Vejam porque você não deve limpar os ouvidos com o cotonete

Praticamente todo mundo é adepto ao uso dos famosos cotonetes, porém, poucos sabem que não se deve limpar os ouvidos com eles, se você limpa seus ouvidos com ele saiba que esta fazendo muito mal.

Vejam porque você não deve limpar os ouvidos com o cotonete
Foto/Reprodução

Os ouvidos são regiões super sensíveis e é por isso que você deve saber o que acontece com eles quando o limpamos com cotonetes, uma limpeza incorreta pode causar vários danos ao canal auditivo, por exemplo, infecções, e até reduzir nossa capacidade de audição, muitas pessoas mesmo nos dias de hoje ainda se prendem a padrões antigos de higiene, para se ter uma ideia o jornal “The Telegraph”, disse que, pelo menos 7,000 Ingleses precisam de atendimento médico todos os anos, após ter machucado os ouvidos pelo uso de cotonete.

Limpar os ouvidos com cotonetes pode causar danos ao tímpano: por que?

Vejam porque você não deve limpar os ouvidos com o cotonete
Foto/Reprodução

A maioria das pessoas não sabe, mas os médicos e outro profissionais da área, não aconselham que os pacientes limpem seus ouvidos com cotonetes, o fato é que não devemos empurrar absolutamente nada no canal auditivo, porque o risco de causar danos ao tímpano é extremamente considerável, por exemplo, ao limpar usando cotonetes você estará empurrando a cera para dentro do ouvido, e isso pode acarretar entupimento do canal, e esse não é o único motivo.

Outros perigos causados pelo uso de cotonetes.

Esfregar a pele do canal auditivo acaba liberando histamina, que pode causar inflamações e irritação do local, outro motivo é que qualquer movimento errado pode ocasionar dano mecânico, como , por exemplo o rompimento do tímpano, porém, outra razão que leva os médicos a não aconselhar o uso do cotonete é a respeito da cera que todos nós temos nos ouvidos.

Você sabia que a cera do ouvido não é sujeira?

Uma informação de extrema importância é saber que a cera de temos em nossos ouvidos são produzida pelo nosso próprio corpo pelas glândulas que se fazem presentes, elas têm o papel no sistema de defesa, suas propriedades antibacterianas fazem com que limpe e lubrifique o canal.

Antes de saber como limpar corretamente os ouvidos, você tem que saber exatamente quando.

A maioria das pessoas não sabe, mas em sua grande maioria, as orelhas se limpam sozinho, expulsando o excesso de cera, quando a cera seca a mandíbula se encarrega de fazer o restante do trabalho, muitas pessoas chegam a relatar que nunca limparam as orelhas nesses casos a genética entra em ação e é fundamental.

Porém, para algumas pessoas, o excesso de cera é um grande problema, para isso é de extrema importância a limpeza correta, sem deixar a segurança de lado.

O que você faria se não pudesse usar um cotonete?

Vejam porque você não deve limpar os ouvidos com o cotonete
Foto/reprodução

Em primeiro lugar, vamos deixar claro que se o volume de cera produzido em seu ouvido parece ser excessivo ao extremo, você deve procurar um médico.

Porém, se você prefere fazer uma limpeza não-invasiva para tentar solucionar o caso, pode-se tentar fazer o seguinte: Misture água que esteja em temperatura ambiente, algumas gotas de vinagre branco e a mesma quantidade de gotas de álcool, coloque o líquido no seu ouvido com cuidado, e aguarde alguns minutos, depois disso verifique se a cera tomou seu caminho natural, lembrando que procurar um médico é sempre o melhor caminho.

COMENTÁRIOS
Carregando...