Como combater o envelhecimento precoce da pele?

Quem não gosta de estar com a pele saudável, lisinha, sem manchas e aparência sempre jovem, não é? Para isso, é preciso ter alguns cuidados essenciais com a pele.
 

Rugas, manchas, poros dilatados, sulcos e flacidez é o que todas tentamos evitar. Mas, claro, envelhecer é um processo natural pelo qual todas nós passamos, a cada dia e a cada hora. Apesar de não ser possível nos mantermos eternamente jovens, ainda assim é possível amenizarmos os sinais do tempo e nos mantermos bonitas.
 

Dermatologicamente, rejuvenescer é tornar a pele mais bonita, com mais vida, mais viçosa, mais firme, com a textura mais homogênea, sem manchas. Enfim, se a pele está saudável, isso demonstra que sua saúde está em equilíbrio.

Uma das características importantes deste equilíbrio é o balanço positivo entre os radicais livres e antioxidantes. Os radicais livres são moléculas continuamente produzidas através de processos metabólicos, e que devem ser “neutralizadas” pelos antioxidantes. Por isso, os antioxidantes também chamados de “nutrientes antienvelhecimento”.

Causas Comuns do Envelhecimento Precoce da Pele

Além do desgaste natural da idade, cuidado com o estresse emocional, sobrecarga de atividades,ansiedade; tudo isso pode levar a um estado chamado de estresse orgânico, que prejudica a pele. A baixa de hormônios femininos pós-menopausa, sol, cigarro e bebida alcoólica também contribuem para o envelhecimento precoce.

Cuidados Rotineiros para Combater o Envelhecimento Precoce da Pele

Como combater o envelhecimento precoce da pele?
  • Uso diário do protetor solar: O segredo para ter uma pele saudável começa pela aplicação diária do filtro solar, principalmente no rosto. Escolha um filtro de acordo com o seu tipo de pele e que contenha proteção UVA e UVB. A exposição aos raios UVA e UVB diariamente sem a devida proteção é a maior responsável pelo envelhecimento e pelas manchas.
  • Limpeza da pele: Ter o rosto sempre macio e revigorado pode ser mais fácil do que se imagina. Fazer uma esfoliação da pele pelo menos uma vez na semana elimina as células mortas, deixando a pele suave e macia. Na hora da limpeza do rosto use sabonetes específicos para o seu tipo de pele.
  • Retirar a maquiagem para dormir: A maquiagem pode se tornar uma inimiga se não for completamente removida à noite. Por conta das propriedades de cada item utilizado, dormir maquiada estimula a abertura dos poros, favorecendo o aparecimento de cravos e espinhas, além de deixar a pele áspera e sem brilho. Não se esqueça de demaquilar, tonificar e lavar o rosto antes de dormir.
  • Vitamina C e E para pele: A região dos olhos tende a sofrer com os sinais do tempo, causados pela pouca produção de colágeno e elastina. A aplicação de cremes formulados com ácido hialurônico, retinol e vitamina C aumentam a passagem da corrente sanguínea no local, combatendo o envelhecimento precoce. A vitamina E é considerado um dos mais potentes antioxidantes, capaz de eliminar os radicais livres. Pode ser aplicada no rosto por meio de máscaras faciais (feitas em clínicas especializadas) e nutrem peles desvitalizadas. Outra boa opção são os peelings realizados pelos profissionais da área da beleza; ideais para hidratar a cútis e combater seu aspecto áspero, devolvendo o brilho natural.
  • Tratamento com argila: A argila tem sido uma grande aliada para o tratamento da pele. Se usar de forma adequada e constante as máscaras com argilas podem ajudar na prevenção. A melhor argila para prevenir linhas de expressão é a argila vermelha.
  • Estilo de vida: É claro que o seu estilo de vida também influencia muito na beleza da pele. Alimentação rica em nutrientes antioxidantes, vitaminas, minerais e aminoácidos sempre ajudam muito. A prática de exercícios leves e uma vida emocional equilibrada também são grandes aliados.

Para conhecer melhor os cuidados importantes com o rosto, veja este artigo.

Como combater o envelhecimento precoce da pele?

Tratamentos para Combater o Envelhecimento Precoce da Pele

O tempo é implacável quando se trata de manter o rosto sempre jovem. Porém esta é a região mais beneficiada quando o assunto são recursos estéticos, afinal, o que não faltam são modernas técnicas da medicina e centenas de cosméticos pró-rejuvenescimento. O ácido retinoico tem grande poder de reversão das rugas, mas outros ácidos, como o glicólico, a vitamina C, o hidroxiprolisilane C e os estimuladores de colágeno também são muito úteis.

