5 sinais de que você está se doando demais e negligenciando o autocuidado:

“Pessoas que amam a si mesmas parecem muito amorosas, generosas e gentis …”, disse Sanaya Roman.

Pode, no entanto, ser difícil amar a si mesmo, se você estiver todo o tempo muito ocupado sendo amoroso, generoso e amável, especialmente no mundo de hoje.

Na era moderna, é basicamente uma obrigação fazer mais coisas a todo momento! E nós sentimos que se não agirmos assim, estamos agindo errado.

Então, chegamos a um enigma: queremos nos doar, mas não podemos doar incansavelmente, pois se o fizermos acabaremos sem nada: tempo, energia e dinheiro para ajudar os outros.

Abaixo estão cinco sinais de que você está doando muito de si mesmo:

1. Sua felicidade está em perigo

Embora certamente seja prazeroso ajudar os outros, as pessoas que doam demais, muitas vezes acabam sofrendo consequências não intencionais, como ansiedade ou depressão. Se isso ressoar com você, busque ajuda.


2. Você tem muito drama em sua vida

Você está sentindo que há muito drama em sua vida? É provavelmente porque você está se doando demais e exagerando na generosidade. Mesmo para aqueles que estabelecem um limite para o nível de drama com o qual estão dispostos a lidar, pode ser fácil ser superado pelas pessoas as quais deseja ajudar. Quando você está se envolvendo com as vidas e histórias das pessoas, a quantidade de drama em sua vida aumenta. E vice-versa. Então, pode ser hora de controlar seu excesso de generosidade, para haver menos drama em sua vida.


3. Muitas pessoas recorrem a você

Embora seja bom pedir um conselho, você deve estabelecer um limite. Limite seu tempo em ligações e conversas face a face. Dessa forma, você pode ter mais tempo para si mesmo e lidar com sua própria vida.


4. Você não tem tempo para si mesmo

Quando você passa a maior parte do seu dia cuidando da vida de outras pessoas, seu trabalho e vida sofrerão as consequências. Considere deixar algumas coisas fora de sua agenda, se estiver superlotada, e atenda as coisas e pessoas que são realmente super importantes para você.


5. Você raramente diz “não”

Ser verdadeiramente altruísta significa ter tempo para cuidar de si mesmo, de modo a prestar o melhor serviço para outra pessoa. Você não pode cuidar de ninguém se estiver exausto e prestes a ter um colapso nervoso. Você deve cuidar de si mesmo primeiro, e isso significa dizer “não” com mais frequência.

Se você estiver exibindo uma ou todas essas características, pode ser uma boa ideia buscar um profissional de saúde mental ou terapeuta para ajudá-lo com suas questões de excesso de generosidade.

você pode gostar também
Comentários
Loading...