Os 10 legumes e frutas que mais possuem agrotóxico

Você já deve ter ouvido falar que o Brasil é um dos países que mais utiliza agrotóxico na agricultura.  Um alerta da Organização Mundial da Saúde apontou em 2015 que 70% dos alimentos produzidos no país utiliza os agrotóxicos na sua produção, e mais da metade das substâncias usadas por aqui é proibida em países da União Europeia e nos EUA por serem nocivas à saúde.  Veja na lista abaixo os alimentos que apresentam maior grau de contaminação com o agrotóxico.

Alimentos com maior teor de agrotóxico de acordo com a Anvisa

Os 10 legumes e frutas que mais possuem agrotóxico
Os agrotóxicos são utilizados para o controle de pragas nas plantações, o problema é o excesso do uso e o tipo de substâncias utilizadas para esse fim. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) alerta que quase um terço dos vegetais consumidos pela população brasileira possuem resíduos de agrotóxico acima do limite aceitável para não prejudicar a saúde. Por isso o cuidado ao lavar e desinfetar os alimentos é essencial, e também prezar pelos alimentos orgânicos (que não fazem uso de agrotóxicos químicos).

1º- Pimentão

O pimentão foi o vegetal com maior quantidade e de diferentes tipos de substância tóxicas presentes no alimento. Na coleta feita pela Anvisa, 90% das amostras deste vegetal foram consideradas impróprias para o consumo.

 2º – Morango

Essa fruta é muito sensível por isso os agricultores acrescentam muitos agrotóxicos para protegê-las. Em  63,4% das amostras de morango foram consideradas  quantidades superiores à tolerável de agrotóxicos.

3º – Pepino

Nas amostras analisadas,  57,4%  dos pepinos foram considerados impróprios para consumo.

4º – Alface

As folhas de alface também sofrem frequentes ameaças de pragas, e os agricultores abusam do uso de químicos para afastá-los.  Em 54,2% de suas amostras o nível de agrotóxicos era acima do tolerável.

5º – Cenoura

Em 5º lugar no ranking de alimentos que mais possuem agrotóxico no Brasil está a cenoura com 49,6% dos alimentos impróprios para consumo.

6º – Abacaxi

Em  32,8% das amostras de abacaxi foram encontradas quantidades  impróprias de agrotóxico para consumo.

7º – Beterraba

A beterraba aparece em 7º lugar no ranking, onde 32,6% das amostras recolhidas foram consideradas como insatisfatórias.

8º – Couve

Mais uma folha que é muito saudável, mas que precisa ser devidamente lavada para não fazer mal à saúde. Em 31,9% das amostras deste alimento foram encontradas níveis de agrotóxico impróprios para consumo.

9º – Mamão

Em penúltimo lugar no ranking dos  alimentos que mais possuem agrotóxico do Brasil está o mamão, com 30,4% de suas amostras consideradas insatisfatórias;

10º – Tomate

Por último aparece o tomate, com 16,3% das amostras contaminadas com excesso de agrotóxicos adicionados na agricultura.

Gostou? COMPARTILHE!! 

COMENTÁRIOS
Carregando...