Take a fresh look at your lifestyle.

Veja como é fácil plantar alho em casa

O alho é um velho conhecido da humanidade. Já foi usado na composição de vários medicamentos, por suas propriedades antibacterianas e seus efeitos sobre a circulação sanguínea e o coração.

É rico em vitaminas, minerais e outros nutrientes. Em resumo, o alho é bom para tudo. Dá um sabor especial aos pratos e uma dose extra de saúde.

Cultivar essa planta em casa não dá nenhum trabalho, além de poder garantir um produto livre de agrotóxicos e orgânico. É possível plantar em pequenos espaços, inclusive em apartamentos.

Veja como fazer o cultivo do alho em casa:

Veja como é fácil plantar alho em casa

1. Vasos

O primeiro passo é escolher os recipientes onde o alho crescerá. Tenha em mente que cada dente de alho deve ser plantado separadamente. Para que a planta se desenvolva livremente, é necessário que o vaso tenha, pelo menos, 30 cm de profundidade.

2. Local

Como toda planta, o alho também gosta muito de sol. Coloque os vasos em locais de sua casa em que o sol predomine a maior parte do dia. Evite sombras, ele gosta de luz direta e, de preferência, em um ambiente arejado.

3. Semente

Para obter a melhor planta, é necessário uma semente também boa. Escolha os dentes de cabeças de alho frescas e grandes. Quanto maior e mais saudável estiver o dente, melhor será o alho a ser colhido.

4. Plantio

A terra também fará bastante diferença. Dê preferência para aquelas já adubadas, que você pode encontrar em lojas de produtos botânicos ou em alguns supermercados. Ela deve estar úmida durante o plantio.

Faça um furo de 2 cm de profundidade na terra no centro do vaso e coloque ali a semente. O dente de alho deve ser depositado na posição vertical, com a ponta mais fina virada para cima. Reacomode a terra em volta, lembrando que a ponta deve ficar exposta para que germine.

5. Irrigação

O alho não requer muita água e, para não encharcar sua planta, regue a cada 10 dias ou quando observar que a terra está muito ressecada.

6. Poda

Observe que depois de algum tempo, aparecerá um caule verde que irá crescer. Para que seu alho se desenvolva corretamente, é necessário podar esse caule, sempre que ele passar de 10 cm.

Enquanto seu alho ainda não está pronto para ser colhido, aproveite essa poda para usar as folhas em sua salada. Lembrando que o aparecimento de qualquer outra planta em seu vaso, deve ser retirada imediatamente, para não prejudicar a saúde do bulbo plantado.

7. Colheita

Quando as folhas mais antigas da planta começarem a secar e amarelar, então seu alho já pode ser colhido.

É necessário puxar a planta para que a cabeça de alho saia da terra inteira. Para que a planta esteja pronta para o consumo, o período entre o plantio e a maturação pode levar algo em torno de 3 meses.

8. Consumo

Deixe o alho secando ao sol, depois de colhido, até que as folhas sequem completamente. Isso pode levar alguns dias. Depois disso, é só guardá-lo em local fresco e seco e utilizá-lo como desejar.

Gostou dessas dicas? Compartilhe!

COMENTÁRIOS
Carregando...

Send this to a friend