Qual o feminino de elefante

Na língua portuguesa existem muitas palavras que servem tanto para o gênero masculino como para o feminino, como por exemplo a palavra jornalista em que apenas o artigo nos poderá indicar o gênero da pessoa que estamos falando. E outras há que tendo palavra no dicionário para cada gênero nós simplesmente não sabemos a variação e acabamos por inventar. É o caso de elefante. Estamos tão habituados a utilizar apenas a variante da palavra no masculino que esquecemos ou simplesmente não sabemos o seu feminino.

Regra geral

Em português a regra geral para fazer o gênero feminino é trocar a última vogal da palavra no masculino e colocar um “a”, passando a ser feminino. Exemplos disso são: macaco – macaca; pombo – pomba; masculino – masculina.

Qual o feminino de elefante

O feminino de elefante

A palavra elefante segue a regra geral da gramática para palavras em masculino passarem a feminino, por isso quando queremos dizer o feminino de elefante só temos de trocar o último “e” da palavra e colocar um “a”, passando a ter “elefanta“. Elefanta é pois o feminino de elefante, no entanto existe um sinônimo para elefanta que é a palavra aliá que é uma forma irregular na formação do gênero feminino. Essa palavra tem influência e origem na zona de Ceilão pois era o nome dado pelas pessoas daquela região e que os portugueses adotaram para designar todo o elefante que não tivesse presas.

Qual o feminino de elefante

Elefoa não existe

A palavra elefoa não está correta, é um erro gramatical repetido inúmeras vezes por pessoas que desconhecem a verdadeira forma do feminino da palavra elefante. O melhor será consultar um dicionário de português e verificar essa informação. Em caso de dúvida consulte um especialista em língua portuguesa.

Gostou? COMPARTILHE!! 

Comentários