Como fazer Mandala Feita com Jornal

A palavra Mandala significa “círculo”, mas ela representa muito mais do que apenas uma forma geométrica. Trata-se de um símbolo da relação do ser humano com o infinito, que se estende aos seus corpos e mentes. Ela representa todos os aspectos da vida, incluindo a terra, o sol, a lua, além de amigos, familiares e comunidades.

As mandalas são desenhos circulares, que simbolizam a ideia de que a vida nunca está terminando. Muitas mandalas têm um significado espiritual peculiar, referindo-se a um indivíduo ou um grupo. Os hindus foram os primeiros a utilizá-las como uma ferramenta espiritual, mas foi por meio dos budistas que elas se popularizaram.

São utilizadas para fins de meditação, permitindo que o indivíduo medite para estar em comunhão com o universo. O simbolismo por trás da criação de uma mandala pode ter significado importante para muitos indivíduos, especialmente para judeus, budistas, cristãos, etc. Podem ser criadas para simbolizar a vida, para contar uma história de alguém, para decoração, etc.

Como se pode ver, a mandala é um objeto com muitos significados, porém, existem pessoas que a utilizam como item decorativo. Há, claro, aqueles que unem o útil ao agradável e decoram suas casas com uma peça bonita, mas, ao mesmo tempo, com um significado especial. Se quer ter uma bela mandala em casa confira o tutorial a seguir e veja como criá-la utilizando folhas de jornal como base.

Mandala de Jornal: Passo-a-passo

Assista ao vídeo abaixo e confira todo o passo-a-passo escrito para não ficar com nenhuma dúvida e conseguir fazer uma mandala linda gastando muito pouco. Apesar de ser um tutorial com muitos detalhes não é difícil, basta ter paciência para fazer todas as peças necessárias. Peça ajuda para a família, assim conseguirá fazer todos os itens muito mais rapidamente.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=5lwkqaX1ibM?feature=oembed&w=780&h=439]

Materiais Necessários:

  • Folhas de jornal
  • Pincel
  • Cola Branca

Como Fazer:

Fase 1 – Criando as Peças da Mandala

Antes de começar a fazer a mandala propriamente dita é necessário fazer as peças em jornal que serão utilizadas para montá-la. Confira!

1 – Iremos utilizar retângulos de jornal em quatro tamanhos diferentes.

Peça 1 – Metade de uma página do jornal

Peça 2 – Metade da peça 1

Peça 3 – Metade da peça 2

Peça 4 – Metade da peça 3

Importante: A quantidade exata de peças irar variar de acordo com o tamanho da mandala que você deseja fazer. O miolo é a única peça que só será usada uma vez. Para o restante é necessário ir fazendo de acordo com a necessidade. Nossa dica é começar fazendo uma quantia boa de peças e, depois, ir completando conforme surgir a necessidade.

2 – Depois de cortar é hora de começar a enrolar os pedaços de jornal, formando uma espécie de palito. Utilize o pincel para passar cola na ponta e fixar. Ao final você terá 3 “palitos” de jornal de tamanhos diferentes.

3 – Utilizando os “palitos”, deverão ser feitas as peças que irão compor a mandala.

Peça 1 – Utilize duas varetas para fazer um rolinho que será o miolo da mandala

Peça 2 – Rolinhos sem orifício

Peça 3 – Rolinhos sem orifício e com orifício

Peça 4 – Rolinhos sem orifício

DICA 1: Ao enrolar, escolha qual será aquele que ficará do lado de fora e cuide para que fique bem liso. Para facilitar, faça o rolinho, fixe com cola na ponta e, então, pressione-o sobre uma superfície lisa. Dessa forma, ele ficará com um acabamento bem bonito. Faça isso com todas as peças.

DICA 2: Para fazer o rolinho da Peça 3, utilize uma caneta para medir o tamanho do orifício. Assim, todas as peças ficarão do mesmo tamanho.

Fase 2 – Montagem da Mandala

Depois que as peças estão prontas é hora de começar a montar a mandala.

1 – Posicione o miolo (Peça 1) em uma superfície lisa e comece a colar os rolinhos (Peça 2) em volta dele. Mais uma vez será necessário utilizar cola branca e o pincel para aplicar.

2 – Pegue duas varetas do modelo 1, aplique cola em toda a sua extensão e envolva a “flor” que acabou de formar, como uma espécie de divisória entre as peças.

3 – Agora iremos utilizar os rolinhos com orifício (Peça 3) e colar em volta.

4 – Novamente é hora de utilizar mais varetas do modelo 1 para fazer a divisória. É importante que seja uma linha dupla, então utilize quantas varetas achar necessário.

5 – Cole as peças de número 3 (sem orifício) em volta de toda a mandala.

6 – Faça outra divisória, sempre seguindo a regra de que seja uma linha dupla.

7 – Pegue mais peças 3 (com orifício) e cole em volta, porém agora vamos deixar espaço entre elas. Cuide para que o espaço fique igual entre todas elas. Para isso, você pode utilizar um objeto para medir, como uma caneta, por exemplo.

8 – Agora é necessário fazer uma nova peça, dessa vez em formato de gota. Recorte quadrados de 7×7 cm em jornal, enrole e forme uma gota, sempre fixando a ponta com cola.

9 – Cole as gotas entre as peças, pulando uma, sempre com a ponta para o lado de fora.

10 – Utilize as peças 4 (rolinhos pequenos sem orifício) para colocar em volta de todas as gotas.

11 – Coloque uma peça 3 (sem orifício) entre aquelas que estiverem sem a gota.

12 – Depois de terminar toda a montagem, utilizando o pincel, aplique cola sobre as peças menores que acabou de colar e use um secador de cabelo para tornar o processo mais rápido.

13 – Depois de secar bem, pinte a mandala para dar um acabamento especial. Nossa sugestão é o tom dourado, conforme mostra o vídeo, que deixa um efeito muito especial.

A mandala de jornal é usada para pendurar na parede. Como ela é cheia de orifícios você não irá encontrar dificuldade em pendurá-la. Além disso, por ser feita em jornal, é bastante leve, então um prego pequeno será o suficiente e ficará praticamente invisível em meio a peça.

Gostou do tutorial? Então aproveite para compartilhá-lo em suas redes sociais!

COMENTÁRIOS
Carregando...