Por quanto tempo podemos conservar os cosméticos?

Todas temos um montão de frascos no banheiro, de todos os tipos: cremes, gel para banho, shampoo, baton, hidrante para o corpo… Alguns deles compramos ou ganhamos há tanto tempo que nem sequer nos lembramos quando. Mas continuamos usando sem nos importar com a data de vencimento. No entanto, usar cosméticos vencidos pode causar danos à sua saúde.

Hoje você vai aprender quanto tempo podemos conservar determinados produtos e continuar usando-os. Usar cosméticos vencidos é um grande erro, porque ambos possuem uma formula química e quando o produto esta vencido e vai em contato com a pele, não se pode prever que tipo de reação ele pode provocar, portanto, leia com atenção e tome cuidado.

Por quanto tempo podemos conservar os cosméticos?

2 a 3 meses >> esponjas para banho, rímel, esfoliantes para o corpo e para o rosto.

Esses produtos acumulam muitas bactérias, ao vencer os 3 meses de uso, devem ser depositados no lixo, pois podem ser portadores de doenças de pele, fungos e micoses.

6 a 12 meses >> delineador liquido, base para maquiagem, corretor, creme para a área dos olhos, serum e loções para lavar o rosto.

Depois de 6 meses de uso, esses produtos passam a perder suas propriedades e com 1 ano já não apresentam o efeito desejado, além de obstruírem os poros da pele e do rosto.

1 a 1,5 anos >> Brilho labial, sombra cremosa para os olhos, creme facial, protetor solar, sabonete, gel para banho, gel para as sobrancelhas.

A medida que você usa esses produtos, eles se contaminam com bactérias, portanto usa-los após o tempo permitido é correr risco de ser contaminado e de contrair alguma doença. Além disso, no caso do protetor solar, deve ser conservado em ambientes secos e escuros e quando usados depois de 1 ano e meio, ele não apresenta o mesmo efeito.

2 anos >> lápis para olhos e lábios, batom, esmalte de unha, sombra para os olhos e blush, pó compacto, loção para o corpo em frasco, Esfoliante em frasco.

Os lápis e as estruturas de pó começam a perder suas propriedades e a descorar mais rápido, enquanto os produtos umectantes e esfoliantes perdem sua eficiência devido aos micróbios acumulados nos frascos. Para que o pó compacto sirva por mais tempo, é necessário purifica-lo todas as vezes que for usado, usando uma esponja limpa.

3 anos >> Shampoo e condicionador, loção para o corpo (em embalagem de plástico), perfumes e laca para o cabelo.

Em comparação com os outros produtos, esses são longevos, os perfumes são um exemplo, graças ao álcool. Os outros produtos, devido ao mínimo contato que possuem com o meio ambiente, podem ser conservados por 3 anos, desde que estejam sempre em lugares secos e bem fechados, jamais expostos a raio solares, pelo contrario, conservados em ambientes escuros.

Comentários