Como limpar os vidros com vinagre

As janelas são soluções incríveis para iluminar e ventilar os ambientes. Suas bordas costumam ser de vários materiais, como madeira, inox ou ferro. Em comum, praticamente todas possuem vidros.

E para manter suas janelas sempre vistosas, o vinagre pode ser a solução.

Os vidros são transparências compostas de areia, calcário, carbonato de sódio, óxido de alumínio e corantes ou descorantes. Eles costumam manchar bastante e ficar gordurosos.

É possível retirar esses sinais utilizando um ingrediente bem comum: o vinagre. Este artigo lhe ensinará a fazer isso de forma prática, rápida e eficiente.

Por que o vinagre limpa vidros

Como limpar os vidros com vinagre

O vinagre é ácido. Ele é contém ácido acético, proveniente da oxidação do álcool do vinho no processo de acetificação, geralmente em concentração de 4 a 6%. E é essa substância que tem a capacidade de retirar a gordura, cheiro e manchas.

Para você ter uma ideia, a maior parte dos produtos de limpeza comercializados por aí possuem o ácido acético na sua composição.

E como os produtos de limpeza são os produtos mais caros da cesta básica comum, que tal economizar e deixar seus vidros brilhando?

Como limpar os vidros com vinagre

Como limpar os vidros com vinagre

O vinagre de cozinha comum vai deixar seus vidros transparentes e livres de manchas. Aproveite para limpar janelas, box, portas, mesas, louças ou qualquer objeto desse material. Há algumas formas de fazer isso. Escolha a melhor para você!

Vinagre no borrifador

Essa é a maneira mais simples de limpar os vidros com vinagre. Coloque em um borrifador 80 mililitros de água e 20 mililitros de vinagre. Mantenha essa proporção para outras quantidades.

Balance a mistura e borrife na superfície. Lembre-se de retirar a poeira antes com uma flanela. Depois, é só passar jornal ou papel toalha para deixar seu vidro translúcido e brilhante.

Vinagre no balde

Caso seus vidros sejam grandes, é melhor você colocar em um balde bastante água e despejar vinagre. Sempre na proporção recomendada no tópico anterior. Para limpar as janelas e portas maiores utilize uma esponja limpa.

Para retirar o excesso de água, use um rodo com bastante cuidado para remover as gotículas. Por fim, aposte em papel absorvente ou um pano seco de microfibra para finalizar a limpeza.

Outros usos do vinagre

Além de limpar os vidros, o vinagre tem outros papeis na limpeza de uma casa. É incrível o que o ácido acético pode fazer! Fique sabendo outros usos do vinagre agora!

Vinagre no banheiro

Como limpar os vidros com vinagre

Além do boxe, dá para limpar muitas peças do banheiro com vinagre. Uma delas são os azulejos ou cerâmicas do cômodo. Para isso, misture meia xícara de vinagre para cada meia de água morna. Caso queira utilizar em maior quantidade é só manter a proporção.

Coloque a solução sobre o local a ser limpo e deixe agir por uma hora. Em seguida, passe um pano e toda sujeira acumulada será removida.

Outro uso do vinagre no banheiro é para retirar o odor. Coloque algumas colheres de vinagre no vaso sanitário e deixe agir por meia hora. Depois é só dar descarga. O mesmo pode ser feito no ralo do banheiro. É só misturar o vinagre ao bicarbonato de sódio e despejar no ralo do chão e em pias.

Se o seu chuveiro é de metal ou já está com aquele branco encardido. Prepare água com vinagre e passe com uma bucha. Para agir com mais eficiência, enrole o chuveiro com um saco plástico, depois retire e lave com água limpa.

Lembre-se de retirar o chuveiro da tomada, caso ele seja ligado na energia elétrica. Aproveite também para eliminar as manchas dos espelhos do banheiro.

Vinagre nas paredes e móveis

Como limpar os vidros com vinagre

Os riscos de caneta também podem ser amenizados ou até retirados totalmente com a aplicação de vinagre com um esponja. Mas, atenção: observe qual é a composição da tinta das paredes para não retirar a cor. Se a tinta for lavável, o uso do vinagre é liberado.

Nos móveis de madeira, o ácido acético ajuda a retirar os riscos causado por objetos pontiagudos, como chaves ou talheres. Pensando nisso, misture o vinagre e iodo e passe sobre a madeira.

No piso, dá para retirar o riscos de saltos ou móveis que se arrastam, com meio litro de água morna, duas colheres de vinagre branco e uma colher de azeite de oliva. Com um pano limpo, esfregue no chão e deixe agir por 20 minutos. Por fim, passe um pano seco.

Vinagre nos tecidos

Como limpar os vidros com vinagre

Quando o sofá, tapete ou carpete mancham dá um certo desespero, não é? Isso porque não são peças fáceis de lavar e uma vez sujas passam um aspecto de desmantelo e falta de higiene.

Para acabar com isso, o vinagre pode ser um grande aliado. Coloque vinagre sobre a mancha e despeje o bicarbonato de sódio, deixe formar bolhas e depois coloque um pano seco sobre a mistura. Para secar, utilize o secador ou o aspirador de pó.

A proporção dos ingredientes é: para cada três litros de água, utilize uma xícara de vinagre.

Se você tem animais de estimação em casa pode até remover o cheiro de cachorro no sofá. Para conseguir esse feito é só colocar um litros de água, mais 25 mililitros de álcool, uma colher (de sopa) de bicarbonato de sódio, 50 mililitros de vinagre e uma colher de amaciante para dar um cheirinho. Borrife a mistura uma vez na semana.

COMENTÁRIOS
Carregando...