Como limpar geladeira por dentro e por fora

Manter a sua geladeira sempre limpa é essencial não só para que ela fique organizada e livre de odores desagradáveis, mas também é uma ação importante para a sua saúde e a de todos os seus familiares.

Com o uso constante, você pode sentir cheiros desagradáveis, por isso, navegue abaixo para ler dicas de como limpar a geladeira:

Alimentos mal armazenados, vencidos e estragados são os lugares ideais para a proliferação de fungos e bactérias que podem contaminar frutas, verduras e outros itens dispostos na sua geladeira e trazer sérios problemas para a sua saúde.

E com saúde não se brinca, não é verdade? Por isso no artigo de hoje trazemos dicas de como limpar a sua geladeira com eficiência e além disto, como usar estratégias para mantê-la sempre organizada e livre de mau cheiro com dicas práticas e ideias para manutenção:

Como limpar a geladeira por dentro

Como limpar geladeira por dentro e por fora
A parte de dentro da geladeira é a mais trabalhosa de limpar, pois é justamente onde ficam armazenados os alimentos e, geralmente, todos os modelos desse eletrodoméstico possuem diversas peças como grades, prateleiras e gavetas que precisam de limpeza.

  1. O primeiro passo para limpar sua geladeira é desligar completamente o aparelho da tomada para evitar qualquer dano ou choque elétrico.
  2. No segundo passo, retire todos os produtos e alimentos de dentro do aparelho e deixe-os de forma reservada na cozinha.
  3. Verifique as datas de validade, descarte o que estiver vencido e confira os potinhos com restos de comida. Qualquer cheiro mais forte ou mudança de cor nos alimentos é sinal de que ele não está bom para o consumo. Descarte tudo o que parecer suspeito, já que alimentos estragados deixam odores desagradáveis no eletrodoméstico.
  4. Os alimentos que estiverem bons para consumo devem ser acondicionados dentro de um cooler ou caixa de isopor com gelo para não estragar enquanto você realiza a limpeza.
  5. Retire todos os itens removíveis: prateleiras, grades, gavetas, tampas e lave com água e detergente neutro.
  6. Evite usar produtos de limpeza com cheiros fortes ou produtos químicos em geral. Faça uma solução de bicarbonato de sódio (1 colher de sopa) diluído em 2 litros de água morna.
  7. Use uma esponja macia ou pano limpo para molhar nessa mistura e ir passando por toda a geladeira.
  8. Limpe também a porta e a borracha de vedação, pois ela junta muita sujeira e pode ser um ninho de bactérias — não se esqueça desta parte.
  9. Por fim passe um pano seco por todo o interior do aparelho, ligue de volta na tomada e coloque os alimentos bons para consumo dentro dele.

Limpando o freezer ou congelador

Boa parte dos aparelhos de refrigerador contam com um freezer na área superior e sua limpeza requer cuidados específicos, o que também depende da tecnologia do aparelho, ou seja, se é frost free ou não. Veja aqui mais dicas para deixar o freezer sempre limpo:
Como limpar geladeira por dentro e por fora

  1. Com a geladeira desligada, retire todos os alimentos e acondicione-os em um uma caixa de isopor para mantê-los congelados. Em aparelhos sem o sistema frost free, deixe o aparelho descongelando na noite anterior, assim boa parte da crosta de gelo terá derretido. Os aparelhos frost free dispensam desta etapa.
  2. Remova o gelo acumulado com pano umedecido em água morna. Nunca use facas ou objetos pontiagudos, pois eles podem danificar o seu aparelho e deixar marcas.
  3. Limpe bem o interior do freezer ou congelador com uma esponja macia umedecida em água e bicarbonato de sódio.
  4. Seque bem e coloque os alimentos de volta no freezer.

Viu como não é tão difícil deixar esta parte da geladeira sempre limpa? Agora vamos as dicas para você limpar o aparelho por fora:

Como limpar a geladeira por fora

Como limpar geladeira por dentro e por fora
Sua geladeira deve ser limpa não só por dentro, mas a parte de fora também deve ficar higienizada para evitar que possíveis resíduos entrem e contaminem seus alimentos.

  1. Retire todo o pó e sujeira com um pano seco da parte de cima, da frente e das laterais do aparelho.
  2. Não use produtos químicos ácidos ou álcool na limpeza da parte externa (ou interna) da sua geladeira, pois eles podem estragar o revestimento do aparelho.
  3. Nunca use abrasivos como palha de aço ou o lado verde da esponja de lavar louça, pois eles podem riscar o esmalte.
  4. Use uma esponja macia umedecida em água com detergente neutro e isso já é suficiente para tirar a gordura acumulada.
  5. Use um pano úmido para retirar o excesso de espuma e detergente e em seguida passe um pano seco para secar bem o aparelho e não deixar manchas.
  6. É importante também limpar a parte de trás da sua geladeira, pois essa região costuma acumular poeira que, ao longo do tempo, pode comprometer o funcionamento correto do aparelho.
  7. Para limpar a parte traseira da geladeira é preciso desligá-la da tomada e usar uma escovinha, pincel, espanador ou um pano seco.
  8. Jamais use água ou qualquer produto de limpeza nessa região. Depois de retirado o pó, você já pode ligar o aparelho na tomada outra vez.
  9. Verifique se o modelo de geladeira que você tem em casa possui uma gaveta na parte de trás para coletar água. Caso afirmativo, coloque um pouquinho de água sanitária nessa gaveta para evitar a proliferação de fungos e até mesmo de larvas de mosquito.

Periodicidade da limpeza

Agora que você já sabe as principais etapas para manter a sua geladeira sempre limpa, conheça algumas sugestões de periodicidade e quando você pode repetir este processo:

Você pode elaborar um cronograma de limpeza da sua geladeira para facilitar o processo evitando acúmulo de muita sujeira dentro e fora dela.

Diariamente

Sempre que for pegar algo na geladeira ou enquanto estiver na cozinha preparando suas refeições, aproveite para dar uma olhadinha se existe algum respingo, algum alimento que já pode ser descartado ou algo derramado dentro do aparelho. Lembre-se de limpar sempre o puxador da porta, pois esse é o lugar que costuma ter o maior acúmulo de bactérias e germes da cozinha.

Uma vez por semana

Se você tem o hábito de fazer compras semanais de verduras e itens de geladeira como congelados, manteiga, entre outros, antes de guardar os itens recém-comprados, dê uma geral nos alimentos que já estão armazenados. Confira a validade, descarte o que já não está bom para o consumo e doe o que pode ser consumido, mas que você não tem planos de usar.

Uma vez por mês

A limpeza geral que descrevemos no passo a passo desse artigo é ideal para fazer uma vez por mês, mantendo seu aparelho sempre higienizado e livre de germes de forma prática e definitiva.

Como tirar odores desagradáveis da geladeira

A geladeira é um aparelho que costuma exalar odores estranhos de tempos em tempos, portanto para evitar que isso aconteça, ou para neutralizar o cheirinho desagradável, siga uma das dicas abaixo:

  • Coloque um potinho aberto com bicarbonato de sódio dentro da geladeira;
  • Use um potinho aberto com vinagre branco;
  • Coloque uma ou duas pedrinhas de carvão vegetal dentro da geladeira.

Agora que você aprendeu como limpar e, principalmente, como manter a sua geladeira limpa por dentro e for fora, procure colocar em prática essa rotina para manter os alimentos livres de contaminação.

Através da Decorfacil
COMENTÁRIOS
Carregando...