-
I
Saúde

Deficiência de vitamina D: Sinais que não devem ser ignorados

Se você evita o sol, sofre alergias ao leite, ou aderi a uma rigorosa dieta vegana, você pode estar em risco de deficiência de vitamina D . Conhecida como vitamina do sol, a vitamina D é produzida pelo corpo em resposta à exposição da pele à luz solar.

Também ocorre naturalmente em alguns alimentos – incluindo alguns peixes, óleos de fígado de peixe e gemas de ovo – e em laticínios fortificados e produtos de grãos.

A vitamina D é essencial para ossos fortes, porque ajuda o corpo a usar o cálcio da dieta. Tradicionalmente, a deficiência de vitamina D tem sido associada ao raquitismo, uma doença em que o tecido ósseo não se mineraliza adequadamente, causando ossos moles e deformidades esqueléticas.

Porém, cada vez mais, a pesquisa está revelando a importância da vitamina D na proteção contra uma série de problemas de saúde.

Aqui estão 7 sinais e sintomas de deficiência de vitamina D.

  • Ficar doente ou infectado com frequência
  • Fadiga e cansaço
  • Dor nos ossos e nas costas
  • Depressão
  • Perda óssea
  • Queda de cabelo
  • Dor muscular

Sintomas e riscos à saúde decorrentes da deficiência de vitamina D

Os sintomas de dor nos ossos e fraqueza muscular podem indicar que você tem deficiência de vitamina D. No entanto, para muitas pessoas, os sintomas são sutis.

No entanto, mesmo sem sintomas, pouca vitamina D pode representar riscos à saúde. Níveis baixos de vitamina no sangue foram associados ao seguinte:

  • Aumento do risco de morte por doença cardiovascular
  • Comprometimento cognitivo em adultos mais velhos
  • Asma grave em crianças
  • Câncer
  • A pesquisa sugere que a vitamina D pode desempenhar um papel na prevenção e no tratamento de uma série de doenças diferentes, incluindo diabetes tipo 1 e tipo 2 , hipertensão , intolerância à glicose e esclerose múltipla .

Causas da deficiência de vitamina D

A deficiência de vitamina D pode ocorrer por uma série de razões:

Você não consome os níveis recomendados de vitamina ao longo do tempo . Isso é provável se você seguir uma dieta vegana, porque a maioria das fontes naturais são de origem animal, incluindo peixes e óleos de peixe, gemas de ovo, leite fortificado e fígado bovino .

Seus rins não conseguem converter a vitamina D em sua forma ativa. Conforme as pessoas envelhecem, seus rins são menos capazes de converter a vitamina D em sua forma ativa, aumentando assim o risco de deficiência de vitamina D.

Seu trato digestivo não consegue absorver a vitamina D de maneira adequada. Certos problemas médicos, incluindo doença  fibrose cística e doença celíaca , podem afetar a capacidade do intestino de absorver vitamina D dos alimentos que ingere.

Você é obeso . A vitamina D é extraída do sangue pelas células de gordura, alterando sua liberação na circulação. Pessoas com índice de massa corporal de 30 ou mais frequentemente apresentam níveis baixos de vitamina D. no sangue

Testes para deficiência de vitamina D

A maneira mais precisa de medir a quantidade de vitamina D existente em seu corpo é o exame de sangue da 25-hidroxivitamina D. Um nível de 20 nanogramas / mililitro a 50 ng / mL é considerado adequado para pessoas saudáveis. Um nível inferior a 12 ng / mL indica deficiência de vitamina D.

Tratamento para deficiência de vitamina D

O tratamento para a deficiência de vitamina D envolve obter mais vitamina D – por meio de dieta e suplementos.

Embora não haja consenso sobre os níveis de vitamina D necessários para uma saúde ideal – e provavelmente difere dependendo da idade e das condições de saúde – uma concentração de menos de 20 nanogramas por mililitro é geralmente considerada inadequada, exigindo tratamento.

Se você não passa muito tempo ao sol ou sempre tem o cuidado de cobrir sua pele (o filtro solar inibe a produção de vitamina D), você deve falar com seu médico sobre tomar um suplemento de vitamina D, especialmente se você tiver fatores de risco para deficiência de vitamina D .

Botão Voltar ao topo
Share via

Você não pode copiar conteúdo desta página

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios
Send this to a friend