Culinária

7 Receitas de farofa para todos os gostos

A farofa é um acompanhamento especial. Quem gosta, não se limita a servir só com a feijoada. Ela vai bem no almoço de domingo, com a tradicional carne assada ou de panela, e muitos outros pratos. Basta ter um molhinho que a farofa tem que estar presente.

Como fazer farofa: 07 receitas. Se você também concorda, mas sempre faz a mesma receita, hoje vai aprender 10 receitas diferentes para todos os momentos.

1. Receita simples: Essa receita é a mais simples de todas. Fica pronta em 5 minutos.

Ingredientes: Farinha de mandioca: 2 xícaras (chá); Manteiga com sal: 100 gramas; Sal: 1 pitada.

Modo de preparo: Leve ao fogo médio uma panela com a manteiga para derreter; Depois acrescente a farinha, o sal, reduza o fogo e mexa devagar por uns 4 minutos até que esteja tostada.

2. De ovo: Como já tem ovo e farinha, essa farofa é uma ótima refeição quando não tiver mais do que 10 minutos para preparar. Basta acompanhar de uma saladinha fresca.

Ingredientes: Farinha de mandioca: 1 xícara (chá); Ovo: 4 ou 5 unidades; Manteiga: 1 colher (sopa) cheia; Sal: a gosto.

Modo de preparo: Comece fazendo os ovos mexidos. Leve ao fogo uma frigideira com a manteiga para derreter, depois junte os ovos e tempere com sal; Mexa um pouco e quando os ovos começarem a ficar soltinhos, acrescente a farinha. Mexa por alguns minutos até ela ficar tostada e está pronto.

3. De banana: Quem gosta de misturar doce e salgado vai amar essa receita, tão fácil quanto as anteriores.

Ingredientes: Banana prata: 2 unidades; Farinha de mandioca torrada: 1 ½ xícara (chá); Alho: 1 dente picado; Cebola roxa: ½ unidade picada; Manteiga: 2 colheres (sopa); Sal: a gosto; Pimenta moída na hora: a gosto.

Modo de preparo: Corte as bananas em meias luas; Leve ao fogo uma panela com a manteiga para derreter. Acrescente a cebola e tempere com sal e pimenta. Depois de refogada, junte o alho até dourar;

Coloque as bananas e misture por cerca de 1 minuto para que permaneçam consistentes; Por fim, acrescente a farinha e misture tudo até tostar, o que deve levar mais uns 5 minutinhos. Confira o tempero e está pronta.

4. Com bacon: A farofa com bacon é paixão nacional. Nessa receita também vai ameixa seca para dar um toque agridoce, mas é opcional.

Ingredientes: Farinha de mandioca: 2 xícaras (chá); Bacon: 60 gramas em cubos; Ameixa seca: ¼ de xícara (chá) picadas; Salsinha: 1 colher (sopa) picada; Cebola: 2 colheres (sopa) picada; Sal: a gosto.

Modo de preparo: Leve uma frigideira ao fogo e coloque os cubos de bacon para fritar na própria gordura; Acrescente a cebola e deixe refogar; Adicione a farinha e vá mexendo até tostar; Por fim, coloque as ameixas e a salsinha, tempere com sal e misture por mais um minutinho para incorporar. Está pronta.

5. Farofa de alho para churrasco: A farofa do churrasco pode ser ao seu gosto, mas tem uma receita que é temperada e sem muitos ingredientes em pedaços grandes que é para acompanhar a carne sem interferir na sua textura.

Ingredientes: Alho: 5 dentes picados; Farinha de mandioca: 2 xícaras (chá); Manteiga: 2 colheres (sopa); Sal: a gosto.

Modo de preparo: Coloque a manteiga para derreter em uma frigideira. Em seguida, doure o alho, com cuidado para não deixar queimar, é rápido; Depois, vá coloca a farinha, tempere com sal e fique mexendo até a farinha dourar.

6. Banana com queijo coalho: Quer uma farofa com pedacinhos de banana e de queijo? É bem fácil de fazer e o sabor da banana fica bem suave por causa dos demais temperos.

Ingredientes: Bananas-da-terra: 3 unidades em cubos; Farinha de mandioca: 2 xícaras (chá); Queijo coalho: 200 gramas em cubos; Alho: 1 dente picado; Cebola picada: 1 xícara (chá); Manteiga: 2 colheres (sopa); Sal, pimenta e cebolinha: a gosto.

Modo de preparo: Doure o alho e a cebola na manteiga; Em outra panela, doure as bananas em mais um pouco de manteiga, bem pouco;
Na frigideira com a cebola e o alho dourados, coloque a banana e os demais ingredientes. Misture bem, prove o tempero e já pode servir.

6. Com farinha de milho: Nem sempre precisa usar farinha de mandioca para fazer essa receita. Além da opção com quinoa também tem uma com farinha de milho.

Ingredientes: Cenoura: 1 unidade ralada; Bacon: 50 gramas em cubos; Cebola: 1 unidade fatiada; Farinha de milho: 1 xícara (chá); Caldo de alho e cebola: 1 sachê; Tomate sem sementes: 1 unidade picado; Ovo cozido: 1 unidade picado; Salsinha: 2 colheres (sopa) picada.

Modo de preparo: Leve ao fogo uma panela com o bacon sozinho e deixe fritar. Em seguida, adicione a cebola e deixe dourar; Coloque depois o tomate, a cenoura e refogue sem deixar secar; Coloque o caldo, a farinha e o ovo picado. Fique mexendo até dourar e, por fim, decore com a salsinha para servir.

7. Feijão fradinho: O feijão fradinho pode ser servido com caldo, como salada e também como farofa, fica delicioso, ainda mais com esses ingredientes de feijoada.

Ingredientes: Farinha de mandioca: até dar o ponto; Feijão fradinho: 1 pacote; Calabresa: 200 gramas picada; Bacon: 200 gramas picado; Paio: 200 gramas picado; Cebola: 1 unidade picada; Tomate: 1 unidade picado; Pimentão: 1 unidade picado; Alho: 5 dentes picados; Cheiro-verde: a gosto picado.

Modo de preparo: Lave e cozinhe o feijão até ficar macio. Enquanto isso, prepare todos os ingredientes. Quando o feijão estiver pronto,  escorra e reserve. Em uma panela, frite o bacon na própria gordura. Depois doure o alho e a cebola.

Coloque a calabresa, o paio e deixe fritar. Vá adicionando a farinha, misture bem. Quando estiver quase dourada, coloque o feijão e fique misturando por mais um minuto. Sirva quente.

Gostou das 7 Receitas de farofa? COMPARTILHE com seus amigos!

Etiquetas
LER MATÉRIA COMPLETA....
COMENTÁRIOS:
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios

Send this to a friend