Como tirar mancha de vômito do colchão

O colchão é uma das peças mais importantes dentro do mobiliário de um quarto, pois é essencial que se encontre limpo e em perfeito estado para desfrutar de um sono reparador.

No entanto, muitas vezes é vítima de pequenos acidentes e o seu tecido pode manchar e deteriorar-se ao entrar em contato com fortes substâncias como o vômito ou a urina. Se alguma vez tiver que encarar uma mancha de vômito em sua cama ou na de algum familiar, anote os conselhos deste artigo para conseguir eliminá-la e prolongar a vida útil de seu colchão. Mostramos os melhores métodos aos quais pode recorrer para tirar mancha de vômito do colchão.
Instruções :
Quando em um colchão se formam manchas complicadas de eliminar, como é o caso das manchas de urina, sangue ou vômitos, a limpeza deste pode se tornar uma tarefa árdua, mas há certos métodos caseiros que são boas alternativas e que oferecem grandes resultados, inclusive às vezes melhores que os produtos comerciais.

No entanto, se seu colchão ficou manchado de vômito, o mais importante é agir com rapidez e limpá-lo o quanto antes. Caso contrário, a mancha aderirá ao tecido com o passar do tempo e, depois, será bem mais difícil de remover. De modo que, assim que ocorrer o acidente, tente tirar toda a roupa de cama, tanto lençóis, cobertores, fronha…, para lavá-la e deixá-la em perfeitas condições. Também será necessário que retire o máximo que conseguir da mancha da roupa de cama antes de colocar na máquina de lavar.

Como falamos, quando o colchão se mancha de substâncias fortes como o vômito, a forma tradicional de limpeza à base de água e sabão ou detergente pode não ser suficiente, por isso se recomenda recorrer a algumas preparações caseiras que ofereçam uma limpeza mais profunda.

Um dos melhores produtos que pode ser usado para isso é o vinagre branco, o qual, além de ajudar a remover a mancha de maneira definitiva, conta com uma acidez que é excelente para neutralizar o mau cheiro a vômito no tecido.

Como tirar mancha de vômito do colchão

  • Se quiser experimentar este método, terá que misturar uma parte de vinagre branco com duas partes de água morna e adicionar umas gotas de sabão líquido com aroma intenso, como por exemplo cítrico.
  • Quando a mistura estiver pronta, com a ajuda de uma escova ou uma esponja limpe a área manchada e deixe agir 5 minutos.
  • Depois, deixe secar por si só ou acelere o processo com um secador de ar quente.

Caso o método anterior não funcione ou precise de uma preparação mais forte para limpar o vômito do colchão, pode incorporar o bicarbonato de sódio à mistura. Trata-se de um produto com incríveis propriedades de limpeza, anti-bacterianas e que, além disso, consegue eliminar os maus odores.

  • O procedimento é muito simples, após aplicar o vinagre branco, como explicamos no passo anterior, deixe descansar por 5 minutos e, em seguida, polvilhe o bicarbonato de sódio em cima.
  • Verá como a mistura dos dois produtos faz um efeito de efervescência, por isso espere uns minutos para que possam agir.
  • Quando perceber que a mancha secou, passe o aspirador de pó para retirar todos os resíduos e verificar que desapareceu por completo e o seu colchão ficou bem limpo.

Outra solução caseira para eliminar manchas difíceis de um colchão sem a necessidade de ter que usar produtos de limpeza comerciais, é a que se baseia no uso da água oxigenada ou peróxido de hidrogênio. Este produto que todos podemos ter em casa é muito eficaz devido aos seus efeitos branqueadores e desinfectantes, ainda que primeiro deva aplicar em uma pequena área e pouco visível do colchão para comprovar que não é agressivo para o tecido.

  • Para usá-lo, umedeça uma esponja com um pouco de água oxigenada e esfregue a mancha de vômito com movimentos circulares até eliminá-la.

Ainda que limpe o colchão e consiga livrar-se das manchas de vômito, é possível que o cheiro que ficou impregnado no tecido seja desagradável. Quer resolver este problema?

  • Então, coloque em prática o seguinte método: polvilhe bicarbonato de sódio por todas as partes do colchão, cubra-o com uma capa de plástico e deixe agir durante 8 horas ou uma noite inteira.
  • No dia seguinte, o bicarbonato terá absorvido e neutralizado os maus odores, e você apenas terá que aspirar o colchão e pulverizar um produto de limpeza com aroma cítrico ou um produto desinfetante que deixe uma fragrância limpa e fresca.

 

Comentários