Usos inteligentes que o bicarbonato pode ter na jardinagem

O bicarbonato de sódio é um produto caseiro muito versátil, ele pode ser muito útil para além da culinária.

Afastar formigas, remédio para azia, polir talheres, desodorizante do frigorífico, e muitos mais.

A seguir apresentamos 9 uso muito úteis que o bicarbonato de sódio pode ter na jardinagem

Usos inteligentes que o bicarbonato pode ter na jardinagem

1. Míldio

Míldio é o termo geral para uma variedade de doenças das plantas que formam uma película branca nas folhas. É o pesadelo de qualquer jardineiro, mas há uma solução. Misture duas colheres de chá de bicarbonato de sódio com 950 ml de água e borrife nas folhas a cada 10 dias. Seu problema com míldio logo será coisa do passado.

2. Ervas daninhas

Plantas indesejadas que crescem nas rachaduras e entre pedras são um verdadeiro incômodo. Mas se você jogar um pouco de bicarbonato nos lugares onde elas estão crescendo, seu problema se resolverá rapidamente.

3. Formigas

Antes de mais nada, formigas são na verdade muito benéficas para um jardim e não deveriam ser exterminadas a menos que estejam causando problemas sérios, como aninharem-se nas paredes da sua casa. Mas se for necessário, você pode usar uma mistura de bicarbonato de sódio e açúcar em pó pelos caminhos que elas geralmente percorrem, e elas logo estarão fora da sua casa.

4. Farpas

Farpas são praticamente inevitáveis quando você está trabalhando no jardim. Se o pedaço de madeira não sair facilmente, tente esfregar um pouco de bicarbonato de sódio envolvendo-o com uma bandagem e deixando fazer efeito de três a quatro horas. Isso deve fazer a farpa sair o suficiente para que você consiga agarrá-la e puxá-la para fora.

5. Etiquetas

Quando a fruta está madura, é hora de fazer um pouco de geleia caseira. A maioria das pessoas usa potes velhos que já tinham algo neles e normalmente têm uma grande etiqueta. Para se livrar dela, faça uma pasta com óleo de cozinha e bicarbonato de sódio e depois esfregue-a nas etiquetas. Meia hora depois, elas vão praticamente desgrudar sozinhas.

6. Calcário nos vasos de flores

As flores estão lindas, mas os vasos… eca! Para se livrar daquele calcário horrível, faça uma mistura de bicarbonato de sódio, ácido cítrico e amido de milho. Essa combinação por si só não fará muito, mas se mergulhar os vasos em vinagre diluído antes, então ela irá remover o calcário em um piscar de olhos.

7. Manchas

Quando está cuidando do jardim, manchas nas roupas são parte normal do processo, mas isso não quer dizer que tenha que viver com elas! Misture o bicarbonato com água em uma pasta e esfregue-a nas manchas. Deixe descansar por um tempo e então lave. Adeus, manchas!

8. Odores

Odores desagradáveis são parte da natureza, e não vai conseguir evitá-los em seu jardim. Nós não recomendamos tentar mascarar o cheiro da pilha de compostagem cobrindo-a com bicarbonato de sódio, mas você pode usá-lo em outros lugares. Por exemplo, se tem lixo na garagem, talvez queira deixar uma lata de bicarbonato de sódio ao lado para absorver o pior do cheiro.

9. Pulgões

A maioria das pessoas corre até a loja e compra algum pesticida forte quando os encontram em suas plantas, mas há uma solução bem mais natural. Misture duas colheres de chá de bicarbonato de sódio com 950 ml de água e borrife nas plantas afetadas. Quando estiver chovendo, simplesmente adicione um pouco de óleo de cozinha e sabão de coco orgânico à mistura para que ela grude nas folhas. Se notar insetos e cochonilhas nas folhas, adicione um pouco de álcool retificado à mistura.

COMENTÁRIOS
Carregando...