6 Coisas que as mãos podem revelar sobre sua saúde

As mãos são uma das primeiras partes do nosso corpo a mostrar sinais de envelhecimento.

Porém podem indicar alguns problemas de saúde.

Especialistas dizem que alterações nessa parte do corpo possivelmente indicam transtornos que ocorrem em outras áreas.

O site reuniu 7 sintomas nos quais devemos prestar atenção para manter a saúde. Acompanhe:

Palmas vermelhas

7 Coisas que as mãos podem revelar sobre sua saúde

Médicos explicam que palmas avermelhadas (ou eritema palmar) podem ser um sinal de problemas no fígado, especialmente se você tiver mais de 50 anos.

O possível motivo é uma alteração no equilíbrio hormonal, o que causa a dilatação dos vasos sanguíneos. Artrite reumatoide também pode causar essa condição.

Se você encontrar áreas vermelhas nas mãos, deve procurar ajuda médica para descobrir a verdadeira causa. Enquanto isso, tente manter uma dieta saudável e reduzir o consumo de álcool.

Palmas suando

7 Coisas que as mãos podem revelar sobre sua saúdeExistem várias razões para o suor nas mãos:

  • Transpiração excessiva.
  • Estresse.
  • Tiroide hiperativa.

Em caso de hiperhidrose, que é a transpiração excessiva, você pode apostar em antitranspirantes fortes. Outra opção é realizar um procedimento médico para eliminar essa condição.

Tente limitar o consumo de álcool e controlar seu nível de estresse (meditação, “inspirar- expirar”). Se nada disso funcionar, marque uma consulta médica.

Perda da sensibilidade e formigamento

7 Coisas que as mãos podem revelar sobre sua saúde

Às vezes, acordamos com a sensação de ter perdido a sensibilidade em certas partes do corpo e, quando nos movemos, as áreas afetadas começam a doer.

Em geral, isso acontece porque pressionamos o nervo sensorial por muito tempo. O formigamento surge quando esse nervo volta a funcionar novamente.

Em alguns casos, esses sintomas nas mãos podem ser sinal de um problema mais grave, como osteocondrose cervical, síndrome do túnel do carpo, trombose venosa, lesão do plexo braquial, anemia ou diabetes.

Se você costuma sentir falta de sensibilidade nas mãos sem um motivo óbvio, é melhor consultar o médico.

Mãos secas

7 Coisas que as mãos podem revelar sobre sua saúde

As razões mais comuns para a pele seca nas extremidades são a desidratação e a deficiência de estrógeno, que tem relação com a menopausa. Para evitar isso, é preciso beber bastante água e usar cremes hidratantes.

Adicione peixe, sementes e nozes à sua dieta. Além disso, procure um médico para se submeter a uma terapia de equilíbrio hormonal, para controlar o nível dessas substâncias.

Mãos trêmulas

7 Coisas que as mãos podem revelar sobre sua saúde

Sabemos que mãos trêmulas podem ser sinal de problemas graves de saúde, como o malde Parkinson. Caso esteja realmente preocupado, procure ajuda médica.

É bom também limitar o consumo de café e álcool, pois essas bebidas também podem desencadear o problema. Entre as possíveis razões estão ainda a ansiedade e o estresse.

Unhas frágeis

7 Coisas que as mãos podem revelar sobre sua saúde

Unhas frágeis ou rachadas podem ser sintoma de deficiência de zinco. Esse elemento é muito importante para nossa saúde, já que ele atua na cicatrização, ajuda na divisão celular e fortalece o sistema imunológico.

Consuma alimentos ricos em zinco, como aveia, nozes e carne. Os médicos também recomendam a suplementação de zinco, se necessário.

Inchaço na ponta dos dedos

7 Coisas que as mãos podem revelar sobre sua saúde

Se seus dedos parecem baquetas de percussão, com a ponta volumosa, pode ser decorrência da falta de oxigênio no corpo. Isso pode ser sintoma de uma doença grave e séria, como câncer de pulmão ou deficiência cardíaca. Procure um médico imediatamente caso perceba esse sinal.

Você já sofreu com algum dos sintomas citado anteriormente? Já notou uma conexão entre as mãos e a saúde em geral? Comente! 

Através da Incrivel.clulb
COMENTÁRIOS
Carregando...