Take a fresh look at your lifestyle.

5 comportamentos tóxicos que podem destruir seu relacionamento (e como evitá-los):

Saber quais comportamentos são tóxicos e como evitar praticá-los, pode salvar seu relacionamento de dificuldades desnecessárias.

Todos os relacionamentos têm seus problemas, e alguns são mais fáceis de resolver do que outros.

Mas se você realmente quer manter o amor vivo entre vocês, evite esses 7 comportamentos tóxicos:

5 comportamentos tóxicos que podem destruir seu relacionamento (e como evitá-los):

1. Responder irracionalmente, em vez de ouvir seu parceiro

A comunicação é uma parte essencial de qualquer relacionamento. Se você pode se comunicar claramente e abertamente, a maioria de seus problemas no relacionamento deve ser resolvida facilmente.

Talvez você tenha esquecido de pagar as contas a tempo, ou as coisas que você disse que faria, não foram feitas. Se o seu parceiro chegar a você e mencionar essas coisas, ao invés de ficar irritado e responder irracionalmente, ouça-o. Ele veio falar com você sobre esses problemas porque percebe que algo não está certo, e ele se importa.

As respostas irracionais podem ser causadas por várias coisas, como estresse, preocupação, ou simplesmente sentir-se sobrecarregado com todas as coisas que deve fazer. Mas os parceiros estão lá para compartilhar nossos fardos conosco. Primeiro, precisamos criar um diálogo aberto  para que eles saibam que podem vir até nós no futuro se surgirem problemas. Então, precisamos lembrar que não é um ataque pessoa, quando vierem a nós a nós com um problema, estão apenas tentando ajudar.

2. Não considerar seu parceiro ao fazer planos, ou decisões financeiras

Se você age como se houvesse apenas uma pessoa em seu relacionamento, então, não demorará muito tempo para isso se tornar realidade.

Estar em um relacionamento saudável exige consideração pela outra pessoa. Isso não significa que você precisa de “aprovação”, mas sim que devem conversar ao fazer planos ou tomar decisões importantes.

3. Ser codependente

Todos nós queremos estar perto daqueles que amamos, mas chega um ponto em que isso pode se tornar codependência.

Se você não tem seus próprios amigos, hobbies, gostos, então seu parceiro está essencialmente em um relacionamento consigo mesmo, e isso não vai durar muito tempo. Pode tornar-se sufocante estar ao redor de alguém 100% do tempo, independentemente de quanto você o ame.

Dr. Seth Myers escreve sobre isso no Psychologic Today, “Para quebrar o vínculo falso de codependência, faça uma lista de como e com quem você gastava seu tempo livre antes de seu relacionamento. Tente monitorar a quantidade de tempo sozinho que você tem, pois nenhum casal deve gastar todo o seu tempo livre juntos.

Realize uma atividade por conta própria, como ir a academia ou fazer uma aula divertida de algo que gosta. Se você perdeu contato com amigos que realmente se preocupam para passar tempo, quase exclusivamente, com seu parceiro, recupere as amizades, faça um esforço para encontrar um amigo ou dois para uma atividade ou refeição.

4. Sempre escolher brigar

Pode não ser intencional, mas sempre irritar seu parceiro sobre pequenas coisas acabará por causar brigas entre vocês.

Todos nós temos nossas falhas, e estar em um relacionamento com alguém ajuda a iluminá-las. Aprenda a escolher suas brigas sabiamente e seu relacionamento vai durar muito mais tempo.

5. Não ser honesto

Honestidade não significa apenas dizer a verdade. Significa também alinhar suas ações às suas palavras, e ser claro sobre seus sentimentos.

Dr. Lisa Firestone escreve: “Honestidade em um relacionamento pode ser complicado, porque isso não significa dizer todas as coisas que aparecem em nossas cabeças para nossos parceiros. Temos que conhecer nossas verdadeiras intenções e qual é a nossa verdade real. Isso significa que temos de nos conhecer. Temos de nos perguntar consistentemente: “Estou sendo honesto?

Qual é a minha motivação? As minhas palavras e ações são correspondentes? “Se dissermos que realmente amamos alguém, devemos agir de maneiras que façam esse alguém perceber nosso amor.”

“Quando nossas ações são honestas, podemos criar uma proximidade genuína.”

Fazer um relacionamento funcionar não é sempre fácil, mas se você se dedicar e mantiver estes pontos em mente, será muito mais fácil!