13 sinais de um ataque cardíaco nas mulheres

Estima-se que 380.000 mulheres sofram um ataque cardíaco todos os anos.

Mas o pior não é isso: a doença, no sexo feminino, não dá sinais evidentes de que está chegando (ao contrário do que acontece com os homens).

Isso dificulta o diagnóstico e, muitas vezes, impede o tratamento.

De acordo com um estudo recente, de 30 a 37% das mulheres que tiveram um ataque cardíaco não tiveram a dor no peito típica da doença.

O infarto, nelas, se manifesta como um conjunto de sintomas facilmente confundidos com outros problemas, tornando-se muitas vezes fatal.

Aqui, reunimos alguns dos sinais comuns de ataque cardíaco que todas as mulheres devem conhecer.

1. Náusea

Náusea é um sinal de ataque cardíaco surpreendentemente comum para as mulheres.

Um estudo publicado na revista Circulation entrevistou 2.009 mulheres que foram hospitalizadas por um ataque cardíaco e descobriu que cerca de 61,5% delas experimentaram náuseas ou dores de estômago como um sintoma de sua doença.

2. Fadiga

“Meu primeiro sintoma foi incrível fadiga”, diz Allie, vítima de ataque cardíaco.

“Eu estava sentada na cama, assistindo TV e de repente não conseguia mais nem levantar a cabeça.”

E a história de Allie não é incomum.

Esse mesmo estudo descobriu que mais de 45% dos pacientes de ataque cardíaco feminino relataram sentir fraqueza ou fadiga antes de irem ao hospital.

3. Tontura

De acordo com a American Heart Association, tonturas, vertigens e desmaios são sinais de ataques cardíacos relativamente comuns entre as mulheres.

Se de repente você não consegue ficar de pé sem sentir vertigem, você deve procurar tratamento profissional.

4. Transpiração intensa

Das 2.009 mulheres pesquisadas no estudo publicado na Circulation, aproximadamente 53,3% disseram ter experimentado sudorese como um sintoma.

5 Dor na mandíbula

O infarto do miocárdio às vezes se manifesta como dores na mandíbula que parecem “como uma dor de dente maçante” ou até mesmo como “ter um pedaço de pipoca preso”.

De fato, de acordo com um estudo publicado em Medicina Oral Cirurgia Bucal , aproximadamente um em cada dez casos de ataque cardíaco se manifesta como dor na mandíbula.

6. Aperto da garganta

Por si só, a dor na garganta pode ser qualquer coisa, desde a garganta inflamada até o resfriado comum.

No entanto, há casos em que um aperto na garganta é uma indicação de algo mais sério, como um ataque cardíaco.

7. Desconforto no braço

A dor no braço é talvez o sinal de ataque cardíaco mais conhecido após a dor no peito.

Mas por que isso acontece?

“Como todas as terminações nervosas entram na coluna vertebral no mesmo lugar – do braço, do peito – o cérebro não consegue perceber que isso está realmente acontecendo no coração”, disse  Marla Mendelson, professora associada de cardiologia, na Northwestern Medicine, em Chicago.

8. Falta de ar

Com base em estudos de amostragem, as mulheres têm maior probabilidade de sentir falta de ar quando têm um ataque cardíaco.

Segundo o estudo publicado em Circulation, por exemplo, cerca de 53% das mulheres entrevistadas relataram sentir-se sem fôlego como um dos seus sinais de ataque cardíaco.

9. Dor nas costas

“Dor na mandíbula, costas ou braços pode sinalizar uma condição cardíaca, especialmente se a origem é difícil de identificar”, segundo a Cleveland Clinic.

Em outras palavras, se você perceber do nada que suas costas estão causando um desconforto intenso, é possível que sua dor seja um sintoma de ataque cardíaco.

10. Pressão no peito

Em comparação com os homens, as mulheres são muito menos propensas a sentir a dor no peito comumente associada a um ataque cardíaco.

Em vez disso, pacientes do sexo feminino tendem a descrever sua dor como mais uma pressão no peito.

11. Indigestão

Se você está tendo azia em conjunto com outros sintomas comuns de ataque cardíaco, então você deve procurar um médico.

Um número surpreendente de sobreviventes de ataques cardíacos femininos lista a azia como o primeiro sintoma de infarto.

12. Vômito

Enquanto algumas vítimas de ataque cardíaco experimentam apenas ondas de náusea ou dor de estômago, outros têm vômitos intensos que é quase como se elas tivessem com intoxicação alimentar.

13. Dores de cabeça

Embora menos comum, uma dor de cabeça pode ser uma “apresentação rara de infarto do miocárdio (MI)”, como revela um estudo publicado na Revista Científica Acta Cardiologica Sinica.

Além disso, estudos mostram que mulheres que sofrem de enxaqueca com auras são mais suscetíveis a ataques cardíacos do que aquelas que não têm enxaqueca, o que significa que qualquer tipo de dor de cabeça intensa é um sinal de que você precisa ficar de olho na saúde do seu coração.

E, se você sofre de dor de cabeça frequente, é hora de aprender o que elas estão dizendo sobre sua saúde.

RELACIONADOS:
COMENTÁRIOS
Carregando...

Send this to a friend