Confira algumas técnicas que podem ajudar:

  • Carboxiterapia Facial: A carboxiterapia consiste na aplicação de um gás atóxico na pele, que é injetado no tecido subcutâneo com o auxílio de uma agulha bem fina. É capaz de atenuar o aspecto de olheiras, bolsas, flacidez do pescoço e promover o rejuvenescimento facial. O tratamento melhora a circulação, promovendo a nutrição e a oxigenação do tecido, o que estimula a formação de colágeno e fibras elásticas.
  • Preenchimento Facial: Visa restaurar o contorno e o volume de regiões específicas do rosto, tornando a pele mais jovial e saudável. Nesse tratamento, é feita a aplicação do ácido hialurônico na camada dérmica. Essa substância está presente na pele de qualquer pessoa, e com o envelhecimento, diminui junto com as fibras de colágeno, causando a formação de rugas, sulcos e depressão da pele.
  • Hidratação Facial Profunda: É indicada para peles desidratadas, desvitalizadas, opacas, desnutridas ou envelhecidas por fatores biológicos e cronológicos. Inicia-se o tratamento com uma higienização do rosto e esfoliação da pele. Depois é utilizada a técnica da drenagem facial com pedras frias para facilitar a permeabilidade do produto pelas células. Em seguida, é feita a aplicação da máscara hidratante nutritiva com filtro solar.
  • Laser CO₂ Fracionado: É emitido um feixe de luz com alta energia em pulsos sequenciais, o que provoca a evaporação camada por camada da epiderme e da derme superficial, até chegar à derme média, contraindo as fibras elásticas e estimulando a formação de colágeno novo. O tratamento melhora o tônus cutâneo, dando mais firmeza à pele e ainda reduz rugas superficiais e profundas, manchas e cicatrizes.
  • Peeling de Cristal: É feita uma esfoliação na pele com microcristais, removendo as células mortas, estimulando a produção de colágeno e elastina, deixando a pele macia e fina, além de melhorar a oleosidade, manchas superficiais e até suavizar sinais de expressão. Uma de suas vantagens é que pode ser feito em todos os tipos de pele.
  • Vacina Anti-idade: Outra indicação para retardar os sinais do tempo é o VC System, também conhecido como vacina antiaging (anti-idade). A aplicação da injeção no local desejado aumenta o potencial da pele de se reestruturar, estimulando o rejuvenescimento natural.

Tratamentos com ácidos

Tem sido cada vez mais comum usar ácidos para tratar e prevenir rugas. Também é útil para prevenção de acne e manchas.

Uma combinação com ácido retinóico, glicólico e kójico ajudam a tratar peles envelhecidas, diminuindo marcas e rugas. Derivado da vitamina A, é muito eficaz também em tratamentos da pele fotoenvelhecida, com manchas, aspereza, sardas, rugas finas, hiperpigmentação e irregularidades na textura. Tudo isso é possível porque esse ácido estimula a produção de colágeno novo.

O glicólico Indicado para quem tem rugas leves e quer diminuir as marcas de expressão. Ajuda acelerar a renovação celular, o que faz com que a pele fique rejuvenescida e sem marcas de expressão.

Já o Kójico é específico para eliminar manchas da pele. Ele atua inibindo a ação de bactérias e a produção de melanina e promovendo a renovação celular, clareando a pele.

Como combater o envelhecimento precoce da pele?

E o Botox, ajuda na prevenção das rugas?

Se você acha que o botox serve só para deixar sua pele mais esticadinha e com uma aparência mais jovem, saiba que o botox também atua na prevenção das rugas.

Se for aplicado quando as marcas do tempo ainda estão suaves, o botox adia o aparecimento das rugas e evita que elas se tornem profundas ou, melhor, adia intensamente essa evolução inevitável.

Ele age paralisando os músculos que se movem excessivamente durante as expressões, e que com o tempo vão marcando mais e mais a pele. Por isso previne o envelhecimento precoce.

A melhor indicação é tratar os sinais antes que eles fiquem evidentes. Começar cedo garante duas vantagens: evita rugas mais fortes no futuro e assegura um resultado mais natural no presente.

Importante!

A energia vital, o entusiasmo, a disposição e o pensamento positivo nos levam adiante sempre! Assim, antes de cuidarmos das nossas rugas, precisamos evitar o envelhecimento da nossa mente! 🙂

você pode gostar também
Comentários
Loading...