Benefícios incríveis do Suco de pepino

As propriedades medicinais do pepino são as atividades anti-inflamatória, antioxidante e laxativa.

Benefícios do pepino

Veremos a seguir como as propriedades do pepino trazem benefícios para saúde e boa forma:

Benefícios incríveis do Suco de pepino

1) Tem  ação anti-inflamatória
Pesquisas realizadas em animais indicam que o extrato de pepino tem uma ação anti-inflamatória: ele conseguiu evitar a produção excessiva de óxido nítrico e inibir a cicloxigenase 2 (ou COX-2).

Grandes quantidades de óxido nítrico prejudicam ainda mais quadros inflamatórios. Na asma brônquica, por exemplo, o gás ajuda a estreitar as vias aéreas. A COX-2 é uma enzima que também participa do mecanismo da inflamação e que inclusive é alvo de muitos medicamentos anti-inflamatórios.

2)  Apresenta atividade antioxidante
O pepino possui um grande aporte de agentes antioxidantes: betacaroteno, vitamina C, manganês e alguns compostos flavonoides.

Muitas doenças são provocadas por um estresse oxidativo, como, por exemplo, os mais variados tipos de câncer.

Pesquisadores constataram que o extrato fresco de pepino confere uma melhora da capacidade antioxidante e uma maior eliminação de radicais livres em animais.

3)  Evita a constipação
O pepino apresenta quantidades significativas de água e de fibra insolúvel. Pessoas com constipação crônica podem fazer o consumo diário do fruto. Ele é uma alternativa natural de tratamento para esse problema. A associação da água com as fibras é ideal para estimular de forma acelerada a excreção das fezes e demais resíduos e toxinas resultantes do metabolismo.

4) É um diurético natural
A grande oferta de água presente no pepino aumenta a quantidade de urina produzida pelo corpo. Essa maior excreção de urina previne episódios de infecção urinária, pois assim as bactérias são eliminadas do organismo, e também evita a formação de cálculos renais. Esse é um dos benefícios do pepino mais buscados porque as pessoas querem diminuir o inchaço, o acúmulo de líquidos.

5)  Ajuda a prevenir e a combater o câncer
Dois tipos de fitonutrientes encontrados no pepino, as lignanas e os triterpenoides, apresentam atividade anti-câncer.

Repleto de propriedades benéficas para a saúde e fonte de nutrientes importantes, ele tem sido um ingrediente cada vez mais comum nos sucos verdes para emagrecer. Não é à toa: a composição do alimento, de fato, ajuda a perder peso.

Receita 1
Bata no liquidificador um copo (250 ml) de água com meia cenoura, meio pepino, uma colher (sopa) de chia, uma maçã, uma folha de couve e acrescente hortelã a gosto.

Receita 2
Bata no liquidificador 100 ml de água de coco, com meio pepino, meio limão espremido, uma maçã, uma colher (sopa) de chia, duas folhas de couve e uma pitada de gengibre em pó.

Receita 3
Para preparar o suco basta misturar dois copos (500 ml) de água gelada com três pepinos médios (lavados, descascados e cortados em fatias) no liquidificador. Se quiser adoçar, você pode utilizar duas colheres (sopa) de mel.

Receita 4
Para preparar o suco basta misturar dois copos (500 ml) de água gelada com três pepinos médios (lavados, descascados e cortados em fatias) no liquidificador. Se quiser adoçar, você pode utilizar duas colheres (sopa) de mel.

Gostou? COMPARTILHE!! 

COMENTÁRIOS
Carregando...