5 segredos para casamentos felizes

O psicólogo e especialista em relacionamento, John Gottman, explica mais de 40 anos de pesquisa em seu livro “O que faz o amor durar”, que a confiança e o compromisso são os dois maiores segredos dos casamentos felizes.

Quem é casado vai dizer que é um trabalho árduo. É um compromisso que requer mais esforço do que simplesmente um namoro de longo prazo. Quando você traz alguém para sua vida de forma permanente, encontra alguns problemas no caminho.

Mas, só porque o casamento pode ser difícil, não significa que não valha a pena! O casamento pode ser um momento feliz na vida de alguém, preenchido com todas as melhores lembranças.

No entanto, nem todos os casamentos são bem-sucedidos. Especialistas em relacionamentos revelaram exatamente o que é preciso para garantir que um casamento permaneça forte.

5 segredos para casamentos felizes

1. Gentileza

De acordo com o especialista em relacionamentos, James Preece, “O maior presente que você pode dar ao seu parceiro é a chance de sentir sua falta.” Depois que a fase de lua de mel termina, você pode perceber que não quer estar em torno de seu parceiro 24 horas por dia, e isso é normal! Estar em torno de alguém o tempo todo pode causar irritação, ou fazer uma pessoa ou ambas as partes se sentirem sufocadas.

É importante que cada parceiro tenha tempo para si. Também é importante que seu parceiro tenha a chance de sentir sua falta. É importante que cada parceiro tenha seus próprios amigos e interesses, além dos que compartilham entre si, como um casal.

Embora possa parecer fácil lidar com isso, quando se está com alguém que ama, todos nós já dissemos coisas que não queríamos dizer, ou adotamos uma maneira passivo-agressiva de mostrar nosso desagrado. Concentrar-se em ser amável fortalece qualquer casamento.

2. Compromisso

De acordo com o terapeuta conjugal Andrew Marshall, “As pessoas pensam que o amor é apenas uma conexão, mas é igualmente importante ter boas habilidades de relacionamento. E o mais importante é poder negociar um com o outro.”

Ser capaz de negociar com seu marido ou esposa, mesmo as coisas mais pequenas, pode criar confiança na sua capacidade de comunicação, de modo que, quando algo grande acontecer, você poderá contar com uma comunicação aberta para resolver o problema. Argumentar até que uma pessoa ceda só irá provocar ressentimento, o que enfraquecerá os laços do relacionamento.

3. Capacidade de escuta

Dê ao seu parceiro tempo para falar o que está em sua mente. Mesmo que o argumento pareça não estar levando a lugar algum, é importante que ambos os parceiros tenham espaço e momento para falar. De acordo com o terapeuta Dr. Mike McNulty, “Concentre-se nas coisas estressantes ou eventos que são importantes para o seu cônjuge. Ouça. Ajude-o a expressar seus sentimentos. Simpatize. Apoe. A maioria de nós só quer ser ouvida.”

4. Espaço mútuo

Se você não entender algo que seu parceiro está fazendo, ser amável pode significar dizer: “Você vai me ajudar a entender?” Às vezes, ser gentil significa admitir que está errado e dizer: “Desculpe, você pode me perdoar?” Ao mesmo tempo, significa aceitar essa desculpa e perdoar seu parceiro.

5. Diversão

Nunca se esqueça da razão pela qual vocês se casaram – estavam apaixonados, e gostavam tanto da companhia um do outro que decidiram ficar juntos pelo resto de suas vidas! Divertir-se juntos é a melhor maneira de construir a intimidade e manter seu casamento forte. Há momentos para ser sério e há momentos para ser bobo, e um casamento forte tem um equilíbrio saudável sobre ambos. A intimidade física é uma parte importante de manter seu casamento forte. Reserve um espaço em sua agenda para ter algum tempo romântico com seu parceiro, para se divertir com ele.

Embora o casamento não seja sempre um caminho suave, existem maneiras de mantê-lo vivo. Aprender a comunicar suas necessidades e sentimentos ao seu parceiro vai garantir que você tenha a base para qualquer tempestade, seja dificuldades financeiras, sofrimento ou discussões. O amor é um fator importante para manter seu casamento forte, mas nem sempre é suficiente. Felizmente, essas dicas de especialistas em relacionamentos podem ajudar a garantir que seu casamento permaneça saudável.

COMENTÁRIOS
Carregando...