Como tirar machas de café

Aprenda nessa matéria como tirar machas de café!

Seja simples, com ou sem açúcar, com adoçante, com leite ou com gelo, o café é uma das bebidas que, a par do chá, é das mais populares do mundo.

Seja qual for a variedade do café que seja consumida se, na hora de o beber, acabou por deixar pingar na roupa, no sofá, na cadeira ou onde for, ter dicas para saber como tirar manchas de café é uma grande mais-valia.

Seguem-se algumas dicas.

Dicas para tirar manchas de café

Como tirar machas de café

Manchas de café frescas

A primeira coisa a fazer é lavar e retirar imediatamente a mancha com água quente ou a ferver. Se a superfície onde o café caiu for de difícil limpeza ou lavagem, coloque outro tecido por baixo, se possível, e esfregue com gelo na mancha até que ela fique removida por completo.

Em alternativa, poderá sempre esfregar uma solução de água e bicarbonato de sódio .

Manchas de café secas

Se for uma mancha de café já seca, tente experimentar esfregar um pano húmido com vinagre branco ou mesmo com álcool. No entanto, mesmo uma mancha seca poderá ser removida com a tal solução de água e bicarbonato de sódio.

Dicas adicionais

  • Para tirar manchas de café importa usar (sempre) um pano limpo. Este deverá ser utilizado para enxugar o excesso de café. Em seguida, e no caso de ser uma mancha numa peça de roupa, por exemplo, deixe-a de molho numa solução composta por um quarto de água morna, meia colher de chá de detergente para loiça e uma colher de sopa de vinagre branco. Deixe a peça imersa por não menos do que 15 minutos e depois enxague-a com água. Se a mancha teimar em persistir, esfregue com álcool isopropílico e lave a peça.
  • No caso de ter uma mancha de café em roupas de algodão branco, vai precisar de umedecer com água oxigenada a área e, de imediato, lavar com sabão de pedra. Pode ainda lavar a superfície afetada com água morna e glicerina.
  • Para tirar manchas de café de acetato ou fibra de vidro, primeiro deve enxugar com um pano limpo e depois esfregar a mancha com água. De seguida, aplique um removedor de manchas, com algumas gotas de vinagre branco, e cubra com um pano absorvente umedecido com o removedor de manchas. Deve manter tanto a mancha como o pano umedecidos com a solução. Deixe a repousar enquanto a mancha é removida. Vá trocando de pano conforme se for dando a absorção. Depois, lave com água e aplique o removedor de manchas para soltar o que gerou a mancha e resíduos deixados pelo removedor.
  • Repita a operação até remover o máximo de mancha possível. Se ainda persistir, umedeça a mancha com uma solução de pré-tratamento de manchas e água morna e depois cubra com um pano limpo na solução, mas torça-o bem. Deixe, pelo menos, a repousar por 30 minutos. Se necessário, adicione mais solução, mas não deixe que a área úmida se espalhe. Quando a mancha de café ficar removida, ou quando vir que não consegue tirar mais, limpe completamente com água e deixe secar.
você pode gostar também
Comentários
Loading...