Os consumidores que são ludibriados e acabam adquirindo um perfume falsificado são prejudicados de diversas maneiras.
Para começar investir num produto falso é o mesmo que jogar seu dinheiro fora. Em segundo lugar e não menos relevante esse tipo de produto pode causar problemas de saúde como sérias reações alérgicas.
Mas, será que tem como o consumidor evitar a compra de um item falso?
Saiba que detalhes fáceis de observar na embalagem do produto antes de tirá-lo da prateleira da loja já te ajudam a saber se ele é original ou não.
Como vamos verificar na lista abaixo você conta com 11 maneiras de identificar e evitar os produtos falsificados. Não invista seu dinheiro num produto que pode trazer problemas para a sua saúde e para o seu bolso.
Como identificar um perfume falsificado?
1. Local de compra
Embora até mesmo as grandes redes de lojas possam ser enganadas com produtos falsos é mais comum se deparar com essas ‘versões’ em lojas duvidosas.
Então antes de sair em busca daquele perfume importado da moda é interessante fazer uma relação de lojas de confiança.
As dicas abaixo devem ser levadas em consideração mesmo para quem só compra em grandes lojas de shopping.
2. Fechamento do plástico da embalagem
Antes de comprar o perfume de seu interesse verifique como está fechado o plástico que encapa a caixa.
Os perfumes devem estar sempre embalados nesse plástico e a emenda de fechamento não pode ser maior do que 5 mm e nem sofrer com irregularidades ou marcas.
Observe que os perfumes originais são sempre fechados com esmero e com plástico fino.
3. Plástico liso
Ainda mantendo o foco no plástico da embalagem, observe se o mesmo está bem liso em volta da caixa.
Quando um perfume é falsificado o plástico acaba sendo colocado de forma amadora podendo então ficar com bolhas e amassados. Então já sabe, se o plástico não estiver perfeitamente liso não compre.
4. Informações gráficas na caixa do perfume
Outra maneira de identificar um perfume falsificado, antes mesmo de tirá-lo da caixa, é conferir como estão apresentadas as informações gráficas.
Por exemplo, o símbolo de embalagem ecológica que está presente em grande parte dos perfumes é formado pela sobreposição de uma flecha preta sobre uma dourada, se essa posição estiver invertida tenha certeza que esse perfume tem algo errado.
Confira a embalagem do perfume com imagens da mesma na internet antes de comprar.
5. Código de barras
Perfumes originais têm o seu código de barras impresso na caixa e jamais colado.
Outro ponto que deve ser verificado diz respeito ao número do produto que deve estar impresso na caixa e ser idêntico a aquele impresso no frasco do perfume.
Falsificações costumam apresentar um número de identificação decalcado na caixa e nada no vidro.
6. Papelão de suporte dentro da caixa do perfume
A partir desse passo já vamos observar itens internos da embalagem como o papelão usado como suporte para evitar que o frasco se mova.
Os fabricantes de caros perfumes não economizam nesse papelão porque é essencial evitar que o perfume fique ‘dançando’ dentro da caixa para não estragar.
Observe ao abrir se o papelão em questão é branco e se a estrutura para apoiar o perfume está bem montada.
7. Simetria da tampa
A tampa do frasco do perfume é outro item que pode te ajudar a saber se está com um produto falsificado em mãos. Geralmente as tampas dos perfumes são desenvolvidas com um design diferenciado que é difícil de imitar.
Fique atento a simetria das duas metades da tampa, obviamente isso não é válido quando a tampa foi criada com um design assimétrico.
8. Design do frasco
Alguns frascos, especialmente aqueles com design mais sinuoso, são difíceis de copiar. Nesses casos a versão falsa pode apresentar discrepâncias bem fáceis de detectar em termos de aparência.
Tem algumas pessoas de má fé que desenvolvem perfumes de qualidade inferior em embalagens que são parecidas com a original para confundir o consumidor sob o pretexto que não se trata de uma cópia. Fique atento.
9. Cor do líquido
Boas marcas de perfume costumam trabalhar com poucos corantes de maneira a ter um produto de coloração mais clara, em geral podemos ver até mesmo certa transparência no líquido.
Os perfumes falsificados tendem a usar corantes mais fortes o que deixa a sua cor mais intensa, em alguns casos até mesmo com aspecto meio sujo. Fique atenta a cor do líquido dentro da embalagem.
10. Qualidade da embalagem
Embalagens de perfumes originais são mais bem feitas e tem acabamentos mais perfeitos sem pontas ou áreas mais finas ou mais grossas.
Esse tipo de diferenciação em certas áreas do vidro ajuda a identificar que o item não é original. Quanto mais sinuosa e cheia de formas é uma embalagem, mais difícil é reproduzir o vidro.
11. Duração do perfume na pele
Se mesmo com todas as dicas que demos acima você acabar adquirindo um perfume falsificado, poderá descobrir isso através do aroma que terá diferenças em relação ao aroma original, bem como o tempo de duração dele na pele.
Perfumes falsos duram menos tempo na pele, pois não tem os fixadores das versões originais.
Com essas dicas você está pronto para fugir de perfume falsificado.
- Like
- Digg
- Del
- Tumblr
- VKontakte
- Buffer
- Love This
- Odnoklassniki
- Meneame
- Blogger
- Amazon
- Yahoo Mail
- Gmail
- AOL
- Newsvine
- HackerNews
- Evernote
- MySpace
- Mail.ru
- Viadeo
- Line
- Comments
- Yummly
- SMS
- Viber
- Telegram
- Subscribe
- Skype
- Facebook Messenger
- Kakao
- LiveJournal
- Yammer
- Edgar
- Fintel
- Mix
- Instapaper
- Copy Link