Aprenda como limpar a cafeteira com vinagre

Nesse texto você vai poder aprender como limpar a cafeteira com vinagre seguindo quatro passos. Veja como higienizar e retirar resquícios desse eletrodoméstico sem gastar muito. Confira a seguir!

O café é a tradição brasileira de toda manhã, mas a sujeira da cafeteira e dos filtros pode comprometer e muito o sabor dessa bebida que é tão natural do dia a dia.

No mercado é possível encontrar alguns produtos de limpeza específicos para cafeterias, mas o segredo para uma boa limpeza pode ser o vinagre.

O vinagre, principalmente branco (de álcool), possui na sua composição uma grande concentração de ácido acético, conhecido por ser desinfetante, desengordurante e capaz de eliminar odores.

Seu custo-benefício é muito atraente também. Fácil de achar em qualquer mercado, o vinagre é um item barato, que serve para muitas tarefas da rotina dos donos de casa.

Dessa forma, o vinagre é uma substância muito usada na higienização de ambientes e superfícies, mas também é super eficiente na limpeza do filtro e da jarra da cafeteira. E o melhor de tudo é que esse processo é bem fácil. Confira:

4 passos para limpar a cafeteira com vinagre

Aprenda como limpar a cafeteira com vinagre

1- Comece com a limpeza superficial

Antes de tudo, você precisa começar jogando restos de café fora e dando uma rápida lavada na jarra e no filtro, se ele for removível. Lave com água fria e esfregue ambos com a esponja, com mais cuidado em relação ao filtro para não danificar.

Assim que terminar, adicione na jarra limpa uma medida de água para uma medida de vinagre. Essa mistura depois irá para o recipiente da cafeteira onde se coloca a água, por isso, tente resultar numa medida que ocupe mais ou menos a metade desse espaço.

Enquanto a água com café age superficialmente na jarra, limpe a parte externa do aparelho. Por se tratar de um eletrodoméstico que não suja muito por fora, você pode somente passar um pano úmido. Se preferir coloque uma gota de detergente no pano e esfregue.

2- Coloque a água com vinagre na cafeteira

Com a parte externa limpa, agora é a hora de limpar a cafeteira de forma rápida e eficiente usando a solução de água e vinagre que estava descansando na jarra. Caso não tenha deixado a solução pronta, você pode prepará-la na hora.

Coloque a solução, e ligue a cafeteira. Se ela for do modelo de filtro reutilizável, lembre de colocar também o filtro lavado, sem nada. Se for do tipo que usa filtro descartável, não é preciso colocar nenhum.

Deixe a cafeteira trabalhar como se estivesse fazendo café comum. Vai ser normal subir um pouco do cheiro do vinagre, mas não se preocupe, ele não vai ficar na cafeteira e nem permanecer na cozinha.

Quando a mistura tiver passado por toda a cafeteira e estiver na jarra, desligue a cafeteira e deixe esfriar. 15 minutos devem ser suficientes. É nessa hora que o vapor da mistura do vinagre vai eliminar bactérias e micro-organismos do aparelho.

3- Repita o processo

Para melhorar a higienização, você pode repetir o processo uma ou duas vezes. Para isso, você pode utilizar tanto a mistura que já passou pela cafeteira, quanto preparar uma nova.

Esse processo é fundamental para quem usa filtros reutilizáveis, devido ao fato de que a sujeira não sai completamente quando realizamos esse processo somente uma vez.

Se a mistura de água e vinagre sair muito escura, da cor de café fraco, utilize uma nova mistura para evitar que o filtro fique manchado.

4- Lave novamente a jarra e o filtro

Depois que a utilização da cafeteira acabar, a desligue e deixe a mistura esfriar na jarra. Com a jarra fria, despeje a mistura utilizada e lave a jarra com água fria e pura. Pronto! A parte da jarra já está ok! Super limpa e sem odores.

Já na parte da cafeteira, passe um pano limpo e úmido nas partes onde a mistura de água e vinagre teve contato, somente para retirar excessos e gotículas restantes. Então você já pode preparar um café gostoso em uma cafeteira super higienizada. Graças ao vinagre!

Outra dicas

  • Nunca deixe os restos de café secarem na jarra da cafeteira. Além de dificultar muito a lavagem, isso pode manchar o vidro e causar arranhões durante a lavagem.
  • Cuidado com a pouca quantidade de café na jarra enquanto a cafeteira estiver ligada. Alguns modelos desse aparelho são muito potentes e podem acabar fervendo o pouco de café que sobrou e transformando-o em uma crosta de difícil remoção.
  • Limpe a cafeteira regularmente. Além de afetar o sabor, a sujeira na cafeteira pode comprometer o funcionamento do eletrodoméstico e prejudicar a saúde de quem bebe o café.
COMENTÁRIOS
Carregando...