Remédios Caseiros com Jasmim

Conheça os Remédios Caseiros com Jasmim!!

As ervas e plantas possuem diferentes usos e propriedades, seja para os cuidados de saúde, beleza ou inclusive para culinária. No artigo de hoje queremos contar tudo o que você precisa saber sobre o jasmim e como você pode utilizá-lo no seu dia-a-dia aproveitando todos os seus benefícios e propriedades através de remédios caseiros.

É um arbusto que pertence à família de Oleaceae (Jasminum offcinale) nativo do norte da Índia e Pérsia e que foi introduzido em outras partes do mundo.

Seus talos são verdes, magros e trepadores e alcançam até 6 metros de comprimento. Quanto às folhas, estas são opostas, de folhas lanceoladas e inteiras, e suas flores são brancas, perfumadas, com pétalas soldadas inferiormente formando um tubo bastante longo tubo e fruto em baga preta e globosa.

As flores de jasmim tem a particularidade que se abrem ao entardecer e fecham com o nascer do sol e têm sido amplamente cultivadas para a indústria de perfume.

O jasmim leva um nome persa de mulher – Yasmin significa “dom de Deus” – e é considerada a rainha das flores. Acredita-se que já existia no Egito antes do ano 1000 AC. e, segundo informações, chegou à China durante a dinastia Sung do Norte.

Ao longo do tempo as diferentes variedades de perfume foram se estendendo pelas rotas comerciais marítimas, começando pelas regiões que fazem fronteira com o Mar Arábico, atravessando o Mar Vermelho até o Egito e, mais tarde, na fronteira com o Mar Egeu até na Turquia e na Grécia.

O jasmim, em seguida, se espalhou depois por toda a bacia do Mediterrâneo, atravessando o Egito, Argélia e Marrocos para chegar à Europa Ocidental através da Espanha e os mouros.

No Egito simbolizava Isis, Rainha da Lua, que detém os segredos, a magia e os poderes de cura.

Propriedades Curativas do Jasmim:

Remédios Caseiros com Jasmim

O uso múltiplo do jasmim se estende em todo o mundo. No Ocidente, o uso principal tem sido no campo da medicina alternativa (aromaterapia).

A essência de jasmim é útil em quase todos os casos de problemas do sistema nervoso. Reduz a ansiedade, a depressão, o esgotamento nervoso e o estresse. Eleva o espírito e equilibra os estados de ânimo. Favorece o otimismo e a autoconfiança, ao mesmo tempo em que reduz o medo. É relaxante, em termos tanto emocionais como físicos.

A essência de jasmim transforma as emoções, e ajuda a combater a apatia e a indiferença. Estimula a criatividade, inspira a expressão artística e desperta a intuição. Encoraja a apreciar a beleza do mundo e ajuda a dissolver os bloqueios emocionais que obstruem o crescimento pessoal.

O aroma sensual e inspirador da essência de jasmim cria uma sensação de euforia que produz confiança e amor verdadeiro. Ao mesmo tempo em que estimula a sensualidade, o jasmim favorece as sensações de atração e sedução.

Da mesma forma, o jasmim tem a propriedade de tonificar e relaxar a área urogenital. Por isso, controla as secreções, contribui para o parto e promove a lactação. Atua nos pulmões para melhorar a voz e remover a tosse.

A ação de equilíbrio hormonal exercida pela essência de jasmim influencia no estado da pele. O jasmim é benéfico para todos os tipos de pele, seja esta seca, oleosa, sensível ou irritada. Devido ao fato de que inibe as bactérias e regula a produção de gordura, é útil contra a acne e a pele oleosa.

Da mesma forma, a essência de jasmim contribui para hidratar a pele seca, com rugas, desidratada ou madura. O jasmim tem desempenhado um papel importante em todos os grandes perfumes, ao suavizar e corrigir qualquer nota áspera.

Remédios caseiros com jasmim:

Remédio com jasmim para resfriados pulmonares e também para o afogamento e a asma. Ferva um punhado de raízes picadas e esmagadas de jasmim em 1 litro de água por 10 minutos. Tampe, deixe esfriar e coe. Adicione o mel, se desejar. Beba ao longo do dia.

Remédio com jasmim para a bronquite e tosse seca. Pegue um punhado de flores de jasmim e escalde em água fervendo. Tome 3 vezes ao dia. Este remédio é eficaz para a tosse seca e repetitiva.

Remédio com jasmim para reumatismo. Macere um ramo de flores em meio litro de álcool puro por 1 semana. Após esse tempo, realize fricções suaves sobre as áreas afetadas.

Remédio com jasmim para a depressão. Ingerir 20 gotas de extrato de jasmim 3 vezes por dia.

Remédio afrodisíaco com jasmim. Tomar um banho com uma mistura de 2 colheres de sopa de óleo de amêndoa doce, 15 gotas de essência de sândalo e 8 gotas de essência de jasmim. Despeje na água do banho. Permaneça no banho durante 15 minutos.

Remédio com jasmim para a insônia. Despeje algumas gotas de óleos essenciais de jasmim, lavanda, flor de laranjeira e sândalo em um difusor de aromaterapia no quarto, meia hora antes de dormir para facilitar o relaxamento e induzir o sono.

Remédio com jasmim para emagrecer. Coloque um punhado de flores de jasmim em um recipiente com folhas de chá verde por 24 horas, em seguida, despeje em uma xícara de água que está fervendo. Cubra e deixe descansar. Tome 3-4 xícaras por dia. Este chá de jasmim é muito eficaz no momento de emagrecer.

Precauções: Embora, em linhas gerais, sejam seguras, as diferentes variedades de jasmim podem causar reações alérgicas em algumas pessoas.

Comentários