais permissão para chorar do que os homens, então somos mais livres com isso.”

Chorar tem grandes efeitos físicos

Chorar não é apenas um ato emocional – é físico. Soluços violentos, dores de cabeça, manchas na pele, nariz escorrendo e tremores de corpo inteiro são apenas alguns dos efeitos que o choro pode ter no corpo. Por que isso acontece?

De acordo com o Dr. Rottenberg, isso tem a ver com o estado de alta excitação da resposta de vôo ou vôo.

Embora o choro possa ser a ponte que leva a um estado mais repousante, “em poucos minutos, há evidências claras de que o ato de chorar é altamente excitante”, diz ele.

“Pessoas que choram apresentam aumento da frequência cardíaca e aumento da transpiração. Nesse sentido, chorar é um ‘treino’ para o corpo.

No entanto, a porta ainda está aberta para a hipótese de que o choro acalma o corpo a longo prazo – só precisamos de mais estudos que examinem os efeitos de curto e longo prazo.”

O choro também afeta outros hormônios

Em homens e mulheres, outros hormônios podem ser afetados pelo choro. “Embora as poucas evidências disponíveis não sejam realmente fortes, foi sugerido que a prolactina pode facilitar o choro”, diz o Dr. Vingerhoets.

“Talvez isso possa explicar a tristeza materna, os efeitos do álcool em nosso limiar de choro e as lágrimas ocasionais durante o orgasmo.”

Sabemos que o choro aumenta as endorfinas, os hormônios naturais de bem-estar do corpo, acrescenta o Dr. Orloff, “então chorar está claramente liberando a tensão e, como resultado, você se sente melhor”. Pode ser por isso que às vezes procuramos chorar assistindo a um filme triste.

O choro feliz também ajuda a relaxar o corpo

Assim como acontece com as emoções negativas, um nível de excitação elevada devido a sentimentos positivos pode levar ao choro.

“Chorar de emoções negativas como tristeza, frustração e raiva é mais comum, mas o choro também ocorre durante emoções positivas extremas, como felicidade, admiração e admiração”, diz o Dr. Bylsma.

“Parece que o choro está associado a uma intensa excitação fisiológica que pode estar conectada a emoções positivas e negativas e ocorre logo após o pico da experiência emocional, quando o indivíduo está começando a sentir a liberação dessa emoção.”

É por isso que podemos chorar em casamentos, quando vemos um bebê recém-nascido, ou mesmo em um pôr do sol magnífico.

Via: thehealthy

LER MATERIA COMPLETA...
Botão Voltar ao topo
Share via

Você não pode copiar conteúdo desta página

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios
Send this to a friend