Como acabar com teias de aranha em casa

Algumas casas acabam parecendo castelo de bruxa ou mausoléus devido a quantidade de aranhas e suas características teias espalhadas por todo lugar.

Apesar de não oferecerem nenhum risco, as teias de aranha acabam deixando a casa com aparência de suja e mal cuidada.

Se você está tentando acabar com esse problema, saiba que é mais fácil do que você imagina. Existem algumas formas bem simples de se livrar das teias de aranhas. Em algumas delas, você não vai precisar gastar sequer um real.

O que são teias de aranha?

As teias de aranha nada mais são do que fios de seda. Extremamente finos, os fios são produzidos por uma glândula localizada no abdômen do aracnídeo e, sozinhas, as teias não oferecem nenhum risco ao ser humano.

Como acabar com teias de aranha em casa

De modo geral, é possível encontrar as teias em formato de armação. Essas redes de fios servem tanto como casa provisória da aranha quanto para que insetos fiquem presos e elas possam se alimentar.

É possível encontrar fios soltos pela casa também, que são os que elas usam para se locomover do teto para algum móvel, por exemplo.

Nem toda aranha produz teia, e muita gente não sabe disso. A maioria das que aparecem nas casas produzem, mas não é uma regra geral.

E não pense que a teia é a casa definitiva das aranhas. Elas preferem viver em tocas ou em vegetação fechada, mas para evitar chuva e em procura de comida, elas acabam entrando nas casas.

Como impedir que aranhas façam teias em casa?

Como acabar com teias de aranha em casa

O único jeito de impedir que as aranhas façam teias dentro de casa é não deixando elas entrarem. A produção da teia é natural para as aranhas. Serve para a locomoção, alimentação, posicionamento e muito mais.

Não há como aranhas existirem sem haver teias. É como se pedíssemos para elas deixarem de andar e de comer.

O que você pode fazer é usar artifícios para evitar que as aranhas entrem. Mantenha sempre a casa limpa e sem pó. Se tiver quintal, não deixe monte de folhas juntas em algum lugar ou materiais e objetos empilhados.

Alguns repelentes naturais também são muito fáceis de encontrar. Cascas de laranja, cravos inteiros, bicarbonato de sódio, pimenta e canela podem ser usadas nos pontos em que as aranhas entram na casa.

Você pode usar em vãos de janelas e portas, ou produzir seus próprios repelentes caseiros utilizando esses produtos.

Repelente de aranhas com água e vinagre

Essa receita é bem simples, mas sua duração não é tão longa, necessitando ser reaplicada pelo menos duas vezes por semana. As propriedades do vinagre são capazes de afastar alguns insetos, entre eles, as aranhas.

Use uma medida de vinagre para duas medidas de água. Misture bem e coloque em um borrifador. Borrife nas entradas da casa e nas quinas superiores das paredes. Uma ou duas borrifadas em casa local é suficiente.

Repelente de aranhas com água e sal

Assim como a receita de repelente com água e vinagre, essa também é super simples e fácil de fazer, mas também não tem uma duração longa. É preciso aplicar pela casa pelo menos uma vez na semana, o ideal é usar o repelente duas vezes nesse período.

Esquente um litro de água até que fique morna, adicione uma colher (de sopa) de sal e mistura até dissolver tudo. Coloque um borrifador e aplique pela casa. Cuidado para não exagerar e acabar deixando a casa úmida.

Repelente de aranhas com cravo da índia, álcool e pimenta

Essa receita é bem mais elaborada, mas em compensação é super eficaz para afastar as aranhas. Sua duração é maior, mas demora uma semana para ficar pronta.

Deixe cerca de 30 cravos da índia de molho em um litro de álcool por sete dias. O cravo da índia vai soltar seu óleo, que é um repelente natural muito potente.

Depois desse período, retire os cravos do álcool e adicione a mistura uma colher (de chá) de pimenta em pó (pode ser a pimenta do reino ou preta). Misture bem e aplique pela casa uma vez por semana.

Cuidado para não usar muito da mistura nas paredes, pois pode manchar. Uma borrifada em cada local é suficiente, mas antes é bom fazer um teste em uma parte da parede menos exposta, só para evitar algum problema.

A limpeza da casa é fundamental

Raramente vão aparecer teias de aranha em casa muito limpas, que constantemente passam por faxinas. A teia de aranha não é uma coisa que se forma da noite pro dia. Elas começam pequenas e quando são desfeitas quando ainda não são terminadas, geralmente a aranha desiste e procura outro lugar.

Sempre tire o pó e limpe as quinas das paredes com o teto. Limpe atrás de móveis, quadros e porta-retratos. Tenha atenção também embaixo de pias e lavadores. Tenha sempre um aspirador ou espanador em mãos para ajudar a se livrar das teias de aranha.

Outra dica legal é não enxergar as aranhas como inimigas do seu lar. Elas não estão ali porque querem, estão por necessidade. A urbanização acabou destruindo muito do habitat delas e nada mais natural do que elas tentarem ocupar os espaços que estão por perto.

As lagartixas são aliadas

Muita gente detesta ou tem medo das lagartixas que aparecem em casa. Geralmente, daquelas branquinhas que sempre estão em uma parede ou outra. Muitas pessoas as veem como inimigas, mas elas são ótimas para o controle de aranha e insetos.

Elas se alimentam dos insetos que aparecem nos lares, como aranhas, baratas, besouros e grilos. Além disso, alguns tipos de lagartixas são super eficientes em destruir as teias de aranhas.

A parte ruim é que elas podem se desmanchar e cair sobre móveis e objetos, mas já é de alguma ajuda, né?

COMENTÁRIOS
Carregando...

You're currently offline