Take a fresh look at your lifestyle.

Dicas para a alimentação dos diabéticos

O diabetes é uma doença bastante séria, que pode ser tratada com algumas mudanças de hábitos, principalmente no que diz respeito a alimentação.

Todo mundo sabe que os diabéticos devem evitar o açúcar, mas não basta cortar os doces para manter a glicose controlada.

Por isso, levantamos algumas informações essenciais sobre a dieta dos diabéticos.

Veja as dicas:

1. Nada é Proibido

Ao receber o diagnóstico do diabetes, muitas pessoas se desesperam pensando que terão uma vida cheia de privações.

É bem verdade que o diabético não deve abusar dos doces, massas e mesmo alguns legumes e frutas, mas isso não quer dizer esses alimentos são proibidos.

Quem está com a glicose controlada pode até comer uma sobremesa de vez em quando. No entanto, o ideal é consultar um médico ou nutricionista para entender melhor qual é a sua situação.

2. Comer a Cada Três Horas

Essa dica deveria ser seguida não só pelos diabéticos, mas por todas as pessoas. Oferecer pequenas porções de alimentos ao organismo várias vezes por dia é uma boa forma de perder peso, prevenir doenças e regular a glicose.

Então, ao invés de abusar nas refeições principais, prefira comer pouco a cada três horas. O mais importante é que você não sinta fome ao longo do dia.

3. Cuidado com Produtos Diet e Light

É cada vez mais comum encontrarmos diversos produtos diet, light ou zero no supermercado. Porém, eles não são necessariamente mais saudáveis, nem devem ser consumidos indiscriminadamente por quem tem diabetes.

Lembre-se sempre de procurar no rótulo se o alimento tem ou não adição açúcar. Converse também com o seu médico antes de comprar doces e guloseimas diet.

4. Abuse das Fibras

Os alimentos que contêm fibras, como frutas, hortaliças e cereais integrais, são essenciais para os diabéticos. Em nosso organismo, as fibras alimentares dificultam a absorção do açúcar durante a digestão.

Assim, fica mais fácil controlar a glicose vinda dos carboidratos e das frutas. Uma ótima sugestão é sempre usar as frutas com casca e adicionar um pouco de aveia ou linhaça na hora de comer.

5. Chás e Remédios Caseiros

Existem várias ervas e produtos naturais conhecidos por ajudar no controle do diabetes, como é o caso do chá de canela, da pata de vaca e da insulina vegetal.

No entanto, nenhum desses remédios caseiros é capaz de manter a glicose regulada se o diabético não seguir a dieta e o tratamento indicado pelo especialista. Cuide da sua alimentação, tome os remédios receitados e só use receitas caseiras como um tratamento complementar.

 

RELACIONADOS:
COMENTÁRIOS
Carregando...

Send this to a friend