SaúdeCuriosidades

Por que as mãos ficam dormentes enquanto dormimos?

Estamos dormindo e, no meio da noite, acordamos com uma espécie de “descarga elétrica” nas mãos ou dedos, ou então, quando ao despertarmos, parece que alguém veio durante a noite e cortou nossas mãos, pois elas estão dormentes.

A que se deve esta sensação? Saiba mais neste artigo!

Mãos dormentes

Por que as mãos ficam dormentes enquanto dormimos

Tanto as câimbras quanto a dormência são desagradáveis, estejamos dormindo ou não. Se acontece apenas de vez em quando não há problema, mas se é mais a regra que a exceção, talvez devêssemos prestar mais atenção a esses sinais.

Ambas as sensações podem aparecer em qualquer parte do nosso corpo, ainda que as áreas mais frequentes sejam as extremidades: mãos, pés, braços e pernas.

Os sintomas são formigamento e sensação de picada, como se estivessem cravando dezenas de pequenos alfinetes ou agulhas em nós. Algumas pessoas também experimental ardor.

As principais causas da dormência das mãos enquanto dormimos ou estamos deitados são:

  • Permanecer muito tempo na mesma posição (dormir sem se mover).
  • Leve lesão nas mãos (pode ser, por exemplo, um machucado que tenhamos sofrido durante o dia).
  • Lesão no pescoço que provoca um entorpecimento dos dedos, mãos ou braços.
  • Tarefas cotidianas que requeiram flexionar e estender os pulsos, assim como fazer muita força ou manipular ferramentas que vibrem ou exerçam pressão.
  • Retenção de líquidos (sobretudo durante a menopausa, gravidez e em casos de sobrepeso).
  • Falta de vitamina B12.
  • Consumo de certos medicamentos.
  • Lesão ou pressão em um nervo da mão ou pulso.

Recomendamos ler: Reduza os sintomas da menopausa com estes alimentos

A lesão no pulso e a dormência nas mãos

 

Cerca de 3% da população sente que uma ou as duas mãos ficam dormentes durante a noite, pelo menos, uma vez por semana.

Há quem vá ao médico para obter um diagnóstico e quem considere isso “normal”, até que as incomoda demais e decidem consultar um especialista.

Quando existe uma lesão no pulso, podemos sofrer não apenas a dormência e as câimbras noturnas, como também falta de força para pegar alguns objetos ou uma grande dor ao fazer certos movimentos.

Por exemplo, as coisas caem das nossas mãos ou falta flexibilidade ao querer realizar tarefas cotidianas. Se não for tratado a tempo, com o passar dos anos, pode resultar em falta de sensibilidade.

Para saber se o problema das mãos ficarem dormentes durante a noite é causado por um problema do sistema nervoso, temos que consultar um médico. Também é imprescindível saber a área exata da dor ou incômodo.

Os dedos mais afetados por câimbras ou dormência durante a noite são o polegar, o indicador e o dedo médio.

Se isso acontece, o problema tem nome e há muitos dados a respeito:

Síndrome do túnel do carpo, também conhecida como “Síndrome da secretária”. Em termos médicos, a definição é uma neuropatia periférica que se desenvolve quando o nervo médio (que vai do antebraço até a mão) está sofrendo alguma pressão.

O nervo do pulso é o responsável pela sensibilidade e movimento da mão e dos dedos. Quando está sob pressão, causa vários sintomas, entre eles, que a região fique dormente.

Por que enquanto dormimos? Às vezes, as pessoas com síndrome do túnel do carpo experimentam os sintomas em qualquer momento do dia, mas eles se agravam quando vão dormir.

Isso é causado porque o nervo trabalhou por várias horas e quando “descansa” fica tenso.

 

Se os sintomas se refletem nos dedos anelar e mindinho, o problema tem a ver com a pressão no nervo cubital, que pode ser afetado por uma pressão no cotovelo.

Por exemplo, se você sofreu um acidente e caiu se apoiando no cotovelo, sentirá uma espécie de “eletricidade” na região.

Este nervo é o encarregado também de mobilizar a área entre a clavícula e a primeira costela. Os vasos sanguíneos também entram no jogo e, por esta razão, vale a pena analisar bem a dormência.

Pode ser causada por problemas congênitos, movimentos repetitivos (por exemplo, em praticantes de tênis) ou má postura (ter sempre os ombros “caídos”).

O que fazer quando as mãos ficam dormentes?

 

Se você está vivenciando os sintomas da dormência, calor, formigamento ou enrijecimento das mãos, sobretudo durante a noite, existe uma grande possibilidade de que esteja sofrendo da síndrome do túnel do carpo, ou de um problema no cervo cubital.

Em ambos os casos, recomendamos consultar um médico. Com o passar do tempo, se não se tratar, a dor será insuportável e também será sentida ao longo do dia.

O risco de sofrer com esses problemas é maior nas mulheres, por causa das tarefas que realizam diariamente (tanto as que são donas de casa quanto as que trabalham fora).

A impossibilidade de discernir entre o frio e o calor é uma consequência grave, assim como a atrofia da base do dedo polegar.

No entanto, para não chegar a esses extremos, recomendam-se certos exercícios básicos que têm o objetivo de relaxar o túnel do carpo, para que o mesmo não fique tão tenso.

Basta pegar uma bolinha de borracha na palma da mão (pode-se encontrar uma em lojas para pets e jogos).

  • Feche os dedos e exerça pressão sobre a bola.
  • Repetir várias vezes, mantendo a pressão por alguns segundos antes de voltar à posição inicial.
  • Procure fazer esse exercício pelo menos uma vez por dia.

 

Você pode aproveitar os períodos “mortos” do dia, como por exemplo enquanto anda de metrô até o trabalho ou casa, na fila do banco, no mercado, ou enquanto espera seu filho na saída da escola.

Você também pode aproveitar enquanto assiste a um filme, lê um livro ou toma um banho de banheira. O importante é praticar diariamente por alguns minutos.

O nervo se fortalecerá e você notará que as mãos não ficarão tão dormentes durante a noite.

REFERÊNCIAS

http://www.medciencia.com/doctor-por-que-se-me-duermen-las-manos/

http://www.elpais.com.uy/vida-actual/manos-adormecidas-sindrome-tunel-carpiano.html

LER MATERIA COMPLETA...
Botão Voltar ao topo
Share via

Você não pode copiar conteúdo desta página

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios
Send this to a friend