As avós e os avôs por todo o mundo amam cuidar de netos. Para além disso, sua ajuda é valiosa para os pais quando estão trabalhando e não querem deixar os filhos com desconhecidos.
Sem eles e sem a sua dedicação, muitas famílias seriam mais pobres de alegria e amor.
Mas um estudo científico recente revelou que existem benefícios para ambas as partes: cuidar de netos pode prevenir a demência na velhice!
A investigação foi apresentada por Jonathan LaPook, um especialista em Alzheimer e demência senil.
De acordo com ele, os idosos que cuidam dos netos estão prevenindo o declínio cognitivo e o aparecimento dessas doenças.
Aparentemente, netos e avós se beneficiar mutuamente. Enquanto a criança recebe carinho e educação, os avós ficam com uma boa saúde mental por mais tempo.
Cuidar dos netos é uma atividade exigente, que requer a implementação de muitos processos mentais para que os idosos consigam fazer essa tarefa de forma bem sucedida.
As crianças exigem muita energia extra, capacidade de resolução de problemas, reflexos rápidos e também esforço físico. Por isso, eles também ajudam os mais velhos a ficar em forma.
No entanto, o estudo também realçam que essa atividade deve ser feita com moderação. Os avôs e avós não devem cuidar dos netos mais de 5 vezes por semana.
Isso pode ter o efeito contrário, e levá-los à exaustão! Assista a um clipe com legendas em espanhol do especialista falando desse estudo.