Como tirar a sujeira da parede

Tem as paredes sujas e não sabe como limpar? Assim como temos que ir limpando os vidros para que nossa casa pareça limpa e em perfeitas condições, as paredes também devem ser limpas de forma esporádica para eliminar qualquer mancha que possa surgir pelo uso contínuo dos cômodos.

Principalmente se mora com crianças, as paredes costumam se ressentir muito por causa das manchas de tinta, caneta, impressões digitais, etc.

Neste artigo vamos lhe explicar como tirar a sujeira da parede para que aprenda a melhor técnica para eliminar qualquer mancha e para que sua casa volte a ficar limpa e perfeita.

Como tirar a sujeira da parede

Vai precisar de:

  • 1 espanador
  • Panos limpos
  • 2 baldes de limpeza (um com o detergente e outro com a água para enxaguar)
  • 1 esponja sem cor
  • 1 esfregão
  • Luvas de borracha
  • Lençóis velhos para cobrir o chão e os móveis (opcional)

Instruções:

-1
Para poder tirar a sujeira da parede lembre-se que não é uma tarefa tão simples como tirar o pó ou passar o aspirador; ela requer uma preparação e uma elaboração um pouco mais complexa. A primeira coisa que recomendamos é que, para evitar danificar seus móveis, os cubra com lençóis ou tecidos velhos que possam evitar que a umidade ou sabão caia sobre eles.
-2
Quando já tiver os móveis cobertos e protegidos, vamos preparar a solução caseira para poder tirar a sujeira das paredes facilmente.

Você precisará de:

  • 4 litros de água morna
  • Detergente líquido

Se suas paredes estão mais sujas do que o normal ou se tem muita sujeira acumulada, então recomendamos que, na mistura anterior, adicione estes ingredientes:

  • 250 ml de vinagre branco
  • 250 gramas de soda cáustica
  • 250 ml de amoníaco sem detergente

Com estes produtos conseguirá eliminar qualquer mancha, por mais escura ou grudada que esteja em suas paredes. Por outro lado vai precisar de outro balde com água limpa que usará para enxaguar o sabão que usará; deve ir trocando esta água à medida que for escurecendo, caso contrário, não acabará por limpar completamente as paredes.

-3
Mas antes de começar a limpar as paredes é imprescindível que elimine qualquer resto de sujeira e pó que possa haver na parede. É essencial que, antes de aplicar a água, elimine este pó para evitar que o cómodo se suje ainda mais. A melhor forma de fazê-lo é com um espanador, pois assim conseguirá eliminar a presença de pó em toda a zona e também nas paredes.

Se quiser uma limpeza mais profunda pode passar o aspirador pela parede aproximando apenas o tubo de extensão (ou seja, tirando a ponta do aspirador) para levar assim qualquer sujeira que possa ter ficado na parede. Este truque é perfeito para chegar a locais mais altos e eliminar possíveis teias de aranha que possam haver nos cantos.
Outra forma de tirar o pó da parede é passando um pano limpo e seco ou, se quiser chegar a zonas mais altas, também pode colocar o pano na vassoura, envolvendo as cerdas, e varrer a parede.

-4
Depois de tirar o pó, é hora de tirar a sujeira da parede de forma completa. Mas, antes de mais, recomendamos que experimente a solução caseira preparada em uma zona escondida da parede (atrás da porta, por exemplo); desta forma comprovará se não produz nenhum efeito adverso que não tenha contemplado.
Se a parede ficar intacta, então limpe-a. Para isso terá que colocar a esponja dentro do balde de limpeza e esfregar suavemente a parede para eliminar as manchas que estejam visíveis. Um truque: para evitar que fique escorrendo, o melhor é limpar de baixo para cima e se algumas gotas caírem, pode limpar com a própria esponja. O resultado é bem melhor se fizer deste modo.

-5
Quando tiver esfregado toda a parede com o detergente preparado, então deve passar a enxaguar. Para isso deve pegar em panos limpos e ir eliminando o sabão, molhando na água; deve ir esfregando toda a parede até que o pano absorva o sabão, escorrer e voltar a molhar na água limpa. Se perceber que o pano está sujo, troque e use um novo, pois assim conseguirá eliminar corretamente a sujeira das paredes.
Se quiser, também pode fazer este processo com um esfregão em vez de um pano; é um método mais rápido de limpar a parede e, além disso, permitirá chegar às partes mais altas.

-6
Se tiver as paredes pintadas de branco, uma das melhores soluções que existem atualmente para tirar a sujeira da parede é denominada “borracha mágica”. São esponjas especiais que podem eliminar as manchas de qualquer superfície, mas lembre-se, deverá ser uma parede branca, caso contrário poderia estragar a tinta ou o papel de parede, se este for o caso.
Para usar este tipo de esponja basta mergulhá-la em água limpa e, após escorrer, esfregar a mancha em questão que deseja eliminar de sua casa. Assim como faria com uma borracha, esta esponja é capaz de eliminar qualquer rastro de sujeira sem necessidade de limpar toda a parede.

-7
Conselhos:
As paredes cobertas com papel de parede devem ser lavadas apenas se forem à prova d’água, caso contrário poderiam se estragar.
Se a parede for rugosa, o melhor é que, em vez de usar uma esponja para lavar, use uma meia velha ou um pano.
Para evitar que as paredes se sujem facilmente o melhor é passar um espanador uma vez por semana.

você pode gostar também
Comentários
Loading...