O que é a doença da mão-pé-e-boca?

Lugares como jardins de infância e escolas são propícios ao alastramento de infecções. Por mais que as crianças tenham a vacinação obrigatória em dia, e tenham tomado a vacina contra a gripe, os agentes mutantes das infecções transformam-se variadas vezes.

Vírus descoberto!

Recentemente foi descoberta uma doença provocada por um vírus muito constante! Chama-se doença da mão-pé-e-boca (HFMD) ou estomatite enteroviral vesicular com exantema e tem evoluído depressa! Muitos profissionais da área acreditam que os casos do ano corrente vão ultrapassar o recorde.

O que é a doença da mão-pé-e-boca?

Os sintomas desta doença são bem semelhantes aos de um resfriado: dores de garganta e febre. Podem igualmente surgir manchas de pequena dimensão (que dão coceira) no interior da boca e nas palmas dos pés e das mãos. Em situações raras, pode aparecer esse tipo de mancha noutras áreas, como nos genitais.

O que é a doença da mão-pé-e-boca?

Qual a razão da disseminação deste vírus?

Trata-se de uma enfermidade extremamente infecciosa que passa de modo fácil entre as pessoas, através do muco e da saliva. Ou seja, se alguém com o vírus espirrar na sua presença, beijá-lo ou apertar as suas mãos, você estará sujeito a contrair. Por isso, as crianças em pré-escolas, que estão sujeitas o tempo todo a lágrimas e saliva, espalham a doença depressa. Ou em escolas e faculdades, onde há o contato – por vezes, involuntário – com fluidos dos outros; seja por dividir o copo de bebida, ou por um simples aperto de mão. Quem tem a imunidade baixa, como os idosos, corre também maiores riscos.

O que é a doença da mão-pé-e-boca?

Gravidade da situação

O vírus parece estranho, mas não é grave! Por norma, o corpo necessita de 7 a 15 dias para dar elimina-lo do organismo. Contudo, notando os sintomas iniciais, recorra ao médico para obter um diagnóstico e tratamento acertado. Você vai precisar estar em casa durante esse tempo, para melhorar e não infectar ninguém!

O que é a doença da mão-pé-e-boca?

Os sintomas deste vírus são pouco notórios, porém, caso tenha problemas no sistema de defesa do corpo, pode causar alguns danos complicados! É raro, mas pode levar a encefalites e meningites! Por isso, convém que tenha cuidado com a sua higiene e cuidado pessoal. Se tiver filhos, insista com eles para lavarem as mãos antes das refeições e após terem estado em lugares públicos. Se acha que tem esta doença, fale com o seu médico e tome líquidos, mesmo se tiver problemas em beber devido às feridas!

O que é a doença da mão-pé-e-boca?

Se quiser garantir que todas as pessoas estão informadas sobre este vírus, não deixe de divulgar este artigo com uma matéria bem importante!

Compartilhe essa dica!

Comentários