Como acalmar alguém que está com raiva de você

Todos nós já estivemos em situações em que alguém esteve bravo conosco. Pode ser um cônjuge, amigo, colega de trabalho, ou mesmo um estranho! E se você é alguém que prefere ver todos felizes e contentes, então, esses casos deixam você desconfortável.

Você quer resolver o problema e melhorar as coisas. Mas como você faz uma pessoa que está com raiva de você de você, perdoá-lo e se acalmar?

4 passos para corrigir a situação:

Cada situação é única e você terá que determinar a melhor abordagem com a pessoa nervosa, naquele momento.

Como acalmar alguém que está com raiva de você

No entanto, na maioria dos casos, as seguintes dicas e técnicas se aplicam:

1. Não retaliar

A regra número um é evitar devolver na mesma moeda. Não importa o que alguém faça, você não pode atacar de volta. Isto só vai deixar a pessoa mais furiosa e se desgastar. Um exemplo comum disso é quando alguém fica com raiva e o corta no trânsito, porque você está dirigindo lentamente e eles estão com pressa. Se você responder cortando-os em seguida, isso os  vai enfurecer ainda mais.

Por mais difícil que possa ser, nunca devolver uma ação furiosa com outra ação furiosa. Embora você se sinta desrespeitado, você tem que colocar seu orgulho de lado e seguir em frente. Certifique-se de não parecer sarcástico, já que isso pode enfurecer ainda mais uma pessoa com raiva.

2. Mostre que você se importa

Em vez de agir com raiva, mostre à pessoa que você se importa com a situação. As pessoas irritadas, muitas vezes, estão assim porque se sentem incompreendidas. Tomar um tempo para ouvir pode ser suficiente para mudar sua atitude. Dependendo da situação, aqui estão algumas boas frases para usar:

– Pode me dizer o que há de errado? Talvez eu possa ajudar.

– Sinto muito que pense assim. Há algo que eu possa fazer?

– Isso nunca deveria ter acontecido. Como está se sentindo?

Pequenas frases como estas são o suficiente para fazer a pessoa zangada falar. Você pode, eventualmente, ser capaz de ajudá-los a ver além do problema, deixando-os falar sobre isso.

3. Seja humano

Se a pessoa com raiva está dirigindo sua maldade para você, a maneira mais rápida de reduzir a frustração é fazendo-se parecer mais humano. Diga-lhes como a raiva deles faz você se sentir, se o deixa assustado, confuso ou ansioso, e certifique-se de que eles saibam que você não queria chateá-los com suas palavras ou ações.

4. Melhore o humor

Você tem que ser cuidadoso com esta técnica, mas a pessoa pode se sentir reprimida demais para melhorar de humor. Considere contar uma piada, dar um sorriso, ou acrescentar uma diferente perspectiva a algo que não é realmente tão ruim assim. Saber quando fazer essas coisas vai levá-lo longe na vida.

5. Não deixe que outra pessoa arruíne seu dia.

Quando tudo é dito e feito, é impossível controlar as emoções de outra pessoa. Não importa o quanto você possa se esforçar, algumas pessoas zangadas só querem ficar com raiva. Se possível, não deixe que estraguem o seu dia. Escolha a gentileza e você será a melhor

COMENTÁRIOS
Carregando...