O chá de pata-de-vaca atua no controle dos níveis de glicose do sangue. Saiba como a planta pode ser útil no tratamento do diabetes
O diabetes é uma doença metabólica de origem múltipla, caracterizada pela falta de insulina ou pela incapacidade de este hormônio hipoglicemiante exercer a sua função da maneira adequada, o que acarreta no aumento da glicose (açúcar) no sangue.
De acordo com um levantamento do Ministério da Saúde, realizado em 2012, o diabetes supera o número de óbitos em acidentes de trânsito no Brasil.
O chá de pata-de-vaca (bauhinia fortificata) pode ser utilizado como um remédio natural para auxiliar no combate a esta enfermidade, pois a planta atua no controle dos níveis de glicose do sangue.
Devido aos benefícios que pode proporcionar aos diabéticos, a pata-de-vaca é conhecida como “insulina vegetal”.
Benefícios do chá de pata-de-vaca para tratar o diabetes
A pata-de-vaca é uma planta medicinal nativa do sul do Brasil, sendo também encontrada em países como a Argentina, Paraguai e Uruguai.
É formada por substâncias como os alcaloides e, além de reduzir a taxa de açúcar no sangue, também diminui os triglicerídeos, colesterol total e o colesterol “ruim”.
Devido às suas propriedades, o chá de pata-de-vaca é um grande aliado no controle do diabetes, uma vez que ajuda a controlar os níveis de glicose do sangue.
Além disso, esta bebida também é um excelente diurético, proporcionando benefícios aos rins e sistema urinário, e auxiliando no tratamento da poliúria, cistite, pedras nos rins e outros problemas renais.
O kaempferitrin é uma substância presente na pata-de-vaca que contém propriedades diuréticas e antioxidantes, podendo auxiliar no reparo de danos às células renais.
A pata-de-vaca também apresenta propriedades anti-inflamatórias, que atuam na proteção das paredes dos vasos sanguíneos.
Esta planta ainda pode ser utilizada no tratamento de cálculos na bexiga ou rins, hemofilia, obesidade e doenças do coração.
Como preparar o chá de pata-de-vaca?
Ingredientes
– 1 colher de sopa da planta;
– 250 ml de água.
Modo de preparo do chá de pata-de-vaca
Ferva a água e, quando ela estiver suficientemente quente, adicione a planta. Abafe o recipiente pelo período de 10 minutos e depois coe.
É necessário consultar um médico para que o profissional indique a quantidade de chá que pode ser ingerida.
Contraindicações e efeitos colaterais
O chá de pata-de-vaca é contraindicado para gestantes, mulheres em fase de amamentação, pacientes com crises de hiperglicemia e doenças crônicas.
Esta planta pode potencializar os efeitos de medicamentos antidiabético, portanto, os indivíduos que sofrem com diabetes devem consultar um profissional da saúde antes de iniciar o uso do chá de pata-de-vaca.
Lembre-se que um especialista sempre deve ser consultado e que esta planta apenas pode ser utilizada como um complemento do tratamento indicado por seu médico.
- Like
- Digg
- Del
- Tumblr
- VKontakte
- Buffer
- Love This
- Odnoklassniki
- Meneame
- Blogger
- Amazon
- Yahoo Mail
- Gmail
- AOL
- Newsvine
- HackerNews
- Evernote
- MySpace
- Mail.ru
- Viadeo
- Line
- Comments
- Yummly
- SMS
- Viber
- Telegram
- Subscribe
- Skype
- Facebook Messenger
- Kakao
- LiveJournal
- Yammer
- Edgar
- Fintel
- Mix
- Instapaper
- Copy Link