Algumas pessoas preferem pratos sem muito tempero, mais simples mesmo. Mas também existe quem adore temperos diferentes para cada prato e gosta de experimentar novos condimentos em suas receitas.
Os temperos e condimentos dão aquele toque especial aos alimentos. Realçam o sabor e deixam um cheiro incrível na comida! Mas nem sempre sabemos onde e como usar os condimentos corretamente. São tantos tipos diferentes, que na hora de usar sempre bate aquela dúvida.
Por isso, vamos ver algumas dicas:
Açafrão – De cor amarelo alaranjado, serve mais para dar cor do que sabor. Usa-se em arroz, risoto, massas e molhos. Indicado para pessoas que não gostam de palidez nos pratos. Deve-se usar pouca quantidade e amassar bem antes de misturar ao alimento.
Aipo ou salsão – Usa-se sempre fresco em canapés, saladas, ensopados e sopas. Dá um sabor bastante agradável.
Alecrim – É sempre usado fresco em carnes, ensopados, aves, peixes, sopas, omeletes e bolos. Não deve faltar também no bacalhau ao forno.
Cebolinha verde – Deve ser usada fresca, em quase todos os pratos salgados, principalmente em refogados. Dá um sabor especial aos caldos, como o caldo de feijão, mandioca, canjiquinha, etc.
Coentro – Suas folhas são semelhantes às da salsa, porém um pouco maiores. É indispensável no tempero de pratos à base de peixes, camarões e todos os frutos do mar. Muito usado no Nordeste brasileiro.
Cominho – Pode ser encontrado em sementes ou moído. Seus grãos são usados para perfumar pães, queijo, molho de tomate, etc.
Erva-doce – Usada em pães, bolos e alguns biscoitos caseiros. Não pode faltar em uma boa broa de fubá.
Louro – Fresco ou seco, é usado na preparação de molhos, verduras, ensopados e conservas. Também não pode faltar na feijoada.
Manjericão – Fresco ou seco, é usado para peixes, camarões e ovos. Também é usado em alguns sabores de pizzas.
Menta – Muito usado na cozinha meridional. Ótima para molhos, fritadas, saladas e carnes.
Orégano – Fresco ou seco, é indispensável no preparo de pizzas e muito usado em pratos italianos. Favorece o paladar de tomates e queijos. O cheiro é delicioso!
Pimentas – Muito usadas no Brasil. A pimenta-do-reino é encontrada em grãos (branca ou preta). É usada em pratos fortes. A pimenta malagueta é usada fresca, vermelha ou verde. É usada em pratos picantes, principalmente em pratos baianos. Não deve ser usada em exagero.
Salsa e salsão – São usados sempre frescos, em quase todos os pratos salgados. Combina muito bem com a cebolinha.
Tomilho – Só cresce perto do mar. Fresco ou seco, é usado principalmente para temperar carnes, peixes e aves. Misturado com manteiga derretida é um ótimo molho para derramar sobre frutos do mar grelhados. Também fica bom em pratos com queijo e tomate.
Onde Encontrar os Temperos
A maioria dos temperos e condimentos citados acima são encontrados facilmente em supermercados ou sacolões. Mas caso você tenha dificuldade em encontrá-los, procure em lojas especializadas em produtos naturais. Alguns podem ser plantados em casa facilmente.
- Like
- Digg
- Del
- Tumblr
- VKontakte
- Buffer
- Love This
- Odnoklassniki
- Meneame
- Blogger
- Amazon
- Yahoo Mail
- Gmail
- AOL
- Newsvine
- HackerNews
- Evernote
- MySpace
- Mail.ru
- Viadeo
- Line
- Comments
- Yummly
- SMS
- Viber
- Telegram
- Subscribe
- Skype
- Facebook Messenger
- Kakao
- LiveJournal
- Yammer
- Edgar
- Fintel
- Mix
- Instapaper
- Copy Link