SaúdeBem Estar

14 Dicas quase infalíveis para finalmente parar de fumar

Vício nenhum é bom, principalmente se ele te prejudica de alguma forma. Mesmo os vícios “inocentes” são muito prejudiciais, porque tudo em excesso faz mal ainda que minimamente.

Por exemplo, o vício em açúcar não deixa de ser ruim por ser legalizado. Pode te causar diabetes e isso será um problema que você irá carregar pelo resto da vida. Não é porque é uma substância lícita que não é prejudicial.

O cigarro, por exemplo, é um vício mortal. Prejudica a saúde e quanto maior o tempo de uso, maiores são as chances de que isso traga grandes problemas para a vida do fumante.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 1 em cada 5 pessoas no mundo fuma. Cerca de 7 milhões de pessoas morrem anualmente em decorrência do uso do cigarro.

Os números são alarmantes, de fato, mas para parar é preciso muita força. Afinal, é um vício que muitas vezes está enraizado há muito tempo.

Não é fácil se livrar dele de uma hora para outra. Para te ajudar, nós separamos algumas dicas que apesar de parecerem simples, podem ajudar muito quem quer parar de fumar.

Confira algumas dicas parar de fumar!

14 Dicas quase infalíveis para finalmente parar de fumar s

1 – Determine o momento em que você irá parar de fumar. De preferência em um momento que você não esteja enfrentando nenhuma situação estressante.

2 – Sempre que sentir vontade de fumar, tome um copo de água.

3 – Tente não tomar café, ao menos no começo. Como antes você fumava sempre que tomava café, assim que tomar, a vontade será inevitável.

4 – Limpe sua casa e se desfaça de todos os cinzeiros e cigarros que tiver.

5 – Se sempre que sentir vontade de fumar, sentir vontade de comer, coma algo saudável. Frutas, nozes ou um suco. Isso é importante para que você não substitua um vício por outro.

6 – Publique a notícia de que deixou de fumar em suas redes. Isso vai fazer com que você assuma um compromisso não só com você, mas com aqueles que te rodeiam também. Sempre que pensar em desistir, vai se lembrar que as pessoas podem te cobrar isso. Além disso, você também vai receber apoio. O que ajuda muito.

7 – Sempre que sentir vontade de fumar, se distraia. Ligue para alguém, assista um vídeo engraçado. O desejo de fumar costuma passar em cerca de 3 a 5 minutos.

8 – Aposte! Todos nós adoramos desafios. Aposte com algum amigo que irá parar de fumar alguma quantia. Isso servirá de incentivo para que nunca mais coloque um cigarro na boca.

9 – Se a vontade de fumar realmente parecer insuportável, lave a boca ou escove os dentes. Em seguida, tome um copo de leite.

10 – Mude sua rotina. Você, provavelmente, intercalava seu horário com as saídas para fumar. Mude suas pausas, se antes elas eram às 9:30, que sejam às 9:45. Assim você estará evitando um dos gatilhos que te fazia fumar.

11 – Por falar em gatilhos, identifique quais são as situações que te causam o desejo de fumar e as evite.

12 – Tratamento de choque. Se puder, visite um hospital e converse com pessoas que sofrem de câncer de pulmão. Uma conversa com essas pessoas pode te forçar a abrir os olhos e ver o perigo que está correndo.

13 – Seja paciente, se não conseguir de primeira, não sinta vergonha de si mesmo e também não desista. Recomece, seja paciente, você vai conseguir.

14 – Defina um tempo limite para parar de fumar. Por exemplo, você pode usar suas férias para deixar de fumar. Deixe a agitação da cidade e aproveite o tempo para relaxar e abandonar o vício.

Via
Fatos Desconhecidos
LER MATÉRIA COMPLETA
Botão Voltar ao topo
Enable referrer and click cookie to search for activated
error:
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios

Send this to a friend