O enraizamento na água é um processo bastante utilizado por quem gosta de pegar caules e fazer novas mudas. Isso porque, geralmente, os caules soltam raízes mais rápido quando estão na água do que se forem plantados direto na terra, embora ambas as formas funcionem.
Além disso, quando a planta está na água, você consegue observar o surgimento e o crescimento da raiz, tendo a certeza de que ela já enraizou e pode ser transferida para a terra ou mantida na água mesmo, dependendo da espécie.
Como enraizar plantas na água
O primeiro passo é pegar o caule da planta que você pretende enraizar. Deve ser um caule adulto e saudável. Geralmente, um caule 10 a 15 centímetros é o bastante. Se for uma planta com gemas (aquelas nozinhos por onde brotam os novos ramos), o seu caule deve ter de 3 a 5 nós.
Depois, remova todas as folhas que tiverem na parte de baixo do caule, deixando apenas as que estiverem mais perto da ponta.
Isso serve tanto para evitar que as folhas de baixo entrem em contato com a água e apodreçam quanto para que a planta não gaste energia com folhas desnecessárias.
Em seguida, coloque água em copo ou pote, de preferência transparente para você conseguir acompanhar a evolução do enraizamento. Esse pote deve estar bem limpo. Não precisa encher de água, basta que pegue água em cerca de ¼ do caule.
Mantenha o pote com o caule em um local de boa luminosidade, mas evite deixar que pegue sol direto sobre a planta, ou então que seja o sol mais fraquinho do dia.
Faça a troca de água todos os dias ou, no máximo, a cada 3 dias para repor o oxigênio da água e para evitar a proliferação de mosquitos.
Vai levar em torno de 7 a 15 dias para começar a brotar raízes. Espere que as raízes fiquem com alguns centímetros para, então, tirar o caule da água e plantá-lo na terra.
Dá para fazer enraizamento com folhas?
Se forem plantas que não têm caule, como babosa, espada-de-são-jorge e algumas suculentas, dá para colocar a folha diretamente na água (só a base) e fazer o mesmo processo.
As folhas comuns, como de uma roseira, não servem para enraizar. Precisa ser com o caule mesmo.
Precisa usar enraizador?
Existe, para comprar, um líquido chamado enraizador que serve para acelerar o processo de enraizamento das plantas.
Você pode usá-lo, se quiser, mas não é obrigatório. A forma de uso pode ser colocando o caule por 10 minutinhos no líquido enraizador diluído em água, e depois fazer o processo normal explicado acima. Para diluir o produto com água, confira as instruções de uso na embalagem.
Quais plantas enraízam mais fácil na água?
Você pode fazer o enraizamento na água com a maioria das plantas. Apenas tenha em mente que, quanto mais lenhoso for o caule, mais difícil será o enraizamento, então é melhor plantar direto na terra.
Para a sua horta, por exemplo, as melhores plantas para enraizar na água são essas:
- Hortelã
- Manjericão
- Salsinha
- Melissa
- Orégano
- Stevia
- Sálvia
- Tomilho
- Cebolinha
Quais plantas podem continuar na água depois de enraizar?
Muitas espécies podem ficar na água sem problemas, desde que você mantenha a água sempre limpa, protegendo com pedrinhas para evitar mosquitos, e de vez em quando coloque um pouco de adubo líquido para nutrir a planta.
Porém, pode ser que o desenvolvimento da planta na água seja mais lento do que na terra.
Veja algumas das plantas mais comuns para manter na água:
- Costela-de-adão
- Lírio-da-paz
- Dracenas (incluindo bambu da sorte)
- Espada-de-são-jorge (santa bárbara, lança)
- Jiboia
- Singônio
- Aglaonema
- Like
- Digg
- Del
- Tumblr
- VKontakte
- Buffer
- Love This
- Odnoklassniki
- Meneame
- Blogger
- Amazon
- Yahoo Mail
- Gmail
- AOL
- Newsvine
- HackerNews
- Evernote
- MySpace
- Mail.ru
- Viadeo
- Line
- Comments
- Yummly
- SMS
- Viber
- Telegram
- Subscribe
- Skype
- Facebook Messenger
- Kakao
- LiveJournal
- Yammer
- Edgar
- Fintel
- Mix
- Instapaper
- Copy Link