Os melhores remédios caseiros para acabar com a caspa

Mas afinal o que é a caspa?

A dermatite seborreica é uma inflamação crônica que normalmente se manifesta em partes do corpo onde existe maior produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas. Quando essa afecção se instala no couro cabeludo, a denominamos de caspa.

Outra manifestação possível da caspa é através de um fungo de origem natural, denominado Malassezia, que se encontra no couro cabeludo de praticamente todas as pessoas. Esse fungo alimenta-se da oleosidade natural do couro cabeludo e fabrica subprodutos e ácidos que provocam irritação no couro cabeludo.

Os melhores remédios caseiros para acabar com a caspa

A caspa manifesta se sob a forma de lesões avermelhadas que descamam e coçam. Ela pode ser seca ou oleosa, sendo que a oleosa é conhecida como seborreia. A dermatite seborreica não é contagiosa e geralmente é considerada a forma mais grave de caspa, sendo uma afecção nas partes do corpo onde há maior produção de óleo por glândulas sebáceas.

A caspa é  portanto um tipo de transtorno de pele do couro cabeludo. Isto ocorre devido ao crescimento de bactérias e/ou fungos no couro cabeludo. Esta condição provoca coceira junto com descamação excessiva da pele seca no couro cabeludo.

Se você quer saber como acabar com a caspa, deve seguir uma rotina de cuidados saudáveis com o cabelo e usar qualquer um dos seguintes remédios naturais, tendo em conta que estes remédios levam mais tempo para mostrar resultados, mas podem efectivamente tratar o problema completamente.

A caspa não é uma doença grave, mas é muito chata e constrangedora. Tal como acontece com produtos comerciais, tome cuidado para não aplicá-los sobre os olhos para evitar irritação.

 O vinagre de cidra também pode ser usado para esta finalidade. Dilua um copo deste vinagre com uma quantidade igual de água e aplique esta mistura no cabelo. Deixe por meia hora antes de enxaguar.

Óleo essencial de tea tree

O óleo essencial de tea tree é um forte anti-séptico natural e, portanto, pode ser usado para tratar a caspa. Adicione algumas gotas deste óleo em seu shampo e, em seguida, use-o para lavar o cabelo. Você também pode misturar uma colher de chá deste óleo com um copo de água morna e, em seguida, colocar a mistura em um frasco de spray. Após a lavagem do cabelo, aplique esta solução em todo o cabelo e massaje por alguns minutos, seque o excesso de humidade com uma toalha.

Azeite de oliva

Se o seu problema é couro cabeludo seco, pode usar o azeite de oliva, que é um excelente hidratante. O uso regular de azeite de oliva pode evitar que o couro cabeludo fique seco e descamação. Basta aquecer um pouco de azeite e usá-lo para massajar o couro cabeludo e, em seguida, enrole uma toalha ao redor de sua cabeça por meia hora. Finalmente escove o cabelo cuidadosamente para soltar flocos brancos da pele. Logo depois lave o cabelo com shampo.

 Limão

O limão contém um ácido que ajuda a combater os fungos que causam a caspa. Use o suco de limão para massajar o couro cabeludo e deixe descansar por alguns minutos, em seguida, lave o cabelo com shampo, seguido por um condicionador. Repita este processo diariamente até sua caspa desaparecer. Outra maneira de usar o limão é misturar uma colher de sopa do suco desta fruta com cinco colheres de sopa de óleo de coco e depois aplicá-lo no couro cabeludo, enrole uma toalha em torno de sua cabeça e deixe durante a noite. Na manhã seguinte, lave o cabelo como de costume.

Bicarbonato de sódio

Os fungos que causam a caspa podem ser controlados com bicarbonato de sódio. Com os cabelos molhados, esfregue um pouco de bicarbonato de sódio no couro cabeludo. Deixe repousar por 10-15 minutos e depois enxague o cabelo com água, não use shampo. Com o uso repetido de bicarbonato de sódio, o couro cabeludo vai em breve começar a produção de óleos naturais, que vão protege-lo naturalmente contra a caspa.

Sementes de feno-grego

O feno-grego tem propriedades calmantes, por isso, é uma óptima alternativa para acabar com a caspa. Mergulhe as sementes de feno-grego em água durante a noite e de manhã triture-as até conseguir uma pasta fina. Aplique esta mistura em todo o couro cabeludo e deixe por uma hora. Finalmente, lave o cabelo com um shampo suave. Você pode usar a água das sementes para o enxague final do cabelo. Siga esta dica duas vezes por semana, no caso de caspa grave.

Aloé Vera

A aloe vera tem propriedades antibacterianas e antifúngicas que podem ajudar no controle da caspa. Você pode aplicar o suco de aloé vera fresco ou gel de aloé vera directamente sobre o couro cabeludo, alguns minutos antes de tomar banho, depois lave o cabelo com um shampo suave. Repita este remédio diariamente até que o seu problema seja controlado.

Tomilho e Sálvia

O tomilho e a sálvia contém propriedades anti-sépticas e anti-fúngicas, sendo uma óptima opcção para acabar com a caspa. Coloque quatro colheres de sopa de tomilho seco e sálvia, misture ambos e coloque em dois copos de água. Ferva por 10-15 minutos. Coe a solução e, em seguida, deixe esfriar. Use uma parte desta solução para massajar o couro cabeludo. Deixe por cinco minutos e, em seguida, repita o processo novamente. Não lave o cabelo por duas ou três horas.

Aspirina

A aspirina contém ácido acetilsalicílico, um ingrediente típico de alguns shampo anti caspa. Pegue duas aspirinas e triture-as bem. Misture com a porção de shampo que você usa normalmente. Aplique esta mistura no cabelo, massajando o couro cabeludo. Deixe por alguns minutos e depois lave. Você pode também esmagar três aspirinas, dissolver em uma colher de sopa de vinagre e usar essa mistura para massajar o couro cabeludo. Deixe-a por meia hora e, em seguida, lave bem o cabelo.

Listerine

Embora você não pode acreditar, o Listerine (em sua versão amarela original) também é uma óptima maneira de tratar a caspa. A mistura de álcool, ervas e óleos (mentol, timol, salicilato de metilo e eucaliptol) que estão presentes neste elixir oral têm efeito anti-séptico e anti-inflamatório. Misture duas partes de água para uma parte de Listerine e aplique a mistura no cabelo molhado. Deixe repousar por meia hora e, em seguida, lave o cabelo com água.

Comentários