O cominho é um condimento de origem antiga, desconhecido por muitas pessoas até os dias de hoje.
Possui um sabor exótico, sendo excelente para temperar pratos ou para o preparo de licores.
Falaremos hoje sobre todas as qualidades benéficas do cominho, como redução do colesterol, perda de peso, e até mesmo para a prevenção de doenças como anemia e câncer.
O chá de cominho emagrece? Como preparar?
Reduz o colesterol mesmo?
Tire todas as suas dúvidas e coloque o cominho na sua dieta ainda hoje!
Benefícios do Cominho:
O cominho (Cuminum Cyminum) é conhecido por ser um tempero de sabor bem peculiar.
A planta é utilizada por diversos povos de diferentes culturas para chás, licores ou apenas para dar um sabor interessante aos pratos.
É riquíssimo em fitoesteróis (que dificultam o processo de absorção do colesterol “ruim” no sistema digestório) e em antioxidantes.
É uma especiaria que dispõe de diversos benefícios, agregando muito ao organismo – sendo relacionado até mesmo para prevenir o câncer.
O cominho também é uma grande fonte de ferro, considerado um aliado forte no combate a anemia.
Além disso, tem a capacidade de fortificar o sistema imunológico e de equilibrar os índices de açúcar no sangue.
Bom demais, não?!
Chá de Cominho Emagrece?
Uma pesquisa foi realizada por estudiosos no Irã a fim de conhecer a relação entre o cominho e os níveis de lipídeos no sangue – assim como os efeitos na composição corporal.
Os estudiosos separaram (aleatoriamente) 88 mulheres bem acima do peso em dois grupos, e passaram a seguir uma dieta pouco calórica somada a indicações nutricionais.
O primeiro grupo se alimentava de iogurte + três gramas de cominho, duas vezes ao dia.
O segundo grupo apenas recebia iogurte natural.
O resultado da pesquisa foi publicado na Revista Terapias Complementares na Prática Clínica (The Journal Complementary Therapies in Clinical Practice), depois de três meses desde o início da dieta.
As mulheres que ingeriram cominho todos os dias perderam, aproximadamente, 50% a mais de peso do que as mulheres que apenas comiam o iogurte sem cominho.
Além disso, o grupo que ingeriu a especiaria também teve um índice de perda de gordura corpórea 14,64% maior em relação ao outro grupo.
O cominho reduziu a circunferência abdominal das mulheres de forma significativa – em comparação as mulheres que apenas ingeriram iogurte.
Segundo os pesquisadores responsáveis, a perda de peso associada ao cominho tem sua origem através do aumento da temperatura corpórea gerada por propriedades presentes na planta, levando a taxa metabólica a se intensificar temporariamente.
Redução das Taxas de Colesterol e Triglicerídeos:
Além de ter contribuído para a perda de peso e redução de gorduras no sangue, o cominho também interferiu nos triglicerídeos das mulheres de cada grupo.
No grupo que ingeriu cominho em sua dieta, os triglicerídeos reduziram em 23 pontos – enquanto que, no outro grupo, apenas 5 pontos.
Os índices de LDL (colesterol “ruim”) também se diferenciaram por 10 pontos a menos, em comparação ao outro grupo.
O cominho possui em sua composição mais de cem substâncias químicas distintas, como ácidos graxos essenciais e óleos voláteis.
Segundo os pesquisadores, há indícios de que os glicosídeos saponínicos presentes no cominho sejam os responsáveis pela redução das taxas do colesterol.
Afinal, os glicosídeos previnem que o colesterol seja absorvido, aumentando sua excreção.
Os fitoesteróis (mencionados no começo desta matéria) presentes no cominho podem modular beneficamente os lipídeos, ao reduzir a absorção do colesterol.
Segundo os pesquisadores, o cominho pode de fato reduzir as taxas de triglicerídeos e colesterol.
O chá de cominho emagrece, entretanto, não espere perder muito peso apenas com o cominho.
É necessário aderir uma dieta equilibrada e exercícios físicos, ainda que apenas uma caminhada de 20 minutos todos os dias – para intensificar os efeitos do cominho.
Quer mais motivos para implementar o cominho na sua dieta?
Não perca mais tempo, aprenda a seguir formas para consumir a especiaria.
Formas para Consumir o Cominho:
Você irá precisar de um pouco menos que uma colher de chá de cominho – equivalente a três gramas diários.
Existem diversas formas para ingerir o cominho, como por exemplo:
Tempero – Utilize o cominho para temperar legumes, guacamoles, hummus, sopas, ou até mesmo para dar um sabor diferente ao arroz;
Iogurte ou lanches – Faça que nem o realizado na pesquisa e acrescente o cominho no iogurte natural. Ou então, polvilhe-o em cima de nozes ou outros lanchinhos de sua preferência;
Chá – Para preparar o chá, você precisará ferver as sementes de cominhos por 10 minutos em uma xícara de água. Adoce o chá com uma colherzinha de mel. Dica: Consuma quente ou gelado, antes de uma das refeições principais!
- Like
- Digg
- Del
- Tumblr
- VKontakte
- Buffer
- Love This
- Odnoklassniki
- Meneame
- Blogger
- Amazon
- Yahoo Mail
- Gmail
- AOL
- Newsvine
- HackerNews
- Evernote
- MySpace
- Mail.ru
- Viadeo
- Line
- Comments
- Yummly
- SMS
- Viber
- Telegram
- Subscribe
- Skype
- Facebook Messenger
- Kakao
- LiveJournal
- Yammer
- Edgar
- Fintel
- Mix
- Instapaper
- Copy Link