Take a fresh look at your lifestyle.

Como saber se você sofre de transtorno de ansiedade?

O que é a ansiedade? Se trata de um estado emocional de apreensão, uma expectativa de que algo ruim aconteça, causando reações físicas e mentais. O Transtorno de Ansiedade é uma generalização, na qual podem estar inseridos alguns distúrbios, como: Síndrome do Pânico, Fobia Específica, Fobia Social, Estresse Pós-Traumático, Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) e Distúrbio de Ansiedade Generalizada.

Muitas vezes, pode acontecer de uma pessoa apresentar sintomas de mais de um tipo de transtorno de ansiedade ao mesmo tempo. De um modo geral, os esses transtornos possuem tratamento psicológico especializado, com resultados favoráveis. Se você acha que é uma pessoa muito ansiosa e tem medo de isso ultrapassar os níveis da normalidade, esses sinais podem te ajudar a decidir buscar, ou não, ajuda profissional.

É importante lembrarmos que não temos o intuito de criticar, julgar, muito menos impor verdades absolutas. Nosso objetivo é único e exclusivo de informar e entreter. Por isso, o conteúdo dessa matéria se destina a aqueles que se interessarem e/ou identificarem.

Como Saber Se Você Sofre De Transtorno De Ansiedade

1 – Você se preocupa excessivamente.

 

Você costuma pensar demais nas mesmas coisas durante o dia todo, por vários dias, até meses. De acordo com a co-diretora de Transtorno de Ansiedade e Stresse, do Instituto Maryland, diz que: “A distinção entre um Transtorno de ansiedade e a ansiedade ‘normal’ é a intensidade do sofrimento e disfunções que as emoções causam.”

2 – Não consegue dormir ou em manter o sono.

 

Quando temos algo importante para fazer no outro dia, como uma viagem muito esperada, ou uma entrevista de emprego, é normal que nos sintamos excitados e tenhamos dificuldade para dormir. Mas, se você acordar no meio do noite, preocupado com problemas específicos ou por motivo nenhum, esse pode ser um sinal de Transtorno de Ansiedade.

3 – Sente medo de alguma coisa sem razão alguma.

Alguns tipos de ansiedade podem estar ligados a situações específicas, como voar, animais ou multidões. Se esse medo se torna excessivo, de forma perturbadora, pode ser indício de alguma fobia, que é um tipo de transtorno de ansiedade. Um detalhe, uma pessoa pode ter fobia de algo e passar anos sem saber, até que se depara com uma situação e esse medo vem à tona.

4 – Tem o costume de tensionar os músculos com frequência.

Cerrar os punhos, apertar a mandíbula, ou flexionar os músculos do corpo de forma constante, pode ser um sintoma. O problema é que esses atos acabam se tornando hábitos, a pessoa esquece e nem presta mais atenção.

5 – Você não consegue ter uma conversa olhando nos olhos das pessoas.

Ao contrário do que muita gente pensa, o Transtorno de Ansiedade não está ligado apenas em situações como falar em público e ser o centro das atenções. Muitas vezes, a ansiedade é causada por situações cotidianas, como conversar com alguém em uma festa, realizar refeições ou até mesmo beber algo na frente dessa pessoa. Nesses momentos, as pessoas ansiosas tendem a sentir como se todos estivessem olhando para ela, fazendo com que sinta vergonha, tremores, vontade de vomitar, suor, dificuldade de fala.

6 – Reviver traumas passados.

Como a perde de uma pessoa muito próxima, pode ser um indício de estresse pós-traumático. Os conhecidos flashbacks, podem acontecer com vários tipos de ansiedade.

RELACIONADOS:
COMENTÁRIOS
Carregando...

Send this to a friend