Take a fresh look at your lifestyle.

Tudo sobre o relaxante chá de camomila

Chamomilla recutita (L). Rauschert é o nome científico da camomila, uma erva muito famosa pelo seu chá. Nele são usadas as flores e as folhas desta planta aromática e herbácea.

A flor desta erva sendo colocada em água fervente para o chá solta óleos essenciais formados por elementos anti-inflamatórios, relaxantes e antioxidantes.

Por isso, é uma opção natural adequada a pessoas que sofram de ansiedade, que tenham problemas cutâneos e padeçam de inchaços e cólicas.

A tabela nutricional da camomila (por 100 gramas)

  • Ácido fólico (Vitamina B9): 1 DFE
  • Cálcio: 2 mg
  • Calorias: 1 kcal
  • Carboidratos: 0,2 g
  • Ferro: 0,08 mg
  • Magnésio: 1 mg
  • Potássio: 9 mg
  • Riboflavina (Vitamina B2): 0,004 mg
  • Sódio: 1 mg
  • Tiamina (Vitamina B1): 0,01 mg
  • Vitamina A: 20 UI
  • Zinco: 0,04 mg

Outras características deste chá

Os flavonoides são a parte nutricional mais importante do chá de camomila. Eles têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Os antioxidantes são benéficos para evitar a ação dos radicais livres e evitam aparecimento de doenças como Alzheimer e câncer. Além disso, este chá contém cumarina, que tem poderes antibacterianos e antioxidantes. Mais, esta erva é formada pela vitamina A, que favorece a visão ao dar proteção à córnea.

As vantagens confirmadas do consumo do chá de camomila

O chá de camomila permite aliviar os estados de ansiedade e ajuda a dormir bem graças à glicenia, que é a responsável por acalmar os nervos. Além disso, ainda contém um flavonoide chamado de apigenina, que se conecta a receptores GABA-A do cérebro, de forma parecida aos benzodiazepínicos, que são medicamentos calmantes.

As vantagens não confirmadas do consumo do chá de camomila

1.Alivia cólicas

Como é capaz de facilitar a diminuição da contração muscular involuntária, ou seja, é antiespasmódica, os gases e cólicas intestinais podem ser atenuados.

2. É anti-inflamatório

Este efeito pode permitir tratar doenças reumáticas como artrites. Fale com o seu médico sobre a toma deste chá nestas situações.

3. Tem efeitos positivos na pele

Ainda não há conclusões concretas em relação a isto. Porém, algumas pesquisas evidenciam que os óleos essenciais da flor desta planta, que são soltos na confecção do chá, conseguem ser proveitosos sempre que colocados em compressas de uso cutâneo. Estes óleos são compostos por elementos anti-inflamatórios, que promovem a contração dos vasos e diminuem a vermelhidão. Além disso são favoráveis à atenuação de olheiras e pele inchada ou arroxeada.

4. Consegue deter o inchaço

A camomila é feita de camazuelo, que é uma propriedade química que evita a formação de inchaços. Ela torna o fígado mais saudável, o que vai reduzir a gordura, sendo assim natural que quem precise perder peso o consiga com a ajuda deste chá e de alimentação cuidada, juntamente com prática física.

A toma apropriada de chá de camomila

A dose recomendável diária desta planta seca é de três a doze gramas. Por isso, pode tomar uma xícara de chá com 200 ml de água e uma colher de sobremesa de camomila. Contudo, não beba mais que duas a três xícaras diárias deste chá.

A receita do chá e da compressa de camomila

Chá:

1. Ponha uma colher de sobremesa de camomila seca em 200 ml de água fervente.

2. Deixe atuar durante cinco minutos.

3. Depois, pode filtrar e tomar.

Compressa:

1. Utilize o mesmo processo da confecção do chá.

2. Aguarde que amorne e deite a bebida num pano limpo.

3. Delicadamente, aplique-o nos olhos por alguns instantes.

Quem não deve consumir camomila

  • Se estiver tomando remédios anticoagulantes, não é aconselhável que tome o chá desta planta. É que pode afrouxar a ação dos medicamentos.
  • Se estiver grávida também é de evitar o seu consumo, pois pode arriscar-se a sofrer um aborto.
  • Note que tomar chá de camomila em excesso pode provocar excitação nervosa, hipotensão, náuseas, sedação, diarreia e vômitos.

Compartilhe este artigo para que mais pessoas possam conhecer os benefícios deste chá bem benéfico!

Assista a seguir o vídeo sobre os benefícios do chá de camomila:

 

RELACIONADOS:
COMENTÁRIOS
Carregando...

Send this to a friend