Extrato de hortelã: cura resfriados, cólicas, enxaqueca e ainda emagrece

Uma das ervas mais versáteis da natureza, é a hortelã. A mesma tem inúmeras propriedades medicinais e pode ser utilizada para tratar e prevenir doenças. Pode ser usada de várias formas – a mais tradicional é o chá. Mas uma das maneiras mais utilizadas atualmente é o óleo de hortelã. Ele é excelente para massagem no peito, para os casos de dificuldades respiratórias em decorrência de resfriados e gripes, e na cabeça, para tratar dores e enxaquecas.

Benefícios da hortelã

Alivia problemas de estômago Hortelã é considerado eficiente contra problemas de estômago e pode ajudar com a síndrome do intestino irritável, náuseas, dores de estômago, diarreia ou constipação. As pessoas muitas vezes acham mais fácil consumir chá de hortelã porque ele não contém açúcar, já que balas de hortelã podem irritar ainda mais o estômago.

Ajuda na digestão. Hortelã age como um carminativo refrescante que ajuda a aliviar a dor no trato digestivo, ajudando os gases a se moverem através de seu estômago e intestinos depois de ter consumido as refeições. Em muitas culturas, hortelã é servida depois das refeições para promover o fluxo de bile para que o seu corpo faça a digestão mais facilmente e mais rapidamente. Esse processo é muito útil para queimar gorduras e perder peso.

Extrato de hortelã: cura resfriados, cólicas, enxaqueca e ainda emagrece

Alivia náuseas, febre e tosse. Especialistas afirmam que as folhas de hortelã podem criar um chá que vai ajudar a manter a náusea longe e sarar o estômago “nervoso” ou enjoado que muitas pessoas sentem ao viajar de carro, avião ou barco. As qualidades antiespasmódicas do hortelã podem ajudar a prevenir o vômito, que muitas vezes vem com náuseas ou dores de estômago nessas condições. As propriedades analgésicas do chá podem ajudar a acalmar e relaxar os músculos do estômago e do intestino, ajudando também com problemas relacionados a estes órgãos.

Impulsiona o sistema imunológico. Muitas pessoas consomem chá de hortelã quando elas estão sofrendo com gripes ou resfriados, pois é rico em cálcio, vitamina B e potássio, que pode dar o sistema imunológico um impulso. Alguns afirmam que beber chá de hortelã pode ajudar a manter os casos de asma leve sob controle, embora os profissionais médicos duvidem desta informação. Estes ingredientes podem ajudar a aliviar os sintomas da sua doença e impedi-lo de ficar doente no futuro.

Reduzir mau hálito. Aqueles com mau hálito podem saborear chá de hortelã para ajudar a incentivar um cheiro mais agradável. Beber chá de hortelã em uma base regular é creditado como responsável em ajudar a livrá-lo de forma permanente dos sintomas de mau hálito que podem ser desconfortáveis ou embaraçosos, mas a ciência por trás dessas afirmações é um pouco discutível.

Alivia o estresse. O gosto e o cheiro de hortelã-pimenta são conhecidos para ajudar a aliviar o estresse. Beber chá de hortelã pode ajudar as pessoas a dormir mais facilmente à noite por causa dessas propriedades para aliviar o estresse. Alguns acreditam que este alívio do estresse que vem com beber chá de hortelã está ligada a melhoria do sistema imunológico que esta bebida proporciona.

Outros Benefícios. Alguns afirmam que o chá de hortelã pode suprimir o apetite, o que é útil para aqueles que estão tentando perder peso. Outros pensam que dar um chá de hortelã pode ajudar a gerenciar a cólica. Outros ainda descobriram que beber chá de hortelã pode ajudar a reduzir o desconforto associado a dores de cabeça ou enxaquecas.

Extrato de Hortelã

Hoje você vai aprender uma receita caseira para fazer seu extrato de hortelã, que pode ser consumido ou usado para massagens, principalmente nas drenagens linfáticas, o que ajuda muito na perder da gordura localizada. O extrato pode ser utilizado para massagens os seios da face e atenuar os sintomas da sinusite, também da rinite. Pode ser utilizado para massagens as fonte da cabeça e tratar a enxaqueca. Serve para aliviar a rouquidão do pulmão, para massagear os pés e tratar rachaduras, resumindo é um santo remédio!

É muito fácil fazer esse extrato. Para começar, selecione hortelã fresca. O ideal é meia xícara de folhas (apenas folhas).

Lave bem as folhas em água corrente. Depois, amasse-as com as mãos ou com um pilão para liberar os óleos da hortelã.

Coloque dentro de um vidro ou de uma garrafa e adicione 1 xícara e meia de vodca de boa qualidade.

Tampe o vidro ou a garrafa e coloque num local fresco e escuro. Deixe repousar por 30 dias, mas agite o vidro ou garrafa diariamente.

Pronto, já pode ser consumido!

COMENTÁRIOS
Carregando...