Justiça obriga Vale a resgatar animais da lama sob multa diária de R$ 50 mil

A juíza Perla Saliba Brito, determinou que a empresa Vale S.A. proceda de imediato à contratação ou ao fornecimento de equipe capacitada.

Além de medicamentos, alimentos, maquinários e todo e qualquer meio adequado ao resgate. Também acolhimento e tratamento dos animais agonizantes na lama da barragem.

Em caso de descumprimento, a magistrada definiu multa diária de R$ 50 mil. Além de incursão no crime de desobediência.

Mas a juíza enfatizou que essa ação não deve, em hipótese alguma, prejudicar a atuação dos bombeiros no resgate das vítimas humanas.

O pedido foi formalizado pelo deputado estadual de Minas Gerais, Noraldino Lúcio Dias Júnior. Pois ele afirmou que as atividades inerentes ao salvamento dos animais não têm sido realizadas devido à falta de apoio da empresa causadora do dano.

Uma das preocupações do parlamentar é a questão sanitária. Porque há risco de doenças por meio de contaminação decorrente dos animais mortos.

Além da tentativa de salvar os animais que ainda estão com vida. Muitos deles pertencentes a agricultores que viviam às margens do rio Paraopeba e imediações.

Veja abaixo na íntegra a nota da Vale

“Cerca de 50 profissionais trabalham incansavelmente no resgate da fauna local nas duas margens do rio Paraopeba, após rompimento da Barragem I, em Brumadinho (MG). Até o momento, já foram resgatados 26 animais domésticos. A força-tarefa é formada por veterinários, biólogos e auxiliares, contando com voluntários, consultorias e funcionários Vale.

A ação é coordenada pela equipe de biólogos Vale em parceria com o Conselho Regional de Medicina Veterinária, sendo que este mobilizou voluntários para auxiliarem nas ações de resgate. E no atendimento nos centros de tratamento veterinário montados para o atendimento, onde estão sendo acolhidos os animais resgatados.

Clique aqui para baixar o vídeo com depoimento de Rafael Rezende Silva, analista de meio ambiente da Vale.

Além desses centros, a ação conta com uma unidade de atendimento móvel. Que está sendo utilizada para dar os primeiros atendimentos aos animais resgatados.

Caso alguém tenha informações sobre animais em situação de risco e resgatados a Vale incentiva que a população utilize o 0800 285 7000 ou ligue para o Corpo de Bombeiros.

Todas as informações estão sendo atualizadas em vale.com/brumadinho”.

Fonte: BHAZ

COMENTÁRIOS
Carregando...

Send this to a friend