14 sinais que indicam problemas na tireoide

A glândula tireoide é uma das glândulas endócrinas que produzem hormônios capazes de controlar as atividades do nosso corpo – por isso é tão importante que ela esteja em equilíbrio.

Os hormônios tireoidianos agem na corrente sanguínea, estimulando o metabolismo e o equilíbrio dos órgãos, como a velocidade que queimas as calorias e o quão rápido o coração bate.

Localizada na região do pescoço e garganta, qualquer alteração nessa glândula pode causar problemas de saúde de vários tipos – e isso infelizmente está sendo cada vez mais comum.

Quando a tireoide produz número excessivo ou incorreto de hormônios, isso desestabiliza as funções do nosso corpo, fazendo com que nossa saúde fique prejudicada.

É por isso que é extremamente importante você saber quais são os sintomas que podem alertar sobre problemas na tireoide:

14 sinais que indicam problemas na tireoide

1. Desconforto na garganta

Como dissemos, esta glândula está localizada na região do pescoço e garganta.

Por isso, se você sentir qualquer desconforto nesta área, que pode ser dor no pescoço ou na garganta, inflamação, ou uma mudança perceptível em sua voz, é recomendável que você vá ao seu médico o mais rápido possível, para que ele possa imediatamente investigar e descartar problemas na glândula.

2. Dificuldade de concentração

  • Alterações hormonais na tireoide podem afetar significativamente a concentração das pessoas.
  • Se você notar que está com dificuldade para se concentar, que a memória falha facilmente, procure um médico para saber se o problema está relacionado com a sua tireoide.
  • Em muitos casos, os pacientes com hipotireoidismo que recebem um tratamento adequado obtêm grandes e favoráveis ​​alterações nas funções cognitivas, independentemente da idade.

3. Perda de cabelo

  • Este é outro sintoma comum em quem está com problemas na tireoide.
  • Embora a perda de cabelo seja normal em algumas estações do ano, se você notar que esta condição se estende e é permanente, pode ser devido a algum distúrbio de tireoide.

4. Pele seca

Se, junto com os outros sintomas descritos aqui, a textura da sua pele tornar-se mais seca, com um comichão ou vermelhidão perceptível na área, é muito provável que isso seja devido a problemas hormonais causadas pela tireoide.

5. Alterações no peso

  • O aumento ou a diminuição constante de peso é motivo de grande preocupação, principalmente quando não houver alteração no nosso estilo de vida, na nossa dieta e na intensidade das atividades físicas.
  • Se nada disso – estilo de vida, dieta e atividade física – for a causa do ganho ou perda de peso, é possível que seja um sintoma claro de hipotiroidismo.
  • É normal também a perda de apetite.

7. Cansaço constante

  • Se você se sentir exausto todo o dia, mesmo dormindo as horas necessárias, é provável que esteja relacionado com a sua tireoide.

8. Muita seda

  • Quando a glândula tireoide não está funcionando bem, é normal sentir muita sede ao longo do dia.

9. Alterações de humor

  • Quando a produção de hormônios pela tireoide é excessiva, é muito comum sentir grandes mudanças em suas emoções, como irritabilidade, depressão, tristeza ou raiva constante.
  • Isso se deve a uma alteração dos níveis de serotonina no cérebro.

10. Pressão na barriga

  • Quando existem problemas de tireoide, é normal que você se sinta mais agitado e angustiado, sentindo uma forte pressão sobre a área da barriga.

11. Palpitações

  • Palpitações no pescoço são normalmente um sinal claro de que a tireoide não está funcionando bem.

12. Pressão arterial elevada

  • A pressão arterial elevada é outro sinal de mau funcionamento da tireoide.

13. Aumento do colesterol

  • Os níveis do colesterol ruim também costumam aumentar.

14. Queda da libido

A diminuição do desejo sexual é mais um dos sintomas comuns de quem está com problemas na tireoide.

Importante!

Se sentir alguns desses sintomas, procure seu médico para uma investigação mais completa.

Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.

[in:curapelanatureza.com]

você pode gostar também
Comentários
Loading